MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM CRUZEIRO DO SUL/AC

contrapontos aos princípios de uma educação emancipatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327.268346.9.22-20

Palavras-chave:

Militarização das escolas públicas. Escola Cívico-Militar. Educação e emancipação.

Resumo

O estudo objetiva analisar as implicações contidas no processo de militarização de escolas públicas da rede estadual, situadas no município de Cruzeiro do Sul, estado do Acre. Destacam-se as modificações práticas e curriculares implementadas e os principais códigos disciplinares que passam a vigorar como organizadores do ensino e da formação desenvolvidos nas escolas militarizadas. A abordagem metodológica é qualitativa, de natureza documental, analisando os Projetos Políticos Pedagógicos e os regulamentos disciplinares das instituições. Os dados foram analisados segundo uma perspectiva crítica, envolvendo a interpretação e a aproximação da perspectiva contida nos documentos mencionados, considerando o aporte teórico de autores como Adorno (1982; 1995a;1997;2002; 2005; 2020b), Rocha (2005), Santos (2018, 2019, 2021, 2023); Goulart (2022), Cruz (2017), dentre outros. Os resultados apontam que os princípios de uma educação emancipatória dos sujeitos são severamente comprometidos na consecução da proposta de militarização das escolas públicas pesquisadas, corroborando com o processo de semiformação cultural, senão instalada de maneira irremediável, pelo menos claramente disposta nos regramentos normativos que regulam a experiência escolar nas instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Cauê Leite Fabrício Fabrício, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre-Campus Rio Branco (UFAC). Pós- Graduando em Educação das Relações Étinico Raciais e História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena (UFAC). Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos (GpPPC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre, Campus Floresta (UFAC). 

Cleidson de Jesus Rocha, Universidade Federal do Acre

Professor Associado no Centro de Educação e Letras-CEL/Ufac/Campus Floresta. Doutor em Filosofia, (UGF) com estágio pós-doutoral (FFLECH/USP). Coordena o Grupo de Estudos Sócio-Históricos e Filosóficos da Educação –GESHFE/UFAC/CNPq. Atua como professor/orientador na graduação e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro, 3ª edição, Editora: Paz e Terra, 1995a.

______. T. W. Educação e emancipação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020b.

______.T. W. Teoria da Semicultura. Trad. Newton Ramos de Oliveira com colaboração de Bruno Pucci e Claúdia Moura Abreu. In: Educação e Sociedade, Campinas: Editora Papirus, 2005.

BRASIL. Decreto n. 10.004, de 5 de setembro de 2019. (2019). Institui o Programa Nacional das Escolas Cívico Militares. (Revogado pelo Decreto n. 11.611, de 19 de julho de 2023). Planalto.gov. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10004.htm.

D’ ANTOLA, Arlete (Org.). VÁRIOS AUTORES. Disciplina na Escola: Autoridade Versus Autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª edição.

ROCHA. C. de J.; BEZERRA. M. I. S.; FABRICIO. R. C. L (org.). Vivências acadêmicas no curso de Pedagogia da Ufac Campus Floresta (1992-2022): a arte de pensar saídas. Rio Branco: Stricto Sensu, 2022.

SANTOS. C. de A. “Sentido, descansar, em forma”: escola-quartel e a formação para a barbárie. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e244370, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hKLYdP7HgDtxVggJxPpwkzc/. Acesso em: 10 jan. 2024.

SANTOS. C. de A. PEREIRA. R. da S. Militarização e Escola Sem Partido: duas faces de um mesmo projeto. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 255-270, jul./out. 2018. Disponível em: http://www.esforce.org.br/. Acesso em: 10 jan. 2024.

SILVA. T. E. M. da. Restauração conservadora na educação: um estudo sobre o projeto das escolas cívico-militares no Brasil. Dissertação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Paraná, p. 137, 2021.

SOARES, D. Escola Cívico-Militar da Cidade do Povo forma seu primeiro batalhão. [Acre]: Governo do Estado do Acre, 17 jan. 2022. Disponível em: https://agencia.ac.gov.br/escola-civico-militar-da-cidade-do-povo-forma-seu primeiro-batalhao/. Acesso em: 02 mar. 2023.

NUNES. M. V. A militarização das escolas públicas em Goiás: Uma reflexão sobre o Processo de Ensino e Cidadania na Militarização do Colégio Estadual Nivo das Neves. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em História–Mestrado Profissional em Ensino de História– PPGH-MP. 2022

OLIVEIRA, A. M. DE;. FABRÍCIO, R. C. L.; SILVA, C. L. A. DA. Pedagogia da farda: uma análise do projeto de militarização das escolas públicas à luz da teoria crítica. ANÃNSI- Revista de Filosofia, v. 2, p. 15-30, 2021.

Downloads

Publicado

07.09.2025

Como Citar

FABRÍCIO, Rafael Cauê Leite Fabrício; DE JESUS ROCHA, Cleidson. MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM CRUZEIRO DO SUL/AC: contrapontos aos princípios de uma educação emancipatória. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8179, 2025. DOI: 10.29327.268346.9.22-20. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8179. Acesso em: 8 set. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.