Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá-PR.
Esse relato de experiência tem como objetivo evidenciar os resultados de um estágio de docência, de um programa de mestrado interdisciplinar, realizado na disciplina de Educação em Direitos Humanos ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia em uma universidade estadual do Paraná. Para isso, questionamos: como o estágio de docência pode contribuir com a educação em Direitos Humanos? Como abordar os conteúdos de políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos de modo a contemplar maior parte dos temas? Para tanto, realizamos o levantamento bibliográfico e utilizamos como aporte teórico os estudos da área de Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas. Cabe destacar que esta prática de estágio foi realizada no período de pandemia da Covid-19, segundo semestre de 2020, sendo as atividades executadas de forma remota. Em vista disso, apresentamos às/aos estudantes da disciplina a ferramenta WebQuest (WQ) como um recurso didático tecnológico que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem sobre Direitos Humanos e os desdobramentos de discussões que envolvem a população negra, LGBTQ+, mulheres, indígenas, pessoas idosas, crianças e adolescentes. Os resultados alcançados evidenciam a necessidade de práticas educativas voltadas ao reconhecimento da diversidade e a escola como espaço plural. Para tanto, o recurso da WQ foi apresentado como uma ferramenta em potencial, sobretudo em tempos remotos, em que o papel do/a docente é mediar o conhecimento e como sugere Paulo Freire (1967) promover uma educação como prática da liberdade, por meio de uma consciência crítica em uma sociedade mais justa e humana.
Referências
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