https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/issue/feed Communitas 2024-01-22T13:31:57-05:00 Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves rafamg02@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Communitas</strong> é uma publicação semestral, voltada para a publicação de textos inéditos na área de <strong>Educação</strong>. A revista publica artigos e resenhas e conta com a colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros. Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios eletrônicos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.</p> <p><strong>ISSN:</strong> 2526-5970 | <strong>Ano de criação: </strong>2017 | <strong>Área do conhecimento: </strong>Educação | <strong>Periodicidade:</strong> Quadrimestral| <strong>Qualis:</strong> B1 | <strong>DOI: </strong><a class="ng-binding" href="https://doi.org/10.29327/268346" target="_blank" rel="noopener">10.29327/268346</a></p> https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6238 DESBRAVANDO NOVAS METODOLOGIAS NO CENÁRIO PANDÊMICO SEM ACESSO IGUALITÁRIO ÀS TECNOLOGIAS 2022-10-03T09:19:39-05:00 Roselita Rodrigues do Espírito Santo Albuquerque rodriguesroselita@gmail.com <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O presente artigo, surgiu do interesse da pesquisadora, que compõe o quadro de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica da Rede Pública numa Escola Municipal de Goiana, interior do Estado de Pernambuco, onde atua há 11 anos.</p> <p>Atualmente, atuando nos ciclos de 1° e 2° anos do fundamental, quando, diante de um cenário completamente inesperado, no início da pandemia do novocoronavírus (Covid-19),&nbsp; percebeu-se impotente diante de suas ferramentas de trabalho e do desbravamento de novas tendências metodológicas e tecnológicas no cenário educacional.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>&nbsp;</p> <p>The present article arose from the interest of the researcher, who makes up the staff of teachers of the Initial Years of Basic Education of the Public Network in a Municipal School in Goiana, in the interior of the State of Pernambuco, where she has been working for 11 years.</p> <p>&nbsp;Currently, working in the 1st and 2nd grade cycles of elementary school, when, faced with a completely unexpected scenario, at the beginning of the new coronavirus (Covid-19) pandemic, he felt powerless in the face of his work tools and the clearing of new challenges. new methodological and technological trends in the educational scenario.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>&nbsp;El presente artículo surgió del interés de la investigadora, que conforma el plantel de profesores de los Años Iniciales de Educación Básica de la Red Pública en una Escuela Municipal de Goiana, en el interior del Estado de Pernambuco, donde viene actuando por 11 añosActualmente, labora en los ciclos de 1° y 2° grado de primaria, cuando ante un escenario completamente inesperado, al inicio de la pandemia del nuevo coronavirus (Covid-19), se sintió impotente ante sus herramientas de trabajo y el desbroce. de nuevas posibilidades, nuevas tendencias metodológicas y tecnológicas en el escenario educativo.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6274 A Relação Público-Privada na Oferta e Financiamento da Educação Infantil em Belém/Pa (2010-2019) 2022-09-27T14:26:31-05:00 Fabrício Aarão Freire Carvalho fafc33@gmail.com Isabela Raiana Silva Rodrigues isro.ufpa@gmail.com Gisele Cristiane Andrade Almeida gisele.marituba@yahoo.com.br Claudete Sales da Silva salesclaudete22@gmail.com <p>O presente trabalho analisa a lógica de financiamento proposta pelas novas regulamentações voltadas à Educação Básica e o seu efeito determinante/indutor da relação público-privada na oferta e no financiamento da educação infantil em Belém/PA (2010-2019). Estudar o tema foi de suma importância para compreender o processo de privatização da educação infantil e como se processa a relação que o setor público tem com o setor privado mediante os repasses de verbas públicas para as instituições privadas sem fins lucrativos. Metodologicamente, esta pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental do arcabouço legal voltado para o financiamento educacional e as parcerias público-privadas, fez-se necessário aplicar a abordagem qualitativa de forma que fosse possível coletar e analisar descritivamente os dados de oferta e financiamento da educação infantil de Belém/PA. A análise dos dados revelou crescimento expressivo no número de ofertas pelo setor privado em comparação com o setor público e aumento das verbas públicas destinadas às instituições privadas sem fins lucrativos.