Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional

ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-10
Enviado
agosto 28, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de pesquisas efetuadas em diferentes bancos de dados (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, rede Scielo, Anais de reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) para a composição de estado do conhecimento a respeito da temática que interrelaciona a formação inicial no curso de Pedagogia, em vista dos contextos não escolares, e a atuação profissional de pedagogos em espaços dessa natureza. Os materiais bibliográficos rastreados a partir das categorias delineadas para o estudo (pedagogia, educação não escolar, currículo e atuação profissional) foram analisados, primeiramente, quanto à pertinência temática e, posteriormente, quanto às aproximações e distanciamentos entre eles, com vistas à triangulação de dados. Como resultado, destacam-se, entre as áreas de atuação profissional não escolar para os pedagogos já estudadas, aquelas que se dedicam ao campo social, à educação organizacional, ao espaço jurídico e ao ambiente de saúde. Ademais, restou patente a exiguidade de produções, o que indica que ainda há vasto terreno de investigações a serem exploradas. Em termos de formação no curso de Pedagogia, evidenciou-se a dificuldade de abordagem da dimensão não escolar nos currículos e, em decorrência disso, a premência de reorientação das linhas formativas concernentes. Nesse processo, o pilar epistemológico da Pedagogia foi evocado pelos pesquisadores, pois a visão amplificada acerca do fenômeno educativo é aspecto fundamental para a discussão das práticas pedagógicas não escolares e, por conseguinte, para a atuação profissional dos pedagogos nesses cenários.

