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Dossiê Temático

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional

O ESPAÇO ACADÊMICO DA PEDAGOGIA NO BRASIL: aspectos legais e normativos do curso

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-3
Enviado
fevereiro 2, 2024
Publicado
2024-04-30

Resumo

O presente artigo, de natureza qualitativa, desenvolvido com apoio teórico-bibliográfico e documental, traz partes dos resultados de uma pesquisa de mestrado, concluída na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), defendida por Brito (2023), intitulada “Da cientificidade da Pedagogia no Brasil: a identidade do pedagogo em debate”. Propõe-se analisar a constituição do espaço acadêmico da Pedagogia no Brasil, à luz dos marcos legais e normativos do curso ao longo da história, com a finalidade compreender as diferentes configurações que permearam a formação pedagógica e suas relações com algumas contradições e ambiguidades que circunscrevem o campo teórico, epistemológico e metodológico da Pedagogia enquanto Ciência da Educação. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado em Libâneo (2010), Brzezinski (1996; 2011), Silva (2006), Saviani (2008) entre outros autores, para apontar as diferentes concepções teóricas e epistemológicas do campo de conhecimento da Pedagogia e suas concepções formativas. Parte-se das contribuições de Saviani (2008) para elucidar a origem do espaço acadêmico da Pedagogia no Brasil, seguido da análise dos principais marcos legais e normativos do curso. O trabalho evidencia que as transformações sofridas nos dispositivos legais e normativos do curso contribuíram para o distanciamento da Pedagogia de seus princípios e fundamentos epistemológicos.

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