SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:

o que dizem o perfil do egresso e os objetivos?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-15

Palabras clave:

Curso de Pedagogia;, Perfil do Egresso;, Objetivo do Curso;, Rio Grande do Sul.

Resumen

Este texto objetiva analisar, comparativamente, os perfis de egressos e objetivos gerais constantes nos Projetos Pedagógicos (PP) dos Cursos de Pedagogia presenciais das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Realizou-se a análise documental, a pesquisa bibliográfica aplicando a Análise dos Movimentos dos Sentidos (AMS) como fundamento teórico-metodológico a fim de elencar sentidos que compõem os Cursos de Pedagogia. Para a análise realizou-se os seguintes questionamentos: 1) Será que o perfil do egresso dos cursos de Pedagogia estão representados nos objetivos destes cursos? 2) Quais os sentidos evidenciados quando esses vocábulos são comparados? Evidenciou-se que tanto o perfil do egresso, quanto o objetivo do curso, são desarticulados entre si, ressaltando a importância de uma revisão política assentada na dimensão pedagógica das propostas que orientam os Cursos de Pedagogia em instituições públicas do Rio Grande do Sul.

Biografía del autor/a

Graziella de Camargo da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2020 - em andamento); Membro do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas; Bolsista (PROBIC) da iniciação científica do projeto "Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul: trajetórias, historicidades e desafios" e orientado pela Profa. Dra. Liliana Soares Ferreira; Desenvolve pesquisas e estudos nas áreas de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho Pedagógico, Politicas Públicas e Pedagogia.

Luiza da Silva Braido, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM). Licenciada em Pedagogia (2018), pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Gestão Educacional (2020), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (CEGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Kairós - Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos sobre: valorização do trabalho dos(as) professores(as), trabalho pedagógico, Pedagogia e Análise dos Movimentos de Sentidos.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica e da REPPed ? Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

DE CAMARGO DA COSTA, G.; DA SILVA BRAIDO, L.; SOARES FERREIRA, L. . SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos?. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 280–300, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-15. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7007. Acesso em: 17 jul. 2024.