Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre a Revista
Sobre
Equipe Editorial
Submissões
Normas
Template
Edições
Ed. Atual
Ed. Anteriores
Chamadas
Contato
Buscar
Cadastro
Buscar
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18
Publicado:
30.04.2024
Apresentação
PEDAGOGIA:
campo epistemológico, formativo e de atuação profissional
João Francisco Lopes de Lima , Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
1-3
PDF
Dossiê Temático
IDENTIDADE PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A:
concepções, dilemas e perspectivas teóricas e políticas
Jonas Emanuel Pinto Magalhães
4-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-1
O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A CONSEQUENTE IDENTIDADE DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Rodrigo Rodrigues de Oliveira, Otíllia Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
29-49
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-2
O ESPAÇO ACADÊMICO DA PEDAGOGIA NO BRASIL
aspectos legais e normativos do curso
Flávio Rafael da Silva Brito, Antônio Joaquim Severino
50-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-3
A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)?
O que formam os cursos de Pedagogia?
Suzete Terezinha Ozechowski Orzechowski, Mirian Camile Berger Siqueira
69-82
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-4
O LUGAR DA PEDAGOGIA
espaço de formação do educador (social) crítico
Nayara de Souza Costa, Maria Nilvane Fernandes
83-103
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-5
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA
indefinições e invisibilidades
Márcia Mendes Ruiz Cantano, Flávia Pinheiro da Silva Colombini, Noeli Prestes Padilha Rivas
104-123
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-6
CURSO NORMAL OU GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA? UM PASSADO QUE PERSISTE
Dalila Gonçalves Luiz, Melina Borges Omitto, Fabiana do Amaral Godioso
124-137
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-7
A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E GESTÃO:
breves apontamentos
Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Suzete Terezinha Orzechowski, Sheila Fabiana de Quadros
138-150
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-8
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR
Kethleen Maklaine da Costa Diniz , Lúcia de Fátima Melo
151-171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-9
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:
estado do conhecimento
Mariana Aparecida Serejo de Souza
172-200
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-10
ANÁLISE DA PRODUÇÃO TEÓRICA DA PEDAGOGIA JURÍDICA (2015-2023)
Andreson Barbosa, Kelly Bianca Gomes Silva
201-215
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-11
O PEDAGOGO E O TRABALHO EDUCATIVO EM UNIDADES PRISIONAIS
Miryan Cruz Debiasi, Rafael Rodrigo Mueller
216-238
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-12
O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI:
mapeando a oferta
Zilda Tizziana Santos Araújo, Antonia Dalva França-Carvalho, Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti
239-261
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-13
OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO DO SUL E A RESOLUÇÃO 02/2019 DO CNE
Rosana Carla Gonçalves Gomes, Maria Neusa Gonçalves Gomes de Souza , Luci Carlos de Andrade
262-279
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-14
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:
o que dizem o perfil do egresso e os objetivos?
Graziella de Camargo da Costa, Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira
280-300
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-15
A PEDAGOGIA COMO CAMPO FORMATIVO
um estudo sobre o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Acre
João Francisco Lopes de Lima, Juscineia dos Santos Delfino de Carvalho
301-318
PDF
REPERCUSSÕES DO PIBID-UEPA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE COVID-19
Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães, Welison Alan Gonçalves Andrade, Bianca Souto Mota da Silva
319-338
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-17
REDE NACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA:
contribuições ao debate sobre a Pedagogia no Brasil
Aline Daiane Nunes Mascarenhas, José Leonardo de Lima Rolim Severo
339-355
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-18
Entrevista
Desafios, possibilidades e limites da formação do(a) pedagogo(a) no contexto da crise sociopolítica brasileira
entrevista com Leonardo Rolim Severo
Alexandre Pereira
356-369
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-19
Demanda Contínua
AVALIAÇÃO FORMATIVA
limites e possibilidades
Girlene Ribeiro de Jesus
370-384
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-20
AS PROPOSTAS E AS AÇÕES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS GOVERNOS DO RIO GRANDE DO SUL DE 1971 A 2021
Mareliza Fagundes de Araújo Duarte, Mariglei Severo Maraschin
386-397
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-21
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
Taciani Do Socorro Da Silva Lima, Carlos José Trindade Da Rocha
398-426
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-22
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE
entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
Maria Luzia Ferreira Santos, Carlos Barros de Souza, Eloíza Cristiane Torres
427-441
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-23
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:
o caso do Programa Presídios Leitores
Ana Isabel Torres Lima, Meyta Larissa Martins Lima, Maria José da Silva Morais Costa
442-461
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-24
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Adriana Ribeiro dos Santos Quintanna, Ednacelí Abreu Damasceno
462-478
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-25
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA EVOLUÇÃO DENTRO DAS ESCOLAS
Angelica Villar, Sheila Menini
479-494
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-26
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
Fernando Vieira Reis, Guilherme do Nascimento Pereira
497-512
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-27
O processo de (des)regulamentação do novo FUNDEB (2020)
Leandro Vitoriano da Silva, Ricardo Ribeiro
513-534
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-28
EDUCAÇÃO SEXUAL:
percepções entre gestoras institucionais
Jairo Filho, Carina Siqueira da Silva
535-553
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-29
A representação da vida diária e do espaço social na obra Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato
Francisco Aquinei Timóteo Queirós, Adel Malek Hanna
554-573
PDF
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-30
Edição Atual
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Enviar Submissão
Enviar Submissão