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6279 RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO/FAMÍLIA NO ATENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS COM TDAH EM RIO BRANCO/ACRE 2022-09-29T10:44:51-05:00 José Júnior Pereira Araújo junioraraujojunior@outlook.com Ademárcia Lopes de Oliveira Costa ademarciacosta@gmail.com <p>Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a relação entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos adquiridos das experiências dos professores do ensino fundamental no trato com os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade – TDAH – na sala de aula regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória - descritiva, realizada com o uso da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo em 03 escolas da rede estadual de ensino fundamental, anos iniciais (1º ao 5º), em que se aplicou um questionário fechado e uma entrevista semiestruturada a 19 professores. A análise dos dados deu-se por meio da técnica de Análise de Conteúdo com referência em Bardin (2011). Os resultados mostram que os participantes compreendem que o principal sintoma do TDAH são os baixos níveis de atenção. O Estado do Acre reconhece a existência do transtorno, mas não o identifica, não o contabiliza no próprio sistema de monitoramento e avaliação, corroborando com o processo de invisibilidade destes estudantes. Além disso, constata-se que ter a família como parceira da escola e dos professores é desejável para o sucesso acadêmico, principalmente dos alunos que são público-alvo da Educação Especial. Conclui-se que não há um diferencial no atendimento a estes estudantes que, assim como os demais alunos que são público-alvo da Educação Especial, podem ter profissionais de apoio especializado e atividades diferenciadas/adaptadas.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6288 Políticas educacionais e a garantia do direito à educação escolarizada no contexto amazônico 2022-09-30T17:46:21-05:00 Paôla Fortunato Cardoso pf-cardoso@hotmail.com Susy Mara da Silva Portal profsuzyportal@gmail.com Mark Clark Assen de Carvalho markassen@yahoo.com.br <p>O presente artigo objetiva analisar em que medida as políticas públicas educacionais, materializadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelo Plano Estadual de Educação do Acre PEE/AC, contemplam, no texto das metas e estratégias, a universalização do acesso à educação básica, considerando as particularidades populacionais da região amazônica, com certa delimitação para o estado do Acre. O estudo foi desenvolvido mediante pesquisa bibliográfica e tem por referencial teórico Rosário, Souza e Rocha (2021); Vasconcelos e Albarado (2020) e Machado e Castro (2016). Para alcance da análise proposta, a discussão está organizada em dois momentos, a princípio, pontua-se quanto às políticas educacionais e a questão da legitimação das territorialidades do contexto amazônico e, na segunda parte, contempla-se as metas e estratégias do PNE e do PEE/AC que abrangem as particularidades das populações rurais e indígenas. Conclui-se que a redação dada à política materializada pelo PEE/AC implica, mesmo que inicialmente, determinada consideração quanto às particularidades regionais no que se refere à população local.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6321 A ESCOLA NO PÓS-PANDEMIA 2022-10-27T15:17:42-05:00 Soymara Emilião emiliaosoymara@gmail.com <p>O artigo discute a produção audiovisual de currículos no período do pós-covid, na perspectiva da criação cotidiana (OLIVEIRA, 2012) dos praticantes (CERTEAU, 20013) de uma escola pública localizada na periferia de um município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, como modo de divulgação dos conhecimentos criados pelos sujeitos da escola e como possível caminho para a formação contínua de professores (REIS, 2013). O texto se articula<em> teóricometodológico</em><a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a> ao campo de pesquisas dos cotidianos e do paradigma indiciário (GINZUBURG, 2008). A investigação está vinculada ao projeto de extensão Conversas entre professores: alteridades e singularidades – CoNpas, da Universidade do estado do Rio de Janeiro – UERJ.</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> Aprendemos com os estudiosos do cotidiano a juntar palavras na intenção de inventar novos significados: “princípio da juntabilidade”, que concede sentido e significado diferentes dos usuais, quando de sua separação (ALVES, 2001).