Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre a Revista
Sobre
Equipe Editorial
Submissões
Normas
Template
Edições
Ed. Atual
Ed. Anteriores
Chamadas
Contato
Buscar
Cadastro
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 22 (2025): CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
v. 9 n. 22 (2025): CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22
Publicado:
25.08.2025
Dossiê Temático
GEOMETRIA EXPERIMENTAL
estudo desenvolvido com base na Teoria de Van Hiele e aplicado na EPT de jovens e adultos
Nicolle de Carvalho Ribeiro, Severina Andréa Dantas de Farias
e8695
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-1
PRISMAS E PIRÂMIDES NO ENSINO FUNDAMENTAL
construção do conhecimento geométrico a partir da investigação
Hugo Cardoso da Cruz, Tamiles da Silva Oliveira, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
e8742
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-2
CONVERSAS QUE RESSIGNIFICAM A MATEMÁTICA
diálogos formativos, atividades criativas e ressignificação de saberes nos cotidianos escolares.
Soymara Vieira Emilião, Julia Tavares de Carvalho, Eduarda de Jesus Cardoso
e8748
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-3
POLÍTICAS RELACIONAIS PARA REFLORESTAR O PENSAMENTO
Praticar currículos de matemáticas como prática de cuidado com a Mãe Terra
Carolina Tamayo, Eric Machado Paulucci
e8751
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-4
MULTIPLICAÇÃO E MENTALIDADE MATEMÁTICA
uma abordagem inspirada na matemática problematizada
Fábio Vinicius Gouvêa Moura, Priscila Cardoso Petito , Fabio Menezes da Silva
e8769
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-8
CONTANDO COM ABIGAIL
aproximando a matemática, a literatura e a natureza
Cristiane Winkel Elert, Thaís Philipsen Grützmann
e8771
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-6
ENSINO DINÂMICO DA MATEMÁTICA (EDM)
uma proposta para aprender Matemática “Fazendo Matemática”
Fredy Enrique González
e8778
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-5
PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COMO PRÁTICA DE ENSINO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Analia Garbellini, Janaína Poffo Possamai, Wagner Barbosa de Lima Palanch
e8785
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-7
PODCAST ESCOLAR COMO DISPOSITIVO CURRICULAR EM MATEMÁTICA
convergências Epistemológicas, Metodológicas e Digitais na Educação
Humberto Bortolossi, Dirce Pesco, Wanderley Rezende
e8787
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-10
MODELAGEM MATEMÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA E EMANCIPADORA
Gabriele Granada Veleda, Daiany Cristiny Ramos, Gilberto Silva dos Santos
e8788
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-9
Entrevista
Processos de ensino e aprendizagem, currículo e mentalidades matemáticas: caminhos, possibilidades e desafios
André Luiz Regis de Oliveira, Antônio Maurício Medeiros Alves
e8836
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-15
Demanda Contínua
TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS DE DOCENTES NEGROS NA CIDADE DE NITERÓI “ATRAVÉS DA IMPRENSA”
Família Alberto nas páginas de O Fluminense (1878 a 1930)
Alessandra Frota Martinez de Schueler, Jucinato de Sequeira Marques
e8718
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-24
MOVIMENTOS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO SEXUAL -
Gênero e LGBTQIA+
Claudionor Renato da Silva
e8595
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-22
A CONFLUÊNCIA COMO MÉTODO NAS PESQUISAS NEGROREFERECIADAS
Allan Rodrigues
e8835
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-16
A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO CONTEXTO INVESTIGATIVO:
Alfabetização Científica em foco
Luiz Carlos Marinho de Araújo, Guadalupe Edilma Licona de Macedo
e8075
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-11
INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS
uma reflexão sobre gêneros discursivos das ambiências digitais
José Mauro Souza Uchôa, Romário Souza da Silva , Tacila da Silva Gomes Nascimento , Andressa Raquel Lima de Oliveira
e8552
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-21
O ESTADO DA ARTE SOBRE O LAZER E TEMPO LIVRE NA ESCOLA
Linvalra Rodrigues Silva Dantas, Ruhena Kelber Abrão
e8120
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-13
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM CRUZEIRO DO SUL/AC
contrapontos aos princípios de uma educação emancipatória
Rafael Cauê Leite Fabrício Fabrício, Cleidson de Jesus Rocha
e8179
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-20
PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA
Rosete Lopes França Maciel, Chiara Maria Seidel Luciano Dias
e8141
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-14
CIÊNCIA CIDADÃ COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Caio Henrique Martins de Souza , Fabiano Bezerra Menegidio, Daniela Leite Jabes
e8148
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-17
HÁ ESPAÇO PARA AS INFÂNCIAS DAS CLASSES POPULARES NO COTIDIANO DA CRECHE?
O que nos contam as professoras?
Wallace Santana da Silva, Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio
e8155
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-18
TECNOLOGIAS E COTIDIANO ESCOLAR: GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM
MARIENE ENCARNAÇÃO DA COSTA
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-19
TRAJETÓRIA PESSOAL E INTELECTUAL DOS PRINCIPAIS EXPOENTES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: VIGOTSKY E LEONTIEV
Rafael Silva de Souza Dias, Lenilda Rêgo Albuquerque de Faria
e8839
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-23
EDUCAÇÃO DOMÉSTICA E DISCURSO MÉDICO NA PRIMEIRA CONFERÊNCIA FEMINISTA DE 1922
André Luiz Venâncio Junior , Taíza da Silva Gama
e8096
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-12
Edição Atual
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
INDEXADORES
Preservação Digital
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários