Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

CURSO NORMAL OU GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA? UM PASSADO QUE PERSISTE

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-7
Enviado
agosto 29, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a formação de professores que atuam nas primeiras etapas da educação básica, especificamente daqueles que atuam na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Considerando que, para atuar nestas etapas atualmente, a formação mínima ainda é em Nível Médio – Magistério, este artigo se propõe a resgatar brevemente o histórico da formação em Ensino Normal no Brasil (atual magistério), assim como analisar a implementação da formação universitária em pedagogia. Diante das informações, é possível observar precarizações em relação à formação de professores, sobretudo daqueles que atuam com bebês e crianças, evidenciando um projeto de educação básica em que o cuidar se sobrepõe ao educar.

Referências

  1. ANTUNHA, Heládio C.G. Universidade de São Paulo. "Fundação e Reforma". Estudos e Documentos. São Paulo, (10):7-264, CRPE, 1974.
  2. BOZZETTO, Ingride Mundstock. Círculos de estudos sobre a formação para o magistério das séries inicias. Ijuí: Unijuí, 1998.
  3. BRASIL. Decreto-lei nº 8.530, de 02 de janeiro de 1946. Lei orgânica do ensino normal. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 11 junho. 2023.
  4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
  5. COSTA, E. M.; MATTOS, C. C. de; CAETANO, V. N. da S. Implicações da BNC- Formação para a universidade pública e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 896–909, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14924. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14924. Acesso em: 11 junho. 2023.
  6. CHAUÍ, M A universidade pública sob nova perspectiva (2003).
  7. DREZE, Jacques; DEBELLE, Jean. Uma comunidade de pesquisadores. In Concepções de Universidade. Fortaleza: Edições Universidade do Ceará,1983, p 33 a 61.
  8. FREIRE, Vitória Chérida Costa, PAULA, Karolynne Barrozo de. A institucionalização do método lancasteriano durante o período do império brasileiro. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 671- 680.
  9. FÉTIZON, B. A. de M. Educar professores? Um questionamento dos cursos de Licenciatura da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 1984. (Estudos e Documentos. v. 24). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1UpBTAbRkQwIg28PO0CzkeMZBqyyqeK8B/view?us p=sharing. Acesso em: 11 junho. 2023.
  10. MAZUR, Luciana de Souza; VIEIRA, Josimar de Aparecido; CASTAMAN, Ana Sara Castaman. Lei orgânica do ensino normal: dualidade estrutural do ensino e a formação de professores nos anos de 1946 a 1961. Revista Cocar, n. 14, v. 30. Set - Dez 2020, p. 1-17. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3681. Acesso em: 11 junho. 2023.
  11. REIS FILHO, Casemiro dos. A educação e a ilusão liberal - histedbr. Disponível em:
  12. www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/21/res10_21.pdf, 1995. . Acesso em: 11 junho. 2023.
  13. RODRIGUES, L. Z., PEREIRA, B. ., & MOHR, A. Recentes Imposições à Formação de Professores e seus Falsos Pretextos: as BNC Formação Inicial e Continuada para Controle e Padronização da Docência. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e35617, 1–39, 2021 https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315. Acesso em: 11 dez. 2022.
  14. SAMPAIO, Helena. Evolução do ensino superior brasileiro, 1808-1990. Documento de Trabalho 8/91. Núcleo de Pesquisa sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo, 1991. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9108.pdf.
  15. SAVIANI, D. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação, 30(2), 11–26, 2005. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3735. Acesso em: 11 junho. 2023.
  16. SUCUPIRA, Newton. Da faculdade de filosofia à faculdade de educação.
  17. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 51 n. 114, p. 261-276, abr./jun. 1969. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vOMi8BpZe3A2g7gyDQcK0BYaBklbHrOk/view?usp=sharing. Acesso em: 11 junho. 2023.
  18. WOLFF, Robert Paul O ideal da Universidade. São Paulo, Editora da UNESP, 1993. Parte 1 - Quatro modelos de Universidade.