Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-23
Enviado
agosto 30, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumo

O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica.

Referências

  1. ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do Desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
  2. ALMEIDA, Rosângela Doin de. PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico (ensino e representação). 12 ed. São Paulo: Contexto, 2002.
  3. ARCHELA, Rosely Sampaio; THERY, Hervé. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Confins (Paris), v. 3, p. 1-14, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/cce/geo/didatico/omar/pesquisa_geografia_fisica/Construcao_LeituradeMapas.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
  4. CARDOSO, Daniela Leite. Introdução a Cartografia Escolar: uma experiência de extensão universitária na escola Roseana Sarney em João Lisboa-MA. 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Lisboa-MA. 2012.
  5. FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A cartografia escolar crítica. Unioeste: Paraná, 2007.
  6. SILVA, Limara M. da; CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia e a cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa – percursos e possibilidades. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA REGIÃO SUL, 2., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos, Florianópolis: UFSC, 2014.
  7. MARTINELLI, Marcello. Cartografia: reflexões acerca de uma caminhada. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Campinas, v. 7, n. 13, p. 21-50, jan./jun., 2017.
  8. SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: Carlos, Ana Fani Alessandri (Org.). A Geografia na Sala de Aula. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 92-103.
  9. LOPES fonseca ricardo. Cartografia e formação docente: o domínio conceitual cartográfico na formação do professor de geografia geosaberes. Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 10, núm. 20, 2019. Universidade Federal do Ceará, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552857648001.
  10. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
  11. AUSUBEL, D.P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução de The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. 2000.