SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:

o que dizem o perfil do egresso e os objetivos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-15

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia;, Perfil do Egresso;, Objetivo do Curso;, Rio Grande do Sul.

Resumo

Este texto objetiva analisar, comparativamente, os perfis de egressos e objetivos gerais constantes nos Projetos Pedagógicos (PP) dos Cursos de Pedagogia presenciais das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Realizou-se a análise documental, a pesquisa bibliográfica aplicando a Análise dos Movimentos dos Sentidos (AMS) como fundamento teórico-metodológico a fim de elencar sentidos que compõem os Cursos de Pedagogia. Para a análise realizou-se os seguintes questionamentos: 1) Será que o perfil do egresso dos cursos de Pedagogia estão representados nos objetivos destes cursos? 2) Quais os sentidos evidenciados quando esses vocábulos são comparados? Evidenciou-se que tanto o perfil do egresso, quanto o objetivo do curso, são desarticulados entre si, ressaltando a importância de uma revisão política assentada na dimensão pedagógica das propostas que orientam os Cursos de Pedagogia em instituições públicas do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Graziella de Camargo da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2020 - em andamento); Membro do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas; Bolsista (PROBIC) da iniciação científica do projeto "Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul: trajetórias, historicidades e desafios" e orientado pela Profa. Dra. Liliana Soares Ferreira; Desenvolve pesquisas e estudos nas áreas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho Pedagógico, Politicas Públicas e Pedagogia.

Luiza da Silva Braido, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM). Licenciada em Pedagogia (2018), pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Gestão Educacional (2020), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (CEGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Kairós - Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos sobre: valorização do trabalho dos(as) professores(as), trabalho pedagógico, Pedagogia e Análise dos Movimentos de Sentidos.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e da REPPed ? Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

DE CAMARGO DA COSTA, G.; DA SILVA BRAIDO, L.; SOARES FERREIRA, L. . SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos?. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 280–300, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-15. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7007. Acesso em: 30 jun. 2024.