</p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6324 TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO 2022-10-29T17:40:34-05:00 Vivian Martins vivian.lopes@ifrj.edu.br Ana Clara Lima Rodrigues clara.profmat@gmail.com <p>As aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas, caracterizando uma situação educacional excepcional e generalizada, a partir da qual o uso das tecnologias na escola se tornou imprescindível. Nesse cenário, a questão que se torna norteadora para a realização desta pesquisa é: como as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino remoto afetaram o cenário pós-pandêmico em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro? Pretende-se, portanto, no decorrer da investigação, analisar o uso das tecnologias por professores na educação remota e como esses usos afetaram a educação após a pandemia. Quanto à estrutura metodológica, a pesquisa partirá de uma abordagem qualiquanti, com pesquisa bibliográfica juntamente com a aplicação de um formulário a professores. Entre os diversos achados da pesquisa, tem-se o quantitativo de 46,3% dos professores participantes afirmando que as tecnologias contribuíram para o retorno às aulas presenciais e 66,7% responderam que usam as experiências do ensino remoto nas aulas presenciais. Entretanto, 44,4% dos professores tiveram a percepção de que a aprendizagem dos alunos piorou no ensino remoto. Concluímos afirmando que o ambiente físico da sala de aula se modificou, se tornando híbrido. Essa mudança nos espaços educativos levará a uma nova dinâmica educacional e precisamos nos preparar para proporcionar aprendizagens de qualidade aos alunos.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6325 A UNIVERSIDADE E A ESCOLA 2022-10-29T19:33:04-05:00 Cyntia de Souza Bastos Rezende cyntiagaleao.faeterj@gmail.com Barbara Maia das Neves barbaraneves@gmail.com <p>A produção deste texto surgiu a partir de uma experiência formativa na disciplina eletiva Formação de Professores – diálogos entre Currículo e Didática, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de outubro de 2021 a janeiro de 2022. A disciplina seguiu organizada a partir do tema Formação de Professores, abarcando duas categorias de destaque: a primeira delas dialogou com as perspectivas do campo Formação de professores em interseção com os de Currículo e Didática, preconizando divisar o singular e o comum epistêmico de cada um; a segunda transcorreu a partir de quatro encontros através de seminários transdisciplinares e interuniversitários com o título Transformar, voltado para a reflexão sobre a escola, os professores, a formação e a pesquisa. O estudo abrangeu a leitura dos textos concernentes às categorias de análise da disciplina, e a contribuição de estudiosos da área apontando para a centralidade da indissociabilidade das relações entre escola e universidade, entre ensino e pesquisa, como elos que podem contribuir para o desenvolvimento orgânico das relações estabelecidas no interior das instituições abrangidas, com foco especial para as aprendizagens profissionais.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6488 A CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA DO COLÉGIO DE PEDRO II PARA A CONFIGURAÇÃO DA FILOSOFIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NOS CURSOS SECUNDÁRIOS NO BRASIL 2023-02-14T17:14:14-05:00 Paloma Rezende de Oliveira paloma.oliveira@unirio.br Luciana Borges Patroclo lupatroclo@yahoo.com.br Fernando Rodrigo dos Santos Silva fergo_fergo@yahoo.com.br <p>O ensino de Filosofia tem passado por reformas que nos remetem a compreender como a Filosofia se configurou como disciplina escolar ao longo dos séculos. Tomamos como referência as mudanças ocorridas no programa de ensino secundário do Colégio Pedro II, instituição oficial que no século XIX serviu como referência para todas as demais instituições do país. No início do funcionamento deste estabelecimento de ensino, a Filosofia tinha o maior número de lições e os professores que lecionavam esta matéria tinham os maiores rendimentos, bem diferente de hoje, em que os professores têm apenas uma ou duas aulas no ensino médio. Tal diferença levou-nos a realizar uma análise pautada em pressupostos teóricos e metodológicos de Chervel sobre a história das disciplinas escolares, que também prescindiu do levantamento da primeira geração de professores que atuou no Colégio Pedro II, a fim de estabelecer relações entre os dois contextos históricos. Entre os estudos sobre o percurso profissional dos professores dentro e fora desta instituição, bem como sobre a constituição da identidade profissional do magistério secundário no século XIX, localizamos os estudos de Mendonça et al (2013), que indicaram que a primeira geração de professores (1828-1855) era delimitada de acordo com a forma como eram recrutados para constituir o quadro docente do Colégio de Pedro II. Dentre os 51 docentes identificados pelos autores que tinham vínculo com a instituição nesse período, daremos ênfase àqueles que lecionavam Filosofia. Para isso, utilizaremos o levantamento das fontes documentais existentes no acervo do NUDOM/CPII.