Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-9
Submitted
August 30, 2023
Published
2024-04-30

Abstract

Este artigo aborda a formação do pedagogo, especificamente no campo da gestão escolar, na tentativa de revelar na trajetória histórica do curso de pedagogia o delineamento dessa construção, enfatizando as mudanças empregadas ao longo do tempo e seus desdobramentos, com as necessárias reflexões sobre a atual legislação instituinte da Base Nacional de Formação Docente – BNC-Formação e suas implicações. O artigo situa ainda, por meio de uma breve descrição a formação do gestor escolar, a partir de um levantamento da carga horária das disciplinas diretamente ligadas a esta formação nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das 26 capitais do país e do Distrito Federal. Do ponto de vista metodológico, foi utilizada pesquisa documental, especialmente consubstanciada em documentos oficiais e pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de autores e pesquisas já realizadas sobre o tema, ambas na área da Educação. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que desde o início da criação do curso até as mudanças mais recentes, sempre esteve presente nesta trajetória disputas político-pedagógicas dos atores sociais, nos diversos contextos sócio históricos e, no que concerne a formação do Gestor Escolar, especificamente, percebe-se a falta de valorização e a necessidade de análise e mudanças quanto a formação dos profissionais da Educação Básica nos cursos de Pedagogia para atuação na gestão escolar

