CIÊNCIA CIDADÃ COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Caio Henrique Martins de Souza Universidade de Mogi das Cruzes
  • Fabiano Bezerra Menegidio Universidade de Mogi das Cruzes
  • Daniela Leite Jabes Universidade de Mogi das Cruzes https://orcid.org/0000-0001-7297-0784

DOI:

https://doi.org/10.29327.268346.9.22-17

Palavras-chave:

Ciência cidadã, Educação inclusiva, Participação ativa, Tecnologias educacionais, Formação docente.

Resumo

Este artigo discute a ciência cidadã como prática pedagógica na formação de professores, com ênfase no seu papel na construção de uma educação inclusiva, crítica e engajada. A partir da análise de experiências de escolas brasileiras e internacionais, explora-se a integração de projetos de ciência cidadã no currículo escolar, envolvendo os alunos na coleta e análise de dados sobre questões ambientais, sociais e culturais. A prática da ciência cidadã conecta os alunos com a realidade local e global e permite que se tornem cidadãos ativos, críticos e conscientes. O uso de tecnologias digitais é destacado como uma ferramenta essencial para a promoção de uma educação colaborativa e democrática. O artigo também examina como essas iniciativas contribuem para a formação de subjetividades e identidades críticas, abordando as implicações dessas práticas para as dinâmicas pedagógicas. A ciência cidadã promove a participação ativa dos estudantes, tanto no processo de aprendizagem, como também na resolução de problemas sociais, se configura como uma estratégia inovadora para transformar o cotidiano escolar e fomentar uma educação transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, R. S. et al. Personalized and adaptive learning: educational practice and technological impact. Texto Livre [online], v. 14, n. 3, 2021. e33445. Disponível em: <https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33445>. Acesso em: 8 nov. 2024. Epub 24 jun. 2022. ISSN 1983-3652.

COMCIÊNCIA. Ciência cidadã: para além da coleta de dados. ComCiência, 2021. Disponível em: <https://www.comciencia.br/ciencia-cidada-para-alem-da-coleta-de-dados/>. Acesso em: 19 nov. 2024.

DAM, G. T. M. ten; BLOM, S. Learning through participation: the potential of school-based teacher education for developing a professional identity. Teaching and Teacher Education, v. 22, n. 6, p. 647-660, ago. 2006.

eBIRD. eBird: Global bird observation platform. 2024. Disponível em: <https://ebird.org/home>. Acesso em: 20 nov. 2024.

GLINCHENKO, I. Tools for developing students' critical thinking in art lessons in general secondary education. Teorìâ ì praktika upravlìnnâ socìalʹnimi sistemami, p. 122-133, 2024. DOI: 10.20998/2078-7782.2024.1.10.

GHEORGHE-GAVRILĂ, H.; HOGNOGI, M.; MELTZER, F.; ALEXANDRESCU, L.; STEFANESCU, L. The role of citizen science mobile apps in facilitating a contemporary digital agora. Humanities & Social Sciences Communications, v. 10, p. 1-16, 2023. DOI: 10.1057/s41599-023-02358-7.

GOLDIN, J.; SURANSKY, C. Pedagogy with a heartbeat: The transformative potential of citizen science in education. Perspectives in Education, v. 42, n. 2, p. 110-127, 2024. DOI: 10.38140/pie.v42i2.8013.

iNATURALIST. Home. Disponível em: <https://www.inaturalist.org/>. Acesso em: 20 nov. 2024.

KLEIN, R.; GOLDSTEIN, B. Enhancing STEM learning through citizen science. In: TECH AND CURRICULUM: A Guide to Integrating Technology in Teaching and Learning. 2019. Disponível em: <https://pressbooks.pub/techandcurr2019/chapter/enhancingstem/>. Acesso em: 20 nov. 2024.

LARRAZ, B. et al. Improving knowledge and awareness and contributing to policy making on river pressures through a citizen science approach: Tagus Web Viewer case (Spain). Water, 2024. DOI: 10.3390/w16152214.

LINS, G. D. S. et al. Potentialities of new technologies in the teaching-learning process in Brazilian public schools. Revista Gênero e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 4, p. 239-256, 2024. DOI: 10.51249/gei.v5i04.2163.

SHIRK, Jennifer L. et al. Public participation in scientific research: a framework for deliberate design. Ecology and Society, v. 17, n. 2, 2012.

PIZZOLATO, L.; TSUJI, L. J. S. Citizen science in K–12 school-based learning settings. School Science and Mathematics, 25 maio 2022.

SANTOS, V. R. S. dos. A ciência cidadã e as perspectivas acerca da produção e divulgação científica: uma discussão no âmbito da Ciência da Informação. Ensaio Geral, n. 2, p. 125-140, 2022.

SCISTARTER. SciStarter: Connecting people to citizen science projects. 2024. Disponível em: <https://www.scistarter.org>. Acesso em: 8 nov. 2024.

SOSMA. Observando os rios. 2023. Disponível em: <https://cms.sosma.org.br/wp-content/uploads/2023/03/SOSMAObservando-os-Rios-2023.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2024.

OC ECO. Home. Disponível em: <https://www.oc.eco.br/?gad_source=1&gclid=CjwKCAiArva5BhBiEiwA-oTnXes7wCKVc8DF4oQn1_d5BqCos3RFCRGTuOHD0hnd89xHxdTdsmoNrhoCYnwQAvD_BwE>. Acesso em: 20 nov. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Projeto permite que cidadãos monitorem a qualidade do ar de Curitiba. *Ciência UFPR*, 2024.

ZACHARY, D.; WATSON, F.; FARAH, S. L.; BUNNELL, T.; KRISTENSEN, T. Learning by doing: A multi-level analysis of the impact of citizen science education. Science Education, 2023. DOI: 10.1002/sce.21810..

ZOONIVERSE. Zooniverse. Disponível em: https://www.zooniverse.org/. Acesso em: 19 nov. 2024.

Downloads

Publicado

07.09.2025

Como Citar

MARTINS DE SOUZA , Caio Henrique; BEZERRA MENEGIDIO, Fabiano; LEITE JABES, Daniela. CIÊNCIA CIDADÃ COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8148, 2025. DOI: 10.29327.268346.9.22-17. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8148. Acesso em: 8 set. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.