Este artigo aborda a formação do pedagogo, especificamente no campo da gestão escolar, na tentativa de revelar na trajetória histórica do curso de pedagogia o delineamento dessa construção, enfatizando as mudanças empregadas ao longo do tempo e seus desdobramentos, com as necessárias reflexões sobre a atual legislação instituinte da Base Nacional de Formação Docente – BNC-Formação e suas implicações. O artigo situa ainda, por meio de uma breve descrição a formação do gestor escolar, a partir de um levantamento da carga horária das disciplinas diretamente ligadas a esta formação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das 26 capitais do país e do Distrito Federal. Do ponto de vista metodológico, foi utilizada pesquisa documental, especialmente consubstanciada em documentos oficiais e pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de autores e pesquisas já realizadas sobre o tema, ambas na área da Educação. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que desde o início da criação do curso até as mudanças mais recentes, sempre esteve presente nesta trajetória disputas político-pedagógicas dos atores sociais, nos diversos contextos sócio históricos e, no que concerne a formação do Gestor Escolar, especificamente, percebe-se a falta de valorização e a necessidade de análise e mudanças quanto a formação dos profissionais da Educação Básica nos cursos de Pedagogia para atuação na gestão escolar