ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE

entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-23

Palavras-chave:

Mapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos).

Resumo

O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

SANTOS, M. L. F.; BARROS DE SOUZA, C.; CRISTIANE TORRES, E. . ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 427–441, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-23. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002. Acesso em: 30 jun. 2024.