v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

					Visualizar v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Publicado: 30.04.2024

Apresentação

Dossiê Temático

  • IDENTIDADE PROFISSIONAL DO/A PEDAGOGO/A: concepções, dilemas e perspectivas teóricas e políticas

    Jonas Emanuel Pinto Magalhães
    4-28
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-1
  • O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E A CONSEQUENTE IDENTIDADE DO PEDAGOGO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

    Rodrigo Rodrigues de Oliveira, Otíllia Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
    29-49
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-2
  • O ESPAÇO ACADÊMICO DA PEDAGOGIA NO BRASIL aspectos legais e normativos do curso

    Flávio Rafael da Silva Brito, Antônio Joaquim Severino
    50-68
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-3
  • A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?

    Suzete Terezinha Ozechowski Orzechowski, Mirian Camile Berger Siqueira
    69-82
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-4
  • O LUGAR DA PEDAGOGIA espaço de formação do educador (social) crítico

    Nayara de Souza Costa, Maria Nilvane Fernandes
    83-103
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-5
  • FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA indefinições e invisibilidades

    Márcia Mendes Ruiz Cantano, Flávia Pinheiro da Silva Colombini, Noeli Prestes Padilha Rivas
    104-123
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-6
  • CURSO NORMAL OU GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA? UM PASSADO QUE PERSISTE

    Dalila Gonçalves Luiz, Melina Borges Omitto, Fabiana do Amaral Godioso
    124-137
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-7
  • A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E GESTÃO: breves apontamentos

    Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Suzete Terezinha Orzechowski, Sheila Fabiana de Quadros
    138-150
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-8
  • O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR

    Kethleen Maklaine da Costa Diniz , Lúcia de Fátima Melo
    151-171
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-9
  • ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES: estado do conhecimento

    Mariana Aparecida Serejo de Souza
    172-200
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-10
  • ANÁLISE DA PRODUÇÃO TEÓRICA DA PEDAGOGIA JURÍDICA (2015-2023)

    Andreson Barbosa, Kelly Bianca Gomes Silva
    201-215
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-11
  • O PEDAGOGO E O TRABALHO EDUCATIVO EM UNIDADES PRISIONAIS

    Miryan Cruz Debiasi, Rafael Rodrigo Mueller
    216-238
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-12
  • O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: mapeando a oferta

    Zilda Tizziana Santos Araújo, Antonia Dalva França-Carvalho, Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti
    239-261
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-13
  • OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO DO SUL E A RESOLUÇÃO 02/2019 DO CNE

    Rosana Carla Gonçalves Gomes, Maria Neusa Gonçalves Gomes de Souza , Luci Carlos de Andrade
    262-279
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-14
  • SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos?

    Graziella de Camargo da Costa, Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira
    280-300
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-15
  • A PEDAGOGIA COMO CAMPO FORMATIVO um estudo sobre o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Acre

    João Francisco Lopes de Lima, Juscineia dos Santos Delfino de Carvalho
    301-318
  • REPERCUSSÕES DO PIBID-UEPA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE COVID-19

    Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães, Welison Alan Gonçalves Andrade, Bianca Souto Mota da Silva
    319-338
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-17
  • REDE NACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA: contribuições ao debate sobre a Pedagogia no Brasil

    Aline Daiane Nunes Mascarenhas, José Leonardo de Lima Rolim Severo
    339-355
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-18

Entrevista

Demanda Contínua

  • AVALIAÇÃO FORMATIVA limites e possibilidades

    Girlene Ribeiro de Jesus
    370-384
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-20
  • AS PROPOSTAS E AS AÇÕES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS GOVERNOS DO RIO GRANDE DO SUL DE 1971 A 2021

    Mareliza Fagundes de Araújo Duarte, Mariglei Severo Maraschin
    386-397
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-21
  • DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL

    Taciani Do Socorro Da Silva Lima, Carlos José Trindade Da Rocha
    398-426
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-22
  • ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia

    Maria Luzia Ferreira Santos, Carlos Barros de Souza, Eloíza Cristiane Torres
    427-441
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-23
  • UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS: o caso do Programa Presídios Leitores

    Ana Isabel Torres Lima, Meyta Larissa Martins Lima, Maria José da Silva Morais Costa
    442-461
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-24
  • A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

    Adriana Ribeiro dos Santos Quintanna, Ednacelí Abreu Damasceno
    462-478
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-25
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA EVOLUÇÃO DENTRO DAS ESCOLAS

    Angelica Villar, Sheila Menini
    479-494
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-26
  • O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020

    Fernando Vieira Reis, Guilherme do Nascimento Pereira
    497-512
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-27
  • O processo de (des)regulamentação do novo FUNDEB (2020)

    Leandro Vitoriano da Silva, Ricardo Ribeiro
    513-534
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-28
  • EDUCAÇÃO SEXUAL: percepções entre gestoras institucionais

    Jairo Filho, Carina Siqueira da Silva
    535-553
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-29
  • A representação da vida diária e do espaço social na obra Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato

    Francisco Aquinei Timóteo Queirós, Adel Malek Hanna
    554-573
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.8.18-30