References

  1. BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO – CFE. Parecer nº 251/1962. Currículo mínimo e duração do Curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, Brasília, DF, nº 11, p. 59-65, 1963a.
  2. BRASIL. Conselho Federal de Educação (CFE). Parecer nº 252, de 11 de abril de 1969. Estudos pedagógicos superiores: mínimos de conteúdo e duração para o curso de graduação em Pedagogia. Relator: Valmir Chagas. Documenta, Brasília, DF, n. 100, p. 101-117, 1969a.
  3. BRASIL. Conselho Federal de Educação (CFE). Resolução nº 2, de 11 de abril de 1969. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados na organização do curso de Pedagogia. Documenta, Brasília, DF, n. 100, p. 113-117, 1969b.
  4. BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006. Seção 1, p. 11.
  5. BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da educação básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da educação infantil e do ensino fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2018. Seção 1, p. 120
  6. BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 (Brasil, 2020). Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file Acesso em 20 de ago. de 2023.
  7. BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020 (Brasil, 2020). Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12020.pdf?query=Educacao%20Ambiental Acesso em 20 de ago. de 2023.
  8. BRASIL. Decreto Lei nº 1.190, de 04 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 20 ago. de 2023.
  9. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 ago. de 2023.
  10. BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Seção 1, p. 1.
  11. BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1.
  12. BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 nov. 1968. Seção 1, p. 10369.
  13. BRASIL. Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf Acesso em: 20 ago. 2022.
  14. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 20 de ago. de 2023
  15. CARVALHO. Mark Clark Assen de O Regresso das Indefinições sobre a Formação de Professores: Entre Disputas, Negações e Resistências. Revista Práxis Educacional. Rio Branco/AC. v. 17, n. 46, p. 202 -215, jul./set. | 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8923/5840. Acesso em 20 de ago. de 2023
  16. MEDEIROS, Emerson Augusto de, et.al. O Curso de Pedagogia e a Resolução CNE/CP Nº 2 de 2019: formação de pedagogos e pedagogas para que? Para quem? – Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 27, outubro/2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309/3332. Acesso em: 20 ago. de 2023.
  17. Movimento Nacional pela defesa da formação de professores/as no curso de Pedagogia ey. al. Frente Nacional pela Revogação das Resoluções CNE/CP 02/2019 e 01/2020 e pela retomada da implementação da Resolução CNE/CP 02/2015. Manifesto da Frente Revoga BNC-Formação Pela retomada da Res. 02/2015!. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1EfCfn2Y1iB3iT7dwHTYG5Z0nl9tDQk83/view?usp=sharing. Acesso em 22 de ago. de 2023.
  18. SERRA Hiraldo Implicações das Resoluções CNE/CP N. 2/2019 e CNE/CP N. 1/2020 na Formação Inicial e Continuada de Professores. Ensaios Pedagógicos. Sorocaba, vol.5, n.3, set./dez. 2021, p.21-313
  19. SILVA, Maria Cristina Mesquita da, GUILHERME, Alexandre Anselmo, BRITO, Renato de Oliveira. A Base Nacional de Formação Docente e o curso de Pedagogia: cenários e perspectivas da formação inicial de pedagogos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 104, e5273, 2023. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5273/4267. Acesso em 20 de ago. de 2023.
  20. SOKOLOWSKI, Maria Teresa. História do Curso de Pedagogia no Brasil – Comunicações, Piracicaba, Ano 20, n. 1, p. 81-97, jan.-jun. 2013. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/viewFile/1110/1192. Acesso em: 20 ago. de 2023.
  21. UFAC, Universidade Federal do Acre. Projetos Pedagógicos. Disponível em https://portal.ufac.br/ementario/curso.action?v=231, Acesso em: 20 ago. de 2023.
  22. UFAL. Universidade Federal de Alagoas Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2019, Educação à distância 2019. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  23. UFAM, Universidade Federal do Amazonas. Projetos Pedagógicos Cursos. Disponível em https://faced.ufam.edu.br/images/ppc/matriz-2019.pdf, Acesso em: 20 ago. de 2023.
  24. UFBA. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Licenciatura 2012. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  25. UFC. Universidade Federal do Ceará. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2013. Educação a distância 2017.2. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  26. UFES. Universidade Federal do Espírito Santo. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2018. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  27. UFG. Universidade Federal de Goiás. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, 2015. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  28. UFMA. Universidade Federal do Maranhão. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2017.1. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  29. UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2018. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  30. UFMS. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Matutino e Vespertino, 2022; Noturno, 2022 e Programa Especial, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  31. UFMT. Universidade Federal de Mato Grosso. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Licenciatura 2022. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  32. UFPA, Universidade Federal do Pará. PPC, Matriz Curricular e Ementas. Disponível em https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/303968/mod_resource/content/1/PPCPedagogia.pdf, Acesso em: 20 ago. de 2023.
  33. UFPB. Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Licenciatura 2006. Educação a distância, 2013; Educação no Campo, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  34. UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2007. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  35. UFPI. Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2018. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  36. UFPR. Universidade Federal do Paraná. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2018. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  37. UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  38. UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2015. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  39. UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2017; Educação a distância, 2010. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  40. UFRR, Universidade Federal de Roraima. Estrutura Curricular. Disponível em https://ufrr.br/proeg/arquivos/category/12-ppp?download=464:pedagogia, Acesso em: 20 ago. de 2023.
  41. UFS. Universidade Federal de Sergipe. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2020. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  42. UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2020. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  43. UFT, Universidade Federal do Tocantins. Regulamentação. Disponível em https://ww2.uft.edu.br/index.php/pedagogia-palmas/regulamentacao, Acesso em: 20 ago. de 2023
  44. UNB. Universidade de Brasília. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Diurno e Noturno; Licenciatura 2018 e Educação à Distância, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  45. UNIFAP, Universidade Federal do Amapá. Projeto do Curso de Pedagogia. Disponível em https://www2.unifap.br/pedagogia/projeto-do-curso-de-pedagogia/, Acesso em: 20 ago. de 2023
  46. UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Pedagogia, Licenciatura 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1HwTrwRstttK7tYF-N4CZ4edyALE7F3oZ?usp=sharing. Acesso em 21 de ago. de 2023
  47. UNIR, Universidade Federal de Rondônia. Projetos Político Pedagógicos. Disponível em https://ded.unir.br/pagina/exibir/10040, Acesso em: 20 ago. de 2023.