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6948 NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO 2023-08-14T16:13:21-05:00 Laura Letícia dos Santos Ribeiro laura.2013.gm@gmail.com Luanna Freitas Johnson luannajohnson@unir.br <p>A neurociência é um tema cada vez mais presente no contexto educacional, pois torna-se consenso que a compreensão da estrutura e funcionamento do cérebro pode ajudar a desenvolver estratégias e métodos de ensino mais efetivos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar os principais impactos das neurociências na prática pedagógica e explora como as novas descobertas do cérebro podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão de literatura, com ênfase em publicações recentes relacionadas aos domínios da Neurociência, Neuroeducação e Ciência da Aprendizagem. O estudo revelou que a incorporação das descobertas neurocientíficas na educação traz contribuições significativas. A adaptação de abordagens pedagógicas alinhadas aos princípios otimiza a atenção,&nbsp; memória, motivação e emoções dos alunos, resultando em um aumento do potencial de aprendizagem, melhores resultados acadêmicos e criação de um ambiente propício à aprendizagem. A integração da neurociência na educação traz benefícios concretos para o processo educativo, possibilitando o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a formulação de políticas educacionais eficazes.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6313 ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO 2022-10-21T22:41:54-05:00 José Francisco Rocha Simão jfr1412@gmail.com José Damião Trindade Rocha damiao@uft.edu.br <p>O trabalho resulta de uma pesquisa concluída no Mestrado em Educação (xxxxx) no contexto da região Norte marcado por diversos fatores de desigualdades regionais. Metodologicamente usamos a revisão de literatura e análise quantitativa com base nas informações de 27 docentes do município de Palmas. O estudo consistiu em analisar a relação docente e dispositivos tecnológicos para o trabalho no ensino remoto na Educação Básica de Palmas e a funcionabilidade do Palmas Home School. Entre os anos de 2020 e 2021. O afastamento físico e o fechamento das escolas colocaram todos nós professores diante de uma prática de ensino desafiadora a partir dos “arranjos curriculares” (ROCHA,2022), implantados pelas secretarias de educação do Brasil. No sistema municipal de ensino de Palmas, foi implantado o programa “Palmas Home School” (SIMÃO,2022), cuja ferramenta disponibilizou textos, atividades, vídeos e sugestões de sites para o autoaprendizado dos alunos. A conectividade é uma das questões das assimetrias regionais, todavia, planejar e implementar a “Educação mediada por Tecnologias” é o maior desafio da Educação Básica em Palmas.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284 EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 2022-09-30T11:36:01-05:00 Luiz Carlos Marinho de Araújo marinhoaluiz@hotmail.com Lourdes Aparecida Della Justina lourdesjustina@gmail.com <p>É imprescindível o desenvolvimento de ações formativas voltadas à Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais, contemplando reflexões acerca de um ensino de Ciências respaldado pela realidade concreta dos sujeitos envolvidos com o ato educativo. Nessa perspectiva, com base em indicativos tecidos na pesquisa de mestrado do primeiro autor deste artigo, aborda-se as implicações da Educação para o trânsito na Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais. Assim sendo, reforçando a importância do Ensino por Investigação como abordagem metodológica para tornar as aulas de Ciências mais relacionadas ao cotidiano dos estudantes. Desse modo, nesta pesquisa, apresentam-se possibilidades acerca da Educação para o trânsito como dispositivo metodológico para os programas de Educação permanente do professor de Ciências, visando um ensino de Ciências embasado por práticas investigativas a partir das situações envolvendo o trânsito. A pesquisa de cunho qualitativo, envolve quatro professores da Educação Básica e contém as etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, como procedimento metodológico. Por conseguinte, percebeu-se a ausência de discussão da Educação para o trânsito, bem como a necessidade de inserir o Ensino por Investigação na Educação permanente dos professores de