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Dossiê Temático

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional

CURSO NORMAL OU GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA? UM PASSADO QUE PERSISTE

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-7
Enviado
agosto 29, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a formação de professores que atuam nas primeiras etapas da educação básica, especificamente daqueles que atuam na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Considerando que, para atuar nestas etapas atualmente, a formação mínima ainda é em Nível Médio – Magistério, este artigo se propõe a resgatar brevemente o histórico da formação em Ensino Normal no Brasil (atual magistério), assim como analisar a implementação da formação universitária em pedagogia. Diante das informações, é possível observar precarizações em relação à formação de professores, sobretudo daqueles que atuam com bebês e crianças, evidenciando um projeto de educação básica em que o cuidar se sobrepõe ao educar.

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