Referências

  1. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. (org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.
  2. ARAÚJO, Lilian Cristina Santos. A atuação do pedagogo no campo jurídico. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DO ENSINO, 2014, Fortaleza. Anais do XVII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DO ENSINO. Fortaleza: EdUECE, 2014. p. 67 – 71. Livro 3.
  3. CABRAL, Ângela Ninfa Mendes de. Políticas de formação do pedagogo para atuação em espaços não escolares: o projeto político. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13411. Acesso em: 25 mar. 2020.
  4. CARVALHO, Cristina; NASCIMENTO, Cristiane Bomfim do; SANTOS, Caroline dos; SILVA, Dayane Vieira da Silva. O fazer pedagógico em espaços de educação não formal. In: HOFFMAN, Adriana. et al (orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas tensões e perspectivas na relação entre educação, comunicação e tecnologias. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe DP et Alii, 2020.
  5. DALBEN, Ângela; DINIZ Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão (orgs.). Educação em espaços não-escolares: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (Livro 5 – Parte III). In: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação Ambiental, Educação em Ciências, Educação em Espaços não-escolares, Educação Matemática. Belo horizonte: Autêntica, 2010.
  6. FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As Pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
  7. FREITAS, Riane Conceição Ferreira. A construção de um saber pedagógico na esfera do judiciário paraense: o contexto histórico-social. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36ª, 2013, Goiânia. Anais 36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, Goiânia: Universidade Federal de Goiânia, 2013. GT - Gênero, Sexualidade e Educação, 36ª Reunião Nacional da ANPED. GT09 - Trabalho e Educação, 2013.
  8. FIREMAN, Maria Derise. O trabalho do pedagogo na instituição não escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/314. Acesso em: 25 mar. 2020.
  9. LAPALUDA, María Florentina. Educação não formal: um olhar sobre a formação e atuação de pedagogos(as) na Região dos Inconfidentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, 2017. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7327. Acesso em: 25 mar. 2020.
  10. MACHADO, Erico Ribas; ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Perspectivas pedagógicas da atualidade: conexões entre pedagogia, pedagogia social e educação não escolar. Painel do XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E DE PRÁTICAS DO ENSINO, 2018, Salvador, Anais, Bahia: Universidade Federal da Bahia, 2018. Disponível em: http://www.xixendipe.ufba.br/. Acesso em: 22 de agosto de 2021.
  11. MELO, Simone Paz. As responsabilidades do pedagogo em programas socioeducativos: novas exigências profissionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1519. Acesso em: 25 mar. 2020.
  12. MELO, Simony Freitas de; SANTOS, Gidair Lopes dos. Pedagogia jurídica: as práticas do pedagogo no judiciário. Recife: Editora UFPE, 2015.
  13. MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 8 maio 2020.
  14. PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. Educação popular na pedagogia hospitalar: práticas e saberes em construção. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37ª, 2015, Florianópolis. Anais da 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. GT – Educação Popular. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt06-4051.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
  15. PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de; MACHADO, Érico Ribas. Pedagogia: concepções e práticas em transformação. Educ. rev., Curitiba, n. 35, p. 223-236, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602009000300017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 abr. 2020.
  16. PEREIRA, Pâmela Rodrigues. A atuação do pedagogo em abrigos do município de Vitória/ES. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1927/1/Dissertacao%20Pamela%20Rodrigues%20Pereira.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.
  17. PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em revista, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469838956. Acesso em: 2 de julho de 2023.
  18. SÁ, Ricardo Antunes. Pedagogia: identidade e formação o trabalho pedagógico nos processos educativos não-escolares. Educ. rev., Curitiba, n. 16, p. 181-191, dez., 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602000000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 abr. 2020.
  19. SACRISTÁN, Jimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Penso, 2017.
  20. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. 2015a. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8217. Acesso em: 25 mar. 2020.
  21. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A formação inicial de pedagogos para a educação em contextos não escolares: apontamentos críticas e alternativas curriculares. In: PINTO, H. A.; SILVESTRE, M. A. (orgs.). Curso de pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017. p. 127-160.
  22. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 96, n. 244, p. 561-576, dez. 2015b. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812015000300561&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 abr. 2020.
  23. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Perspectivas Curriculares sobre a formação do pedagogo para a educação não escolar. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, e176656, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100124&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 abr. 2020.
  24. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Transgressões na formação de pedagogos(as): de um éthos curricular unitário a uma pedagogia do plural. (p. 103-127). In: A didática e os desafios políticos da atualidade: XIX ENDIPE FACED/UFBA, 2018 / Selma Garrido Pimenta ... [et al.] (organizadoras). - Salvador: EDUFBA, 2019. 266 p. - (XIX ENDIPE, 2).
  25. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Pedagogia na/para a Educação Não Escolar: pistas conceituais e apostas para o trabalho do(a) pedagogo(a). In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima (orgs.) Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021.
  26. SILVA, Carmen Silvia Bissoli. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
  27. SILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Currículo e ensino de história: um estado do conhecimento no Brasil. Educ. Real. Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1693-1723, outubro de 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401693&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 de maio de 2020.
  28. SILVA, Luciano Lima da. Pedagogia organizacional: estudo baseado na teoria fundamentada (grounded theory) no Nordeste do Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.
  29. SILVA, Terezinha de Jesus Amaral da. A contribuição do pedagogo em espaços fora da escola. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/2435/2/TerezinhaSilva.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.
  30. SANTOS, Bruno Tadeu de Oliveira. Pedagogas e Pedagogos atuantes em instituições de privação de liberdade: formação inicial, limites, desafios e possibilidades. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.
  31. SOUZA, Mariana Aparecida Serêjo de. Contribuições da atuação profissional de pedagogos em contextos não escolares para o currículo do curso de Pedagogia: 2022. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
  32. SOUZA, Mariana Aparecida Serêjo de. O lugar da educação não escolar nos currículos de Pedagogia. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 102, n. 262, p. 689-706, set./dez. 2021. Disponível em: https://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4573. Acesso em: 17 out. 2022.
  33. SOUZA, Mariana Aparecida Serêjo de. Formação do/a pedagogo/a no Distrito Federal: o lugar da educação não escolar nos currículos de Pedagogia. 2018. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
  34. VAZQUEZ, G. La educación no formal y otros conceptos próximos. In: VAZQUEZ, G. La educación no formal. Barcelona: Ariel, 1998.
  35. ZBUINOVICZ, Kauana de Fatima; ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. A concepção da Pedagogia Social e a formação do pedagogo para atuar em contextos não escolares: uma análise da formação inicial no programa curricular da UNICENTRO/PR. In: CRUZ, Giseli Barreto da; GABRIEL, Carmen Teresa; VASCONCELLOS, Mônica; AZEVEDO, Patrícia Bastos de (orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe DP et Alii, 2020.