Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • TODOS OS(AS) AUTORES(AS) DEVERÃO SER INFORMADOS NOS METADADOS DO SISTEMA E COM SUA CORRETA ORDEM DE AUTORIA.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O arquivo da submissão está conforme Template para Submissão;
  • As URLs para as referências foram informadas quando possível;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista;

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO

  1. Revista Communitas publica artigos originais e inéditos, referentes à pesquisa na área da educação, considerando a linha editorial da Revista, a seção a que se destina, o tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos submetidos deverão ser exclusividade da Revista.
  2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas.
  3. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo da Comissão Editorial, para verificação de adequação à política editorial definida pelo Conselho Editorial da Revista e do cumprimento de exigências normativas.

3.1.   A avaliação preliminar pela Comissão Editorial envolve:

Adequação ao escopo da Revista e da Seção escolhida;

Correção sintática, gramatical e ortográfica;

Adequação do texto ao Template;

Observância do prazo de 01 (um) ano de interstício para publicação de artigos de um/a mesmo/a autor/a;

A proposta poderá contar com até 3 autores. Obrigatoriedade de um/a dos/as autores/as ter titulação mínima de doutor/a.

A ordem de autoria deverá ser cadastrada corretamente nos metadados.

Não é cobrada taxa para submissão e publicação de artigos.

ATENÇÃO: A correta inserção de dados pessoais e profissionais é muito importante para a editoração da revista e a correta identificação dos autores. Assim, enviamos algumas orientações para que possa proceder os ajustes que se fizerem necessários:

  • No campo ##user.givenName##, inserir apenas o primeiro nome com apenas a primeira letra em maiúscula, ex.: João.
  • No segundo campo ##user.familyName##, inserir o restante do nome, sem abreviações, ex.: Carlos Pessoa.
  • No campo Instituição/Afiliação *, inserir sua filiação por extensão. Não inserir a sigla, ex:. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após o cadastro, todos os autores e co-autores podem alterar/atualizar seus dados em seu perfil da revista, sem abreviações ou siglas, ex.: Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre. Caso seja vinculado à rede privada, inserir a identificação da escola, sem abreviações ou sigla. Caso não possua filiação institucional, insira apenas os traços: --

*A inserção do ORCID é obrigátoria.

Obs.: A critério da Comissão Editorial o artigo poderá, nesta etapa preliminar de avaliação, ser aceito ou recusado, cabendo ao autor/a identificar a inobservância de um dos aspectos anteriores, podendo proceder a nova submissão após a correção.

  1. A publicação de artigos que contém resultados de pesquisa envolvendo seres humanos e realizadas no Brasil deve ser amparada por aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos); e a Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais). Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam.

    Os procedimentos éticos e as decisões tomadas baseiam-se nos seguintes documentos:
    Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
    Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
    Documento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Ética e integridade na prática científica;
    E-book Ética e Pesquisa em Educação: subsídios - v. 1 (ANPEd);

    Documentos para Consulta:
    ANPED - COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA E INTEGRIDADE
    Comissão de Integridade na Atividade Científica
    Ética e integridade na prática científica - CNPq
    Guia de Boas Práticas Científicas e Integridade Acadêmica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
    Guia Scielo de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica

