Dossiê Temático
v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento
Resumo
Este artigo objetiva apresentar os resultados de pesquisas efetuadas em diferentes bancos de dados (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, rede Scielo, Anais de reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) para a composição de estado do conhecimento a respeito da temática que interrelaciona a formação inicial no curso de Pedagogia, em vista dos contextos não escolares, e a atuação profissional de pedagogos em espaços dessa natureza. Os materiais bibliográficos rastreados a partir das categorias delineadas para o estudo (pedagogia, educação não escolar, currículo e atuação profissional) foram analisados, primeiramente, quanto à pertinência temática e, posteriormente, quanto às aproximações e distanciamentos entre eles, com vistas à triangulação de dados. Como resultado, destacam-se, entre as áreas de atuação profissional não escolar para os pedagogos já estudadas, aquelas que se dedicam ao campo social, à educação organizacional, ao espaço jurídico e ao ambiente de saúde. Ademais, restou patente a exiguidade de produções, o que indica que ainda há vasto terreno de investigações a serem exploradas. Em termos de formação no curso de Pedagogia, evidenciou-se a dificuldade de abordagem da dimensão não escolar nos currículos e, em decorrência disso, a premência de reorientação das linhas formativas concernentes. Nesse processo, o pilar epistemológico da Pedagogia foi evocado pelos pesquisadores, pois a visão amplificada acerca do fenômeno educativo é aspecto fundamental para a discussão das práticas pedagógicas não escolares e, por conseguinte, para a atuação profissional dos pedagogos nesses cenários.
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