Esta pesquisa visa a contribuição em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) em uma abordagem reflexiva etnicorracial e sob a influência de fatores do desenvolvimento do trabalho docente a partir de seu contexto. Desde esta perspectiva, objetiva compreender como os docentes se constroem profissionalmente em perspectiva etnicorracial, ou seja, como o desenvolvimento profissional contribui para a construção do trabalho docente em perspectiva etnicorracial, refletindo principalmente, as crenças e os saberes docentes na construção da identidade profissional do professor. Assim, investiga-se sob uma abordagem qualitativa e descritiva, um mapeamento bibliográfico pautado, sobretudo, nos autores: García (2009); Oliveira-Formosinho (2009); Tardif (2005); Pimenta (1997); e Gauthier (2013), entre outros. Por assim dizer, tais reflexões têm origem em uma pesquisa em andamento, o que ajuda a aprofundar os questionamentos decorrentes da temática. Os resultados, por sua vez, evidenciam que a abordagem reflexiva do trabalho do professor no desenvolvimento de uma identidade mais humanística da profissão e que é construída por diferentes tipos de saberes, permite ao professor um exercício continuo de reflexão de sua prática em caráter etnicorracial, e que ao pensar a temática a partir de três importantes perspectivas do DPD, elencadas por Oliveira-Formosinho (2009), o docente direciona suas práticas numa abordagem etnicorracial, aumentando e potenciando as competências no tema. Conclui-se ainda que, o desenvolvimento profissional em perspectiva etnicorracial deve ser contínua e se consolida na reflexão de uma prática docente mais humanística.
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