https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/issue/feedCommunitas2024-11-19T16:13:53-05:00Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalvesrafael.goncalves@ufac.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Communitas</strong> tem a missão de fomentar a discussão dialógica no campo da <strong>Educação, </strong>com a missão de promover a tessitura de um campo teórico-epistemológico-metodológico-político na publicação de trabalhos inéditos resultantes de pesquisas desenvolvidas, em âmbito nacional e internacional, por sujeitos que buscam pensar e trabalhar suas áreas de investigação para além de uma perspectiva universal, hierárquica e hegemônica.</p> <p><strong>ISSN:</strong> 2526-5970 - <strong>Ano de criação: </strong>2017 - <strong>Área do conhecimento: </strong>Educação - <strong>Periodicidade:</strong> Quadrimestral - <strong>Qualis:</strong> B1 - <strong>DOI: </strong><a class="ng-binding" href="https://doi.org/10.29327/268346" target="_blank" rel="noopener">10.29327/268346</a></p>https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8143REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS 2024-11-19T16:13:53-05:00Maria Aparecida Alves da Costa AIL@mail.comLia Machado Fiuza Fialholia_fialho@yahoo.com.br<p><span style="font-family: 'Arial',sans-serif;">O dossiê “Reflexões em torno da articulação entre teoria e prática em atividades educativas” é composto por um conjunto de 25 textos com variadas temáticas no campo da educação, e discutem as práticas educativas e pedagógicas em contextos distintos. Além disso, essas pesquisas reúnem escritos que envolvem pesquisadores que contemplam as cinco regiões do país, bem como fazem parte de renomadas instituições públicas e privadas brasileiras.</span></p>2024-11-19T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 Communitashttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8051MÍDIA E INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA2024-10-21T17:21:52-05:00Aparecida Carneiro Pirescidaufcg2017@gmail.com<p>O artigo ora apresentado analisa a produção e a atuação dos/as youtubers-mirins, durante a pandemia no Brasil, em seus canais do Youtube e Instagram, ou seja, o que elas têm produzido para seus/as seguidores/as, assim como apresentar estudos que versam sobre a criança e o impacto do consumo midiático; a criança produtora e disseminadora de conteúdo on-line e a influência que isso exerce no comportamento das mesmas. A metodologia é qualitativa, com abordagem exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, documental. Há propositadamente análise de conteúdo dos vídeos dos youtubers-mirins Biel, Juju e Lorena, disponibilizados em seus canais no Youtube e Instagram. Foi possível concluir que, os youtubers exercem um papel importante na vida das crianças que assistem aos vídeos das respectivas plataformas, especialmente neste momento de pandemia, que induz a maior tempo de permanência em casa e uso mais prolongado da internet.</p>2024-11-19T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 Communitashttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8050EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS2024-10-21T17:15:25-05:00Maria do Socorro Lopes da Silvasocorrolopes.mi@gmail.comAntonio Roberto Xavierroberto@unilab.edu.brElisangela André da Silva Costaelisangelaandre@unilab.edu.br<p>A atual sociedade apresenta um quadro de avanços tecnológicos, ao passo do aumento contundente das desigualdades sociais. Neste sentido, devemos nos ater às questões que envolvem agressões ao meio ambiente que ocorrem desordenadamente, ameaçando todo planeta e, consequentemente, todos os seres vivos. O estudo objetiva descrever os limites e as possibilidades das experiências de educação ambiental voltadas à EJA e suas relações com a Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter empírico-analítico, com abordagem qualitativa (Minayo, 2013), levando em consideração a subjetividade dos sujeitos nas diferentes situações imersas no contexto social. Com as práticas didáticas dos docentes da EJA sobre Educação Ambiental e refletindo sobre as percepções dos discentes, percebemos os desafios em adotar novos aprendizados englobando ações educativas de forma contextualizada com o modo de vida dos sujeitos envolvidos, dispondo a sensibilização e o compromisso acerca da relevância de se proteger o meio ambiente.</p> <p><strong> </strong></p>2024-11-19T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 Communitashttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8049O CURRÍCULO DO “NOVO” ENSINO MÉDIO2024-10-21T17:05:41-05:00Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcantemdosao@gmail.comDeane Taiara Soares Honóriotaiaradeane@gmail.com<p>Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo contribuir para uma interpretação crítica do currículo do “novo” Ensino Médio, a partir da Lei nº13.415/2017. Como respaldo teórico metodológico recorremos à Análise do Discurso francesa, fundada por Michel Pêcheux, ancorada no materialismo histórico dialético. Essa teoria elege como objeto de estudo o discurso, entendido como prática de sujeitos e tem como função desnudar o discurso, revelando suas ideologias, lacunas e omissões. A partir da análise de sequências discursivas extraídas da referida Lei, constata-se que ao alterar a LDBEN nº 9394/1996, a reforma faz modificações no currículo do Ensino Médio, instituindo um ensino fragmentado. Isso faz com que a educação pública de nível médio passe a formar sujeitos despreparados para enfrentar as questões próprias da vida em sociedade, impossibilitando o acesso a uma educação emancipatória e aos postos de trabalho qualificados.</p>2024-11-19T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 Communitas