Ciências como estratégia para que as práticas pedagógicas tenham uma maior relação com as práticas sociais dos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331 O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES 2022-11-04T00:19:06-05:00 Mayara da Silva Pacheco pachecomayara06@gmail.com Lucélia Rodrigues dos Santos luceliars20@gmail.com Euricleia Coelho ecoelho@ufam.edu.br <p>Este artigo tem como objetivo analisar as ações e concepções dos(as) estagiários(as) sobre estágio supervisionado de Química na modalidade de ensino remoto em tempo de pandemia da COVID-19. Está baseada em uma pesquisa qualitativa e como procedimento para coletas de dados foram utilizados a análise documental e questionário <em>online</em>. Possui como aporte teórico autores que discutem o ensino de Química como: Chassot (2004, 2016), Maldaner (2013), entre outros, além de autores que constituem o estágio supervisionado como campo de conhecimentos, tais como: Pimenta e Lima (2012, 2019), Leite, Ghedin e Almeida (2008), entre outros. Portanto, o estágio no contexto do ensino remoto promoveu vivência e reflexões sobre o uso de estratégias didáticas desafiadoras com a apropriação das ferramentas digitais, a partir da preparação de videoaulas, atividades avaliativas e mapas conceituais. As experiências adquiridas durante o processo de estágio remoto promoveram a reflexão-ação, na qual os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química apontaram suas percepções em relação às dificuldades e aprendizagens obtidas a partir de uma realidade diferenciada de ensino. Portanto, o estágio em Química realizado no formato remoto colaborou com os processos de ensino e de aprendizagem da Educação Básica em um momento de pandemia. Esse contexto também colaborou com construção da identidade profissional dos estagiários a partir da reflexão crítica sobre esse momento e suas implicações.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6367 TEORIA E PRÁTICA: O PIBID E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE 2022-11-21T16:00:12-05:00 Felipe Augusto Marques de Freitas felipe.freitas01@gmail.com Rúbia Darivanda da Silva Costa darivanda@ufam.edu.br Elizangela da Silva Barboza Ramos elizangela.ramos@ufrr.br <p>Este artigo tem como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como objetivo analisar a importância do PIBID na percepção dos coordenadores das escolas contempladas pelo programa no município de Humaitá-AM. Assumindo uma abordagem de cunho qualitativa com caráter exploratório. Participaram três coordenadores. De modo geral, os resultados sinalizaram que o PIBID aparece como uma proposta norteadora para a identificação da carreira docente logo no início da formação acadêmica, pois, proporciona aos sujeitos o desenvolvimento de técnicas de ensino e aprendizagem, além de subsidiá-los com suporte pedagógico para a docência, promovendo a articulação entre a teoria e a prática. Portanto, o programa contribui para a formação docente, tanto dos pibidianos, quanto dos professores (coordenadores), visto que a partir de sua execução é possível refletir sobre a própria prática de ensino, de modo a contextualizar a profissão com os futuros professores e de promover a interação numa troca dialógica com a comunidade acadêmica para a construção de novos conhecimentos. Essas interações se tornaram um fator relevante para a atuação dos acadêmicos, pois os participantes do PIBID têm a oportunidade de consolidar a sua formação com experiências práticas no âmbito escolar.&nbsp;</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6330 A PERCEPÇÃO DA PASSAGEM DO TEMPO FÍSICO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO AMAZÔNICO 2022-11-03T17:49:41-05:00 Paulo Victor Poncio de Oliveira victormanfredine@gmail.com <p>O tempo é uma medida de mudança. Modernamente, foi campo de estudo da física durante séculos, alcançando sua interpretação mais respeitada a partir das pesquisas do alemão Albert Einstein, que articulou a teoria da relatividade geral, fornecendo subsídios fundamentais para o estudo da gravitação, dos buracos negros e, principalmente, para o revolucionário entendimento de que o tempo é flexível e relativo. Einstein foi um gênio porque notou a intrínseca relação entre a física teórica e a filosofia da linguagem. Desse modo, já temos comprovações científicas de que os ponteiros de um relógio passam mais devagar quanto mais um indivíduo estiver longe da superfície do planeta Terra, assim como também passa mais lentamente para quem está em algum nível de velocidade considerável. Para além disso, a expansão do universo cósmico, do passado para o futuro, traz a estupefata conclusão de que tudo que vemos agora, não está acontecendo, de fato, nesse instante. Nesse sentido, o objeto dessa pesquisa é identificar a relação entre a forma como o indivíduo sente a passagem do tempo físico e os processos de formação da identidade cultural e educacional do povo amazônico. Tal tema evoca a relevância dos estudos dos modos de vida, de expressão e produção dos sentidos amazônicos, pensando na articulação entre as especificidades étnicas regionais e a relação sensível com a noção de tempo, imbricada questão que permeia a formação da identidade de um povo que vive em efervescente trânsito cultural, educacional e linguístico.