A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E GESTÃO:

breves apontamentos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-8

Keywords:

Gestão, Ensino Aprendizagem, Pedagogia, Formação

Abstract

A presente reflexão tem como objetivo discutir a gestão educacional/escolar a partir da perspectiva do processo ensino/aprendizagem e o as expectativas de formação do pedagogo no Brasil, a partir das legislações, principalmente a Resolução n. 02/2019. Para tanto, se utiliza de uma breve análise bibliográfica pautada na Pedagogia, enquanto ciência, e a concepção do processo ensino aprendizagem pela educação como práxis social humana. Fundamenta-se, dentre outros autores, pelos estudos de  Pimenta (1991), Saviani (2002, 2007), Franco (2008) e Libâneo (2001, 2009, 2014). Dentre as constatações, observa-se a necessidade urgente da revogação da Resolução n. 02/2019, com intuito de garantir uma formação adequada de profissionais e pesquisadores capazes de lidar com a gestão pedagógica não apenas em contextos escolares, mas também em ambientes socioeducativos e socioculturais mais amplos. Diante disso, torna-se imperativo agir com urgência, promovendo mobilizações e adotando estratégias para confrontar a abordagem mercadológica do gerencialismo, que continua a prejudicar a educação sem oferecer as críticas construtivas necessárias ao seu aprimoramento.

Author Biographies

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade estadual do Centro Oeste

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015), Doutora em Educação e Pós doutora em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil, da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e GEJAI - Grupo Políticas públicas, Educação permanente e práticas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É více líder dos Grupos de Pesquisa Diálogos Interdisciplinares em Direitos Humanos: Educação e Gestão e GETFOP - Grupo de Educação, Trabalho e Formação de Professores, sendo membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. Foi Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, assumindo também as funções de Vice direção e Conselheira Disciplinar desta última instituição prisional. Foi colaboradora dos Cadernos do Departamento Penitenciário do Paraná, especificamente nas Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Prisionais do Paraná. Foi Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos e, atualmente, é integrante do Comitê do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos e membro da Comissão Universidade para os Índios, CUIA, representante do Curso de Pedagogia, Campus Avançado de Chopinzinho, ambos da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. É coordenadora pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava Pr, além de atuar como Docente Colaboradora da Unicentro no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras, na Unicentro, e Gerontologia, na UEPG, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

Suzete Terezinha Orzechowski, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduada em Pedagogia- Orientação Educacional, Mestrado UNICAMP/UNICENTRO área de concentração Metodologia e Prática do Ensino; Doutorado pela PUC-PR/UNED-Madrid -Espanha na Formação de Professores. Areas de Pesquisa: Pedagogia, Pedagogia Social, Gestão educacional para contextos escolares e não escolares. Pós doutorado na UEPG/Pr. Lider do GETFOP-Grupo Educação, Trabalho e Formação de Professores -cadastrado no CNPq, coordenadora do LAPSU-Laboratório de Pedagogia Social da Unicentro. Membro do FORPED-Forum Paranaense dos Cursos de Pedagogia; Membro do Grupo de Trabalho da RePPed_ Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia. Pesquisadora CNPq Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021

Sheila Fabiana de Quadros, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutora em Educação, desenvolvendo pesquisa na área de Gerontologia educacional e Educação do Idoso na perspectiva da longevidade. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, desde o ano de 2003, atuando atualmente com o curso de Pedagogia e Letras.Mestra pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, pesquisando na linha História e Políticas Educacionais, desenvolvendo pesquisa na área da educação permanente de idosos. Pesquisa atualmente as Políticas Educacionais focando a Gestão Escolar e a Educação em outros espaços, valorizando a Educação social, Pedagogia social, Pedagogia Hospitalar e Empresarial. Pesquisa sobre a Educação do Idoso, incluindo a Gerontologia Educacional, a Educação permanente e a educação em espaços não-formais. Trabalho com disciplinas de Políticas educacionais e Gestão educacional, Metodologias de ensino, Pesquisa, Didática, Educação em espaços não-formais, como a Pedagogia Social, Hospitalar e Empresarial.Atua e produz materiais pedagógicos para cursos da EAD nas áreas pedagógicas. Atuou junto ao Setor de Alta complexidade denominado acolhimento institucional, trabalhando na área social com crianças, adolescentes e idosos, realizando trabalho articulado com o MINISTÉRIO PÚBLICO E JUDICIÁRIO durante quatorze anos. Atuou como equipe do CREAS no atendimento a IDOSOS vítimas de violência e em atendimento social. Possui experiência também como professora de cursos de capacitação e formação docente no SENAC-PR atuando com cursos de formação de professores e gestores educacionais. Atuou como professora do quadro efetivo municipal na Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais no município de Prudentópolis-PR. Atua igualmente como docente de cursos de formação com público adolescente/jovem, junto ao CIEE-PR. 

References

BRASIL. Resolução CNE/CP, nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em 28 maio 2022.

BRZEZINSKI, Iria. Gestão educacional na formação do pedagogo: repercussões das Diretrizes Curriculares Nacionais nos projetos políticos pedagógicos. In: III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, 2012, Zaragoza, Anais Anpae. Espanha: RBPAE, 2012, p. 1-16. Disponível emhttps://anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/IriaBrzezinski_res_int_GT2.pdf. Acesso em 10 jul. 2023.

FRANCO. Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008

FRANCO, Alexandre Paula. Formação dos Gestores escolares: dos encontros e desencontros nos cursos de Pedagogia. In: SILVESTRE, Maria Aparecida; PINTO, Umberto de Andrade. (orgs.). Curso de Pedagogia- avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.

FERREIRA Naura Siria. Repensando e ressignificando a gestão democrática da educação na “cultura globalizada”. Dossiê Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1427-1449, Set./Dez. 2004. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/bZtV gkPScg98jnHnp9CtzPp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 10 jul. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/xrmzBX7LVJRY5pPjFxXQgnS/?lang=pt. Acesso em 10 jul. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. Presente! Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, v. 60, p. 39-45, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e Prática. São Paulo: Editora Heccus, 2014.

MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan.; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. O curso de pedagogia e a resolução cne/cp nº 2 de 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?. Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 27, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309. Acesso em: 29 ago. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. Loyola: São Paulo, 1991

SANTOS, Boaventura de Souza. MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do sul [livro eletrônico] -- São Paulo : Cortez, 2013.

SANTOS, Luciana Carvalho dos. MARINS, Guilherme Afonso Monteiro de Barros. Administração escolar na perspectiva de Vitor Paro. In: X Seminário Regional Centro-Oeste da Anpae. 2018, Campo Grande. Anais Educação e democracia: políticas e direitos sociais. Mato Grosso do Sul: Universidade Católica Dom Bosco, 2018. P. 1-12. Disponível emhttps://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero3/1comunicacao/Capitulo01/LucianaCarvalhodosSantosE1Com.pdf. Acesso em 09 jun. 2023.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007, p. 99-134. Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/6MYP7j6S9R3pKLXHq78tTvj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 10 jul. 2023.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Por uma inflexão decolonial da epistemologia: desafios para nosso exercício do conhecer. Palestra. Grupo de Pesquisa GEPEE- Educação e Epistemologia- USP, 28 jun. 2022. Disponível em https://youtube.com/watch?v=2erWA94xoT0&feature=share. Acesso em 10 jul. 2023.

Published

2024-04-30

How to Cite

RODRIGUES, V. E. R.; ORZECHOWSKI, S. T. .; DE QUADROS, S. F. A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E GESTÃO:: breves apontamentos. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 138–150, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-8. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6997. Acesso em: 17 jul. 2024.