A presente reflexão tem como objetivo discutir a gestão educacional/escolar a partir da perspectiva do processo ensino/aprendizagem e o as expectativas de formação do pedagogo no Brasil, a partir das legislações, principalmente a Resolução n. 02/2019. Para tanto, se utiliza de uma breve análise bibliográfica pautada na Pedagogia, enquanto ciência, e a concepção do processo ensino aprendizagem pela educação como práxis social humana. Fundamenta-se, dentre outros autores, pelos estudos de Pimenta (1991), Saviani (2002, 2007), Franco (2008) e Libâneo (2001, 2009, 2014). Dentre as constatações, observa-se a necessidade urgente da revogação da Resolução n. 02/2019, com intuito de garantir uma formação adequada de profissionais e pesquisadores capazes de lidar com a gestão pedagógica não apenas em contextos escolares, mas também em ambientes socioeducativos e socioculturais mais amplos. Diante disso, torna-se imperativo agir com urgência, promovendo mobilizações e adotando estratégias para confrontar a abordagem mercadológica do gerencialismo, que continua a prejudicar a educação sem oferecer as críticas construtivas necessárias ao seu aprimoramento.