v. 9 n. 22 (2025): CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

					Visualizar v. 9 n. 22 (2025): CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Publicado: 25.08.2025

Dossiê Temático

  • GEOMETRIA EXPERIMENTAL estudo desenvolvido com base na Teoria de Van Hiele e aplicado na EPT de jovens e adultos

    Nicolle de Carvalho Ribeiro, Severina Andréa Dantas de Farias
    e8695
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-1
  • PRISMAS E PIRÂMIDES NO ENSINO FUNDAMENTAL construção do conhecimento geométrico a partir da investigação

    Hugo Cardoso da Cruz, Tamiles da Silva Oliveira, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
    e8742
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.22-2
  • CONVERSAS QUE RESSIGNIFICAM A MATEMÁTICA diálogos formativos, atividades criativas e ressignificação de saberes nos cotidianos escolares.

    Soymara Vieira Emilião, Julia Tavares de Carvalho, Eduarda de Jesus Cardoso
    e8748
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.22-3
  • POLÍTICAS RELACIONAIS PARA REFLORESTAR O PENSAMENTO Praticar currículos de matemáticas como prática de cuidado com a Mãe Terra

    Carolina Tamayo, Eric Machado Paulucci
    e8751
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-4
  • MULTIPLICAÇÃO E MENTALIDADE MATEMÁTICA uma abordagem inspirada na matemática problematizada

    Fábio Vinicius Gouvêa Moura, Priscila Cardoso Petito , Fabio Menezes da Silva
    e8769
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.22-8
  • CONTANDO COM ABIGAIL aproximando a matemática, a literatura e a natureza

    Cristiane Winkel Elert, Thaís Philipsen Grützmann
    e8771
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.22-6
  • ENSINO DINÂMICO DA MATEMÁTICA (EDM) uma proposta para aprender Matemática “Fazendo Matemática”

    Fredy Enrique González
    e8778
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.22-5
  • PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COMO PRÁTICA DE ENSINO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Analia Garbellini, Janaína Poffo Possamai, Wagner Barbosa de Lima Palanch
    e8785
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.22-7
  • PODCAST ESCOLAR COMO DISPOSITIVO CURRICULAR EM MATEMÁTICA convergências Epistemológicas, Metodológicas e Digitais na Educação

    Humberto Bortolossi, Dirce Pesco, Wanderley Rezende
    e8787
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.22-10
  • MODELAGEM MATEMÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA E EMANCIPADORA

    Gabriele Granada Veleda, Daiany Cristiny Ramos, Gilberto Silva dos Santos
    e8788
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.22-9

Entrevista

  • Processos de ensino e aprendizagem, currículo e mentalidades matemáticas: caminhos, possibilidades e desafios

    André Luiz Regis de Oliveira, Antônio Maurício Medeiros Alves
    e8836
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-15

Demanda Contínua

  • TRAJETÓRIAS HISTÓRICAS DE DOCENTES NEGROS NA CIDADE DE NITERÓI “ATRAVÉS DA IMPRENSA” Família Alberto nas páginas de O Fluminense (1878 a 1930)

    Alessandra Frota Martinez de Schueler, Jucinato de Sequeira Marques
    e8718
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-24
  • MOVIMENTOS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO SEXUAL - Gênero e LGBTQIA+

    Claudionor Renato da Silva
    e8595
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-22
  • A CONFLUÊNCIA COMO MÉTODO NAS PESQUISAS NEGROREFERECIADAS

    Allan Rodrigues
    e8835
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-16
  • A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO CONTEXTO INVESTIGATIVO: Alfabetização Científica em foco

    Luiz Carlos Marinho de Araújo, Guadalupe Edilma Licona de Macedo
    e8075
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-11
  • INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS uma reflexão sobre gêneros discursivos das ambiências digitais

    José Mauro Souza Uchôa, Romário Souza da Silva , Tacila da Silva Gomes Nascimento , Andressa Raquel Lima de Oliveira
    e8552
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-21
  • O ESTADO DA ARTE SOBRE O LAZER E TEMPO LIVRE NA ESCOLA

    Linvalra Rodrigues Silva Dantas, Ruhena Kelber Abrão
    e8120
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-13
  • MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM CRUZEIRO DO SUL/AC contrapontos aos princípios de uma educação emancipatória

    Rafael Cauê Leite Fabrício Fabrício, Cleidson de Jesus Rocha
    e8179
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-20
  • PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA

    Rosete Lopes França Maciel, Chiara Maria Seidel Luciano Dias
    e8141
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-14
  • CIÊNCIA CIDADÃ COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Caio Henrique Martins de Souza , Fabiano Bezerra Menegidio, Daniela Leite Jabes
    e8148
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-17
  • HÁ ESPAÇO PARA AS INFÂNCIAS DAS CLASSES POPULARES NO COTIDIANO DA CRECHE? O que nos contam as professoras?

    Wallace Santana da Silva, Ana Alice Kulina Simon Esteves Sampaio
    e8155
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-18
  • TECNOLOGIAS E COTIDIANO ESCOLAR: GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM

    MARIENE ENCARNAÇÃO DA COSTA
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-19
  • TRAJETÓRIA PESSOAL E INTELECTUAL DOS PRINCIPAIS EXPOENTES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: VIGOTSKY E LEONTIEV

    Rafael Silva de Souza Dias, Lenilda Rêgo Albuquerque de Faria
    e8839
    DOI: https://doi.org/10.29327.268346.9.22-23
  • EDUCAÇÃO DOMÉSTICA E DISCURSO MÉDICO NA PRIMEIRA CONFERÊNCIA FEMINISTA DE 1922

    André Luiz Venâncio Junior , Taíza da Silva Gama
    e8096
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.9.22-12