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Dossiê Temático

v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: um caminho promissor para o desenvolvimento de uma educação integral e contextualizada

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-9
Enviado
abril 3, 2022
Publicado
2022-08-02

Resumo

O presente artigo tem por finalidade fazer uma discussão da formação inicial docente numa perspectiva interdisciplinar. Trata-se de um estudo originado da Disciplina Formação de professores e práticas educativas: tendências e abordagens do Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Sua construção metodológica é de caráter bibliográfico pautado nas leituras e reflexões que norteiam as seguintes discussões, organizadas em três partes: A formação docente numa perspectiva interdisciplinar no contexto amazônico, a interdisciplinaridade na Base Nacional Comum (BNC) para formação de professores e as possibilidades e desafios da formação interdisciplinar. Além disso, busca-se compreender a importância do fenômeno da interdisciplinaridade, numa realidade amazônica, através de questionamentos com análise da sua fundamentação nos principais documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O enfoque interdisciplinar na formação docente se apresenta como novos espaços pedagógicos que possibilitem uma educação comprometida com a integração dos conhecimentos disciplinarizados em conexão com os conhecimentos prévios das populações locais. Para isto, se faz necessário que a formação docente priorize esta temática para que os futuros professores possam ser multiplicadores na Educação Básica.

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