  2. Caso o artigo tenha sido submetido a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).
  3. Caso o projeto de pesquisa que deu origem ao artigo não tenha sido submetido a um Comitê de Ética, recomenda-se que os autores incluam, no artigo, uma seção sobre ética na pesquisa. Sugerimos o verbete “Autodeclaração de princípios e procedimentos éticos”, publicado no e-book Ética e pesquisa em Educação: subsídios – v. 1, p. 205-211 (disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf).
  4. Pesquisas realizadas com grupos considerados em situação de vulnerabilidade necessitam especial atenção com relação aos cuidados éticos, tanto na produção dos dados, na interação com os sujeitos quanto na análise e na disseminação de resultados. Entre grupos considerados como potencialmente em situação de vulnerabilidade, destacamos: crianças, pessoas com deficiências/necessidades especiais, idosos, famílias em situação de vulnerabilidade social ou risco psicossocial, pessoas em instituições de longa permanência, entre outros. 
  5. Observado o cumprimento das exigências da avaliação preliminar, os artigos serão encaminhados, sem identificação que será excluída pelo Editor a, no mínimo, dois/duas avaliadores/as externos/as para avaliação e emissão de parecer. No caso de discrepância avaliativa, será indicado/a um/a terceiro/a parecerista. O nome dos/as avaliadores/as será mantido em sigilo.
  6. A Editoria geral da Revista ou Editor/a de Seção Temática notificará o/a autor/a principal se o artigo foi aprovado para publicação, rejeitado (e nesse caso, arquivado) ou se necessita de reformulação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos/as avaliadores/as.
  7. Todos/as os/as autores/as deverão, obrigatoriamente, indicar no campo próprio (demarcado noTemplate) seu cadastro de ORCID.
  8. Artigos, tanto para a Seção Temática quanto de Demanda Contínua, terão extensão entre 25.000 a 45.000 caracteres com espaços, com resumo em português, inglês e espanhol.
  9. Os manuscritos serão escritos, preferencialmente, em língua portuguesa ou língua espanhola com, no máximo, 3 autores/as.
  10. Os manuscritos serão encaminhados eletronicamente pelo SEER, indicando a Seção a que se refere. Se for destinado à Seção Temática, deverá observar o prazo de envio e o nome da Seção, corretamente, sem o que não será considerado. O texto será digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt) conforme modelo deTemplateCommunitas no linkArquivo Template . Só serão admitidos textos desenvolvidos no Template, segundo o padrão adotado pela Revista.
  11. O arquivo não excederá o limite de 2Mb, quando for o caso. [DICA] para que seu arquivo não exceda o limite de 2Mb, todas as imagens devem ser incorporadas ao documento base em seu tamanho original (isto é, não devem ser redimensionadas no próprio documento base), com 72dpi de resolução máxima. Convém utilizar os formatos .jpg ou .gif para as imagens. Tabelas e ilustrações (ver ABNT) deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados e numerados em sequência.
  12. O/A(s) nome(s) do/a(s) autor(es/as), máximo de 3, e o título do artigo serão incluídos, por extenso e caixa baixa somente nos formulários de metadados; preencha atentamente todas as informações solicitadas. No formulário de metadados incluirão o endereço para correspondência, telefones para contato. No item URL deverá ser disponibilizado o endereço para olinkdo currículo Lattes. Link para ORCID é obrigatório. 
  13. Os textos serão escritos de forma clara e fluente. Notas de rodapé só serão utilizadas para alguma informação de caráter explicativo. O/A autor/a cuidará para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como: “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação” etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
  14. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios:
  • relevância e abrangência do tema;
  • caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema;
  • estrutura teórica e metodológica do trabalho;
  • conclusão e contribuição para a área da educação;
  • correção sintática, gramatical e ortográfica; coesão e coerência.

As citações e notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT em vigor. 

Dossiê Temático

Textos relativos à apresentação de resultados de pesquisa de cunho empírico ou conceitual, relacionado ao eixo temático do número correspondente à Revista.

Demanda Contínua

Textos relativos à apresentação de resultado de pesquisa de cunho empírico ou conceitual, não necessariamente relacionados ao eixo temático do número correspondente à Revista.

Entrevista

Entrevista de caráter científico, realizado com professores, pesquisadores e personalidades nacionais e internacionais, relacionado ao eixo temático do número correspondente à Revista.

Resenhas

Recensão de livro da área, preferencialmente relacionado ao tema de edição, publicado em português em época que diste, no máximo, a um ano do semestre previsto para a publicação do número de Revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.