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6439 ACESSIBILIDADE EM LIBRAS NAS ÁREAS DE SAÚDE E BIOSSEGURANÇA NA FORMA DE APLICATIVO 2023-01-22T21:13:20-05:00 Gildete da Silva Amorim Francisco gildeteamorim@id.uff.br Gláucio de Castro Júnior librasunb@gmail.com <p>Com o avanço da tecnologia e sua influência no cotidiano das pessoas, surgiram aplicativos capazes de auxiliar no entendimento de determinados termos da Libras e ampliar o vocabulário daqueles que já possuem alguma intimidade com a língua. O estudo teve como objetivo desenvolver um aplicativo com trinta sinais-termo das áreas de saúde e biossegurança, organizados visualmente em laboratórios representados por ambientes virtuais. A partir dos estudos previamente realizados, foram identificados os sinais-termo mais utilizados nas áreas de biossegurança e saúde. Sua elaboração contou com recursos gráficos e de programação que resultaram em uma interface amigável, acessível e bastante intuitiva para os usuários. Além da visualização em vídeos de cada sinal dentro das páginas do aplicativo, é possível acessar suas definições e exemplos. Ao abrir o aplicativo, o usuário encontra a tela inicial de boas-vindas em Libras, em que os comandos para os itens de interação possuem movimento para indicar onde tocar. Cada laboratório contém as ilustrações e os itens de interação que permitem abrir as telas de vídeo. Conclui-se então, que o aplicativo LIBBIOS tem grande relevância no meio científico e acadêmico, principalmente para a Comunidade Surda, contribuindo na disseminação de conteúdos atuais com potencial risco à saúde e segurança das pessoas, presentes cada vez mais no cotidiano da sociedade.</p> <p>&nbsp;</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7290 NAS TRILHAS DA POLÍTICA DE FUNDOS PÚBLICO NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO 2024-01-03T21:41:14-05:00 Leandro Vitoriano da Silva leovitoriano@gmail.com Ricardo Ribeiro despertarosol@gmail.com <p><span class="TextRun SCXW75861147 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW75861147 BCX0">Desde o final do século passado houve um salto quantitativo nas matrículas do ensino fundamental e médio. O Mecanismo de vinculação orçamentária e a política de fundos, tais como, o FUNDEF criado em 1996, e o FUNDEB criado em 2007 e tornado permanente em 2020 são exemplos de políticas que podem colaborar para isso, pois elas além de promover determinada equalização dos recursos, ainda aliam o total de recursos a serem recebidos ao número de matrículas, estimulando os sistemas de ensino, especialmente no âmbito dos municípios, a buscar novas matrículas. Este texto assume o esforço, através de uma revisão bibliográfica, de compreender os delineamentos sobre o financiamento da educação, principalmente no que concerne aos mecanismos de funcionamento das políticas de fundos públicos.</span></span><span class="EOP SCXW75861147 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559740&quot;:240}">&nbsp;</span></p> 2024-01-08T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6550 PERFIL DE PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS COM AUTISMO EM ESPAÇOS ESCOLARES BILÍNGUES 2023-03-02T12:40:41-05:00 Raquel Aparecida Lopes stampa12@uol.com.br Carine Gurunga de Matos cari.cc@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente estudo teve como objetivo traçar o perfil de professores que atuam com alunos surdos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Traz resultados de uma investigação mais ampla junto a estes profissionais que hoje exercem esse trabalho nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivo e bilíngues para Surdos, evidenciando as diferentes regiões em que atuam, o gênero, a faixa etária, a formação e o tempo de atuação. A investigação baseou-se em um questionário tipo </span><em><span style="font-weight: 400;">survey</span></em><span style="font-weight: 400;"> exploratório de abordagem quanti-qualitativa, aplicado através de plataforma </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;"> e acessado no editor de texto do </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Docs</span></em><span style="font-weight: 400;">, com a participação de 38 professores das 5 diferentes regiões do Brasil. