Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O arquivo da submissão está conforme Template para Submissão;
  • TODOS OS(AS) AUTORES(AS) ESTÃO INFORMADOS NOS METADADOS DO SISTEMA E COM SUA CORRETA ORDEM DE AUTORIA.
  • As URLs para as referências foram informadas quando possível;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista;
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO

  1. A Revista Communitaspublica artigos originais e inéditos, referentes à pesquisa na área da educação, considerando a linha editorial da Revista, a seção a que se destina, o tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos submetidos deverão ser exclusividade da Revista.
  2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas.
  3. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo da Comissão Editorial, para verificação de adequação à política editorial definida pelo Conselho Editorial da Revista e do cumprimento de exigências normativas.

3.1.   A avaliação preliminar pela Comissão Editorial envolve:

Adequação ao escopo da Revista e da Seção escolhida;

Correção sintática, gramatical e ortográfica;

Adequação do texto ao Template;

Observância do prazo de 01 (um) ano de interstício para publicação de artigos de um/a mesmo/a autor/a;

A proposta poderá contar com até 3 autores. Obrigatoriedade de um/a dos/as autores/as ter titulação mínima de doutor/a.

A ordem de autoria deverá ser cadastrada corretamente nos metadados.

Não é cobrada taxa para submissão e publicação de artigos.

ATENÇÃO: A correta inserção de dados pessoais e profissionais é muito importante para a editoração da revista e a correta identificação dos autores. Assim, enviamos algumas orientações para que possa proceder os ajustes que se fizerem necessários:

  • No campo ##user.givenName##, inserir apenas o primeiro nome com apenas a primeira letra em maiúscula, ex.: João.
  • No segundo campo ##user.familyName##, inserir o restante do nome, sem abreviações, ex.: Carlos Pessoa.
  • No campo Instituição/Afiliação *, inserir sua filiação por extensão. Não inserir a sigla, ex:. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após o cadastro, todos os autores e co-autores podem alterar/atualizar seus dados em seu perfil da revista, sem abreviações ou siglas, ex.: Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre. Caso seja vinculado à rede privada, inserir a identificação da escola, sem abreviações ou sigla. Caso não possua filiação institucional, insira apenas os traços: --

*A inserção do ORCID é obrigátoria.

Obs.: A critério da Comissão Editorial o artigo poderá, nesta etapa preliminar de avaliação, ser aceito ou recusado, cabendo ao autor/a identificar a inobservância de um dos aspectos anteriores, podendo proceder a nova submissão após a correção.

  1. Observado o cumprimento das exigências da avaliação preliminar, os artigos serão encaminhados, sem identificação que será excluída pelo Edutor a, no mínimo, dois/duas avaliadores/as externos/as para avaliação e emissão de parecer. No caso de discrepância avaliativa, será indicado/a um/a terceiro/a parecerista. O nome dos/as avaliadores/as será mantido em sigilo.
  2. A Editoria geral da Revista ou Editor/a de Seção Temática notificará o/a autor/a principal se o artigo foi aprovado para publicação, rejeitado (e nesse caso, arquivado) ou se necessita de reformulação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos/as avaliadores/as.
  3. Todos/as os/as autores/as deverão, obrigatoriamente, indicar no campo próprio (demarcado noTemplate) seu cadastro de ORCID.
  4. Artigos, tanto para a Seção Temática quanto de Demanda Contínua, terão extensão entre 25.000 a 45.000 caracteres com espaços, com resumo em português, inglês e espanhol.
  5. Os manuscritos serão escritos, preferencialmente, em língua portuguesa ou língua espanhola com, no máximo, 3 autores/as.
  6. Os manuscritos serão encaminhados eletronicamente pelo SEER, indicando a Seção a que se refere. Se for destinado à Seção Temática, deverá observar o prazo de envio e o nome da Seção, corretamente, sem o que não será considerado. O texto será digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt) conforme modelo de Template Communitas no linkArquivo Template . Só serão admitidos textos desenvolvidos no Template, segundo o padrão adotado pela Revista.
  7. O arquivo não excederá o limite de 2Mb, quando for o caso. [DICA] para que seu arquivo não exceda o limite de 2Mb, todas as imagens devem ser incorporadas ao documento base em seu tamanho original (isto é, não devem ser redimensionadas no próprio documento base), com 72dpi de resolução máxima. Convém utilizar os formatos .jpg ou .gif para as imagens. Tabelas e ilustrações (ver ABNT) deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados e numerados em sequência.
  8. O/A(s) nome(s) do/a(s) autor(es/as), máximo de 3, e o título do artigo serão incluídos, por extenso e caixa baixa somente nos formulários de metadados; preencha atentamente todas as informações solicitadas. No formulário de metadados incluirão o endereço para correspondência, telefones para contato. No item URL deverá ser disponibilizado o endereço para olinkdo currículo Lattes. Link para ORCID é obrigatório. 
  9. Os textos serão escritos de forma clara e fluente. Notas de rodapé só serão utilizadas para alguma informação de caráter explicativo. O/A autor/a cuidará para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como: “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação” etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
  10. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios:
  • 1) relevância e abrangência do tema;
  • 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema;
  • 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho;
  • 4) conclusão e contribuição para a área da educação;
  • 5) correção sintática, gramatical e ortográfica; coesão e coerênci

As citações e notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT em vigor

Dossiê Temático

Textos relativos à apresentação de resultados de pesquisa de cunho empírico ou conceitual, relacionado ao eixo temático do número correspondente à Revista.

Demanda Contínua

Textos relativos à apresentação de resultado de pesquisa de cunho empírico ou conceitual, não necessariamente relacionados ao eixo temático do número correspondente à Revista.

Entrevista

Entrevista de caráter científico, realizado com professores, pesquisadores e personalidades nacionais e internacionais, relacionado ao eixo temático do número correspondente à Revista.

Resenhas

Recensão de livro da área, preferencialmente relacionado ao tema de edição, publicado em português em época que diste, no máximo, a um ano do semestre previsto para a publicação do número de Revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.