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Dossiê Temático

v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO

<b>ENSINAR-APRENDER COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE: A SALA DE AULA INVERTIDA (SAI) EM DEBATE

Enviado
junho 11, 2018
Publicado
2018-06-02

Resumo

Fruto de pesquisa bibliográfica recentemente concluída, este texto buscou analisar os desafios e perspectivas da Sala de Aula Invertida (SAI). Dentre as novas propostas pedagógicas, a SAI tem como diferencial a responsabilidade do aluno pelo estudo teórico, utilizando o tempo de aula presencial para trabalhar de forma prática os conceitos previamente estudados. Esse modelo educacional constitui em uma proposta inovadora de ensino, no entanto, para que seja bem desenvolvido, é essencial que a escola, os estudantes e seus professores estejam dispostos a ressignificar metodologias tradicionais de ensinar-aprender. Concluímos que a SAI pode servir de inspiração para a escola (re)pensar antigas práticas pedagógicas que ainda insistem em valorizar a “transmissão de conhecimento”, acompanhando os avanços tecnológicos da contemporaneidade, tornando a aprendizagem mais próxima da realidade dos estudantes e, consequentemente, mais motivadora.

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