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados assinalam que a maioria dos participantes (89,5%) são do sexo feminino e residem na região Sudeste do Brasil (51,4%), em relação à faixa etária, 34,2% possuem entre 41 e 45 anos e a maioria é ouvinte (92,1%), sendo que apenas 7,9% são professores Surdos. A escolaridade dos professores é predominantemente em nível de Pós-graduação </span><em><span style="font-weight: 400;">Lato Sensu</span></em><span style="font-weight: 400;"> (78,7%). Em relação ao tempo de atuação, grande parte (60,5%) trabalha no período equivalente entre 1 e 10 anos na educação de surdos. Espera-se que esse estudo possa subsidiar discussões a respeito do perfil do corpo docente que atua na educação de pessoas surdas com TEA&nbsp; no Brasil.</span></p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6581 CONTEXTUALIZANDO O DEBATE (E O COMBATE) NECESSÁRIO À UMA EDUCAÇÃO ANTIDIALÓGICA 2023-03-12T17:35:01-05:00 Sérgio Antônio de Souza Farias sergio.farias@ufopa.edu.br José Ricardo e Souza Mafra jose.mafra@ufopa.edu.br <p>A pandemia da COVID impactou, econômica, sanitária e socialmente, o mundo. É uma consequência da crise ambiental produzida por um modelo socioeconômico globalizado, tornando-se a maior emergência no pós-guerra apresentando situações contextuais e problemáticas diversas. Entretanto, movimentos negacionistas organizados entre 2020 e 2021, em especial no Brasil e EUA, conseguiram alienar uma parcela considerável das populações dos países em questão. O presente texto discute, de uma forma, introdutória, esse fenômeno social por meio, dos pressupostos estabelecidos na Pedagogia do Oprimido, em três partes. Na primeira parte, a explanação dos preceitos fundamentais do texto de Freire, envolvendo as relações entre opressores e oprimidos e a contradição inerente a dualidade opressor-oprimido. Na segunda parte, partimos de uma contextualização da educação antidialógica, através de instrumentos de opressão, por meio, de dispositivos de invasão cultural. Por fim, uma releitura crítica, a partir do cenário atual em maior escala, levando em consideração toda uma crise ambiental que fornece uma visibilidade evidente, no contexto da pandemia.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6618 A CAPOEIRA NA SOCIEDADE DAS MERCADORIAS 2023-03-25T08:29:55-05:00 Francisco Márcio Costa da Silva fmarciocostad@gmail.com Élido Santiago da Silva elidosantiago@ufpi.edu.br <p>O presente trabalho leva em consideração que a Capoeira é uma prática originada na diáspora como forma de se contrapor a um sistema opressor (o escravista) e se consolidou no Brasil com o passar dos anos, se fazendo presente internacionalmente em mais de 150 países. Assim, o objetivo deste consiste em entender como uma prática secular se mantém na atualidade frente ao sistema capitalista, que transforma tudo em mercadoria. Nesse sentido, foi utilizado o pensamento marxista para compreender como a Capoeira se mantém enquanto prática (re)existindo ao tempo e as mudanças estruturais impulsionadas por tal sistema. Após identificação dos subsídios que configuram o que é mercadoria na sociedade capitalista, concluiu-se que a Capoeira foi obrigada a se transformar em produto para atender uma demanda funcionalista da sociedade contemporânea, mas mantém sua essência de resistência através de sua atuação plural (cultural, lúdica e desportiva) garantindo então sua permanência na sociedade vigente.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6808 A A EFICÁCIA DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: 2023-06-18T12:29:44-05:00 Geovani Genovez Souza geovanigenovez@gmail.com Sheila Menini sheila.menini@ifsudestemg.edu.br <p>O Projeto TEST (Território Escolar Seguro no Trânsito) foi um projeto de educação para o trânsito, no município de Juiz de Fora/MG, no qual a comunidade escolar demarcava, no entorno da escola, um polígono de segurança que deveria ser trabalhado pela escola e pelos demais responsáveis do Poder Público. O objetivo era desenvolver ações que acarretassem em impactos significativos para garantir um trânsito mais seguro em seu entorno. Apresentaremos o estudo de caso da Escola Municipal Professor João Panisset. Conclui-se que o sucesso de um projeto que visa estabelecer uma mudança de comportamento e a cultura de Educação no Trânsito continuada depende do envolvimento da sociedade.