O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica.