O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-9

Palavras-chave:

CURSO DE PEDAGOGIA; CURRÍCULO; GESTOR ESCOLAR

Resumo

Este artigo aborda a formação do pedagogo, especificamente no campo da gestão escolar, na tentativa de revelar na trajetória histórica do curso de pedagogia o delineamento dessa construção, enfatizando as mudanças empregadas ao longo do tempo e seus desdobramentos, com as necessárias reflexões sobre a atual legislação instituinte da Base Nacional de Formação Docente – BNC-Formação e suas implicações. O artigo situa ainda, por meio de uma breve descrição a formação do gestor escolar, a partir de um levantamento da carga horária das disciplinas diretamente ligadas a esta formação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das 26 capitais do país e do Distrito Federal. Do ponto de vista metodológico, foi utilizada pesquisa documental, especialmente consubstanciada em documentos oficiais e pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de autores e pesquisas já realizadas sobre o tema, ambas na área da Educação. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que desde o início da criação do curso até as mudanças mais recentes, sempre esteve presente nesta trajetória disputas político-pedagógicas dos atores sociais, nos diversos contextos sócio históricos e, no que concerne a formação do Gestor Escolar, especificamente, percebe-se a falta de valorização e a necessidade de análise e mudanças quanto a formação dos profissionais da Educação Básica nos cursos de Pedagogia para atuação na gestão escolar

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

DA COSTA DINIZ , K. M. .; MELO, L. de F. O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR . Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 151–171, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-9. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7010. Acesso em: 30 jun. 2024.