MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM CRUZEIRO DO SUL/AC
contrapontos aos princípios de uma educação emancipatória
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-20Palavras-chave:
Militarização das escolas públicas. Escola Cívico-Militar. Educação e emancipação.Resumo
O estudo objetiva analisar as implicações contidas no processo de militarização de escolas públicas da rede estadual, situadas no município de Cruzeiro do Sul, estado do Acre. Destacam-se as modificações práticas e curriculares implementadas e os principais códigos disciplinares que passam a vigorar como organizadores do ensino e da formação desenvolvidos nas escolas militarizadas. A abordagem metodológica é qualitativa, de natureza documental, analisando os Projetos Políticos Pedagógicos e os regulamentos disciplinares das instituições. Os dados foram analisados segundo uma perspectiva crítica, envolvendo a interpretação e a aproximação da perspectiva contida nos documentos mencionados, considerando o aporte teórico de autores como Adorno (1982; 1995a;1997;2002; 2005; 2020b), Rocha (2005), Santos (2018, 2019, 2021, 2023); Goulart (2022), Cruz (2017), dentre outros. Os resultados apontam que os princípios de uma educação emancipatória dos sujeitos são severamente comprometidos na consecução da proposta de militarização das escolas públicas pesquisadas, corroborando com o processo de semiformação cultural, senão instalada de maneira irremediável, pelo menos claramente disposta nos regramentos normativos que regulam a experiência escolar nas instituições de ensino.
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