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6880 Caminhos da Educação Através da Etnomatemática 2023-07-18T18:39:15-05:00 Lucas Nascimento Assef de Carvalho lucasamazonia19@gmail.com Suelen Lorrane Chaves de Lima suelem.lorrane.79@gmail.com <p>Este texto foi elaborado durante as atividades da disciplina de Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa do curso Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi abordar como a etnomatemática pode ser uma das ferramentas para novas possibilidades de ensino na sociedade moderna, utilizando como exemplo as atividades diárias que ocorrem na cozinha, em específico na cantina da Escola Jovem Integral Glória Perez, localizada na Avenida Brasil, N° 85, bairro Xavier Maia, Rio Branco – Acre, na qual realizamos entrevistas com as funcionárias. Entretanto primeiramente partimos de uma retrospectiva histórica e literária sobre a área de exatas e suas adaptações para um melhor ensino dentro da sala de aula, para em seguida apresentarmos o que seria a etnomatemática a partir dos exemplos tirados do local. Na intenção de confirmar não apenas a importância do saber matemático e sua aplicação diária, mas como esse conhecimento pode ser útil no ensino tornando-o dinâmico. O referencial teórico-metodológico desta pesquisa parte de Santos (2017), Dante (2002; 2007), Bicudo (1999), Guelli (2002), Romanoto (1997), Gadotti (2003), Freire (1999) e Biembengut (2003) para melhor elucidar a temática. Por fim trazemos os resultados das entrevistas através de gráficos e tabelas, e as considerações finais desta escrita.</p> 2023-12-18T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7303 EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES 2024-01-09T13:41:15-05:00 Manoel de Souza Araujo mail@mail.com Rafael Marques Gonçalves rafamg02@gmail.com <div> <p class="Corpoabstract"><span lang="EN-US">O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que tinha como finalidade entender como se deu o processo de implementação do Ensino Médio de Tempo Integral na Craveiro Costa, abordaremos no referido trabalho os caminhos da educação integral no Acre como forma de compreendermos as mudanças que ocorre no chão da escola. Para isso, utilizamos como caminhos metodológicos a pesquisa no/do/com o cotidiano e como estratégia as rodas de conversas. Assim, apresentamos os diálogos que tivemos com os professores <a name="_1ksv4uv"></a>sobre a compreensão deles em relação a Educação Integral, planejamento e como se desenvolvem as atividades na Escola de Tempo Integral Craveiro Costa, bem como a participação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) em todo processo de implementação, bem como no planejamento e na execução do programa na escola, o que nos levar a compreender por meio da pesquisa que há uma formação voltada para as avaliações, resultados e desempenhos.</span></p> </div> 2024-01-09T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7328 (RE)IMAGINANDO A ESCOLA: 2024-01-22T13:14:43-05:00 Luís Paulo Cruz Borges mail@mail.com Paula Almeida de Castro mail@mail.com <p style="font-weight: 400;">Vive-se, na atualidade, grandes desafios às pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais. O mundo pós-pandêmico gerou questões emblemáticas no fazer e relatar investigações, especialmente, relacionadas com a Educação. O presente artigo tem como objetivo produzir reflexões sobre os sentidos da escola vivenciados por docentes e discentes durante o período (pós)pandêmico em circularidade. Destaca-se que para entender a complexidade da escuta do Outro é preciso ouvi-lo. Metodologicamente operou-se a partir da vocalização dos sujeitos, estudantes do Ensino Fundamental, com as vozes que representam uma dimensão pungente nas pesquisas levando-se em conta suas dimensões éticas, estéticas e políticas. São narrativas que traduzem uma intencionalidade teórico-metodológica presentes como recorte das realidades sociais que atravessam as experiências em sua dimensão com o conhecimento. Os resultados indicam que os sentidos da escola contemporânea se dão nas fronteiras interdisciplinares e das ressignificações sobre o conhecimento a partir das mediações tecnológicas do tempo presente. Constata-se que as vozes dos/das estudantes são importantes instrumentos de reflexão analítica que nos ajudam a (re)imaginar a escola diante das disputas na contemporaneidade e na formulação de políticas educativas que possam mitigar as desigualdades socioeducacionais.</p> 2024-01-22T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7329 DOS HORIZONTES DO CURRÍCULO: 2024-01-22T13:31:57-05:00 Diego Rosa mail@mail.com Rafael Marques Gonçalves rafamg02@gmail.com <p>--</p> 2024-01-22T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2023 Communitas