PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

um caminho promissor para o desenvolvimento de uma educação integral e contextualizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-9

Palavras-chave:

Formação docente, Interdisciplinaridade, BNC-formação, Educação Integral

Resumo

O presente artigo tem por finalidade fazer uma discussão da formação inicial docente numa perspectiva interdisciplinar. Trata-se de um estudo originado da Disciplina Formação de professores e práticas educativas: tendências e abordagens do Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Sua construção metodológica é de caráter bibliográfico pautado nas leituras e reflexões que norteiam as seguintes discussões, organizadas em três partes: A formação docente numa perspectiva interdisciplinar no contexto amazônico, a interdisciplinaridade na Base Nacional Comum (BNC) para formação de professores e as possibilidades e desafios da formação interdisciplinar. Além disso, busca-se compreender a importância do fenômeno da interdisciplinaridade, numa realidade amazônica, através de questionamentos com análise da sua fundamentação nos principais documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O enfoque interdisciplinar na formação docente se apresenta como novos espaços pedagógicos que possibilitem uma educação comprometida com a integração dos conhecimentos disciplinarizados em conexão com os conhecimentos prévios das populações locais. Para isto, se faz necessário que a formação docente priorize esta temática para que os futuros professores possam ser multiplicadores na Educação Básica.

Biografia do Autor

Odevilson de Souza Felício, Universidade do Estado do Amazonas - UEM

Licenciado em Química pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no ano de 2020. Especialista em Investigação Forense e Perícia Criminal pela UNIASSELVI. Especialista em Metodologia do Ensino da Química pela UNYLEYA. Mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), 2021.1 - Escola Normal Superior. 

Lucinete Gadelha Costa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Especialização em Educação Popular (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas ? UFAM (2001), Doutorado em Educação - Universidade Federal da Paraíba (2012) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, vinculada ao curso de Pedagogia, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia Programa de Pós-Graduação de Educação da UEA. Coordenadora do Curso de Pedagogia do Campo no convênio Capes- UEA, Representante na coordenação do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação na pareceria UERJ- UEA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA). Participante do Comitê Estadual da Educação do Campo e Fórum Nacional da Educação do Campo (FONEC). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) com experiência na área da Educação, com ênfase em formação de professores nos seguintes temas: Currículo, formação docente, prática pedagógica, Educação popular, Educação do campo, pesquisa, Educação de jovens e adultos, Gestão educacional e Ensino de Ciências.

Whasgthon Aguiar de Almeida, Universidade do Estado do Amazonas - UEM

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), Especialização em Educação Popular (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas ? UFAM (2001), Doutorado em Educação - Universidade Federal da Paraíba (2012) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, vinculada ao curso de Pedagogia, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia Programa de Pós-Graduação de Educação da UEA. Coordenadora do Curso de Pedagogia do Campo no convênio Capes- UEA, Representante na coordenação do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação na pareceria UERJ- UEA. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC/UEA). Participante do Comitê Estadual da Educação do Campo e Fórum Nacional da Educação do Campo (FONEC). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) com experiência na área da Educação, com ênfase em formação de professores nos seguintes temas: Currículo, formação docente, prática pedagógica, Educação popular, Educação do campo, pesquisa, Educação de jovens e adultos, Gestão educacional e Ensino de Ciências.

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

FELÍCIO, O. de S. .; COSTA, L. G.; ALMEIDA, W. . A. de . PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: um caminho promissor para o desenvolvimento de uma educação integral e contextualizada . Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 113–126, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-9. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6065. Acesso em: 28 mar. 2024.