Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-22
Enviado
agosto 30, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumo

Esta pesquisa visa a contribuição em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) em uma abordagem reflexiva etnicorracial e sob a influência de fatores do desenvolvimento do trabalho docente a partir de seu contexto. Desde esta perspectiva, objetiva compreender como os docentes se constroem profissionalmente em perspectiva etnicorracial, ou seja, como o desenvolvimento profissional contribui para a construção do trabalho docente em perspectiva etnicorracial, refletindo principalmente, as crenças e os saberes docentes na construção da identidade profissional do professor. Assim, investiga-se sob uma abordagem qualitativa e descritiva, um mapeamento bibliográfico pautado, sobretudo, nos autores: García (2009); Oliveira-Formosinho (2009); Tardif (2005); Pimenta (1997); e Gauthier (2013), entre outros. Por assim dizer, tais reflexões têm origem em uma pesquisa em andamento, o que ajuda a aprofundar os questionamentos decorrentes da temática. Os resultados, por sua vez, evidenciam que a abordagem reflexiva do trabalho do professor no desenvolvimento de uma identidade mais humanística da profissão e que é construída por diferentes tipos de saberes, permite ao professor um exercício continuo de reflexão de sua prática em caráter etnicorracial, e que ao pensar a temática a partir de três importantes perspectivas do DPD, elencadas por Oliveira-Formosinho (2009), o docente direciona suas práticas numa abordagem etnicorracial, aumentando e potenciando as competências no tema. Conclui-se ainda que, o desenvolvimento profissional em perspectiva etnicorracial deve ser contínua e se consolida na reflexão de uma prática docente mais humanística.

Referências

  1. ARAÚJO, R. M. B; SILVA, M. D; SILVA, M. C. A formação continuada de professores da educação básica: concepções e desafios na perspectiva dos docentes. Revista @mbienteeducação, São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. (12), n. (3), p. (17 – 38), set/dez, 2019. ISSN: 1982 – 8632.
  2. BARBOSA NETO, V. P.; COSTA, M. C. Saberes docentes: entre concepções e categorizações. Revista Tópicos Educacionais. Recife, n. (2), p. (76 - 99), jul. /dez., 2016.
  3. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
  4. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Médio. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMT, 1999, p. 39 – 57.
  5. BRASILEIRO, T. D. L. P. Desenvolvimento profissional docente: um processo contínuo de formação. Id Online Revista Multidisciplinar e de Psicologia. Edição Eletrônica, v. (13), n. (48), SUPLEMENTO 1, p. (441 – 450), Dezembro, 2019. ISSN: 1981 – 1179.
  6. CALDEIRA, A. M. S. A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana. São Paulo, 1995, Caderno Pesquisas, n. (95), p. (5 - 12).
  7. DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
  8. ESCUDERO MUÑOZ, J. M. et al. Aprendizaje docente y desarrollo profesional del profesorado. Revista de Curriculum y Formación del profesorado. Granada/España, v. (21), n. (3), p. (83 – 102), mayo/agosto, 2017. ISSN: 1138 – 414X.
  9. GARCÍA, C. M. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. (8), p. (7 – 22), Jan/Abr, 2009. ISSN: 1646 – 4990.
  10. GARCÍA, C. M; VAILLANT, D. ¿Desarrollo profesional docente: cómo se aprende a enseñar? Madrid: Narcea S. A. Ediciones, 2009.
  11. GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3ª Ed. Ijuí: Editora Unijuí. 2013.
  12. HOBOLD, M. S. Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. (13), n. (2), p. (425 – 442), maio/ago., 2018.
  13. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
  14. JARDILINO, J. R. L; SAMPAIO, A. M. M. Desenvolvimento profissional docente: reflexões sobre política pública de formação de professores. Revista Educação & Formação (Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE). Fortaleza, v. 4, n. 10, p. 180 – 194, jan./abr. 2019. ISSN: 2448 – 3583.
  15. MARQUES, W. R et al. Profissionalidade docente: saber e busca de reconhecimento. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. (6), n. (12), p. (97692 – 97711), dez., 2020. ISSN: 2525 – 8761.
  16. PIMENTA, S. G. Formação de professores – Saberes da docência e identidade do professor. Revista Nuances, v. (3), p. (5 - 14), set., 1997.
  17. PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
  18. ROCHA, C. J. T da. Desenvolvimento profissional docente de mestrandos em perspectiva do ensino por investigação em um clube de Ciências da UFPA. 185 f. (Tese), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM/UFPA. (Doutorado em Educação em Ciências), Universidade Federal do Pará (Universidade Federal do Pará), Belém, 2019.
  19. ROMANOWSKI, J. P; MARTINS, P. L. O. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. (10), n. (30), p. (285-300), maio/ago., 2010.
  20. SAMPIERE, R. H; CALLADO, C. F; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.
  21. SOUZA, J. B.; DIAS, V. B. A construção da identidade docente na formação inicial dos professores de Ciências Naturais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo, v. (11), n. (7), p. (81 – 100), nov. 2020.
  22. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5ª Ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.
  23. TARDIF, M; LESSARD, C; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. (4), p. (215 – 233), 1991.