Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Dossiê Temático

Vol. 8 Núm. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E GESTÃO:: breves apontamentos

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-8
Enviado
August 29, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumen

A presente reflexão tem como objetivo discutir a gestão educacional/escolar a partir da perspectiva do processo ensino/aprendizagem e o as expectativas de formação do pedagogo no Brasil, a partir das legislações, principalmente a Resolução n. 02/2019. Para tanto, se utiliza de uma breve análise bibliográfica pautada na Pedagogia, enquanto ciência, e a concepção do processo ensino aprendizagem pela educação como práxis social humana. Fundamenta-se, dentre outros autores, pelos estudos de  Pimenta (1991), Saviani (2002, 2007), Franco (2008) e Libâneo (2001, 2009, 2014). Dentre as constatações, observa-se a necessidade urgente da revogação da Resolução n. 02/2019, com intuito de garantir uma formação adequada de profissionais e pesquisadores capazes de lidar com a gestão pedagógica não apenas em contextos escolares, mas também em ambientes socioeducativos e socioculturais mais amplos. Diante disso, torna-se imperativo agir com urgência, promovendo mobilizações e adotando estratégias para confrontar a abordagem mercadológica do gerencialismo, que continua a prejudicar a educação sem oferecer as críticas construtivas necessárias ao seu aprimoramento.

Citas

  1. BRASIL. Resolução CNE/CP, nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em 28 maio 2022.
  2. BRZEZINSKI, Iria. Gestão educacional na formação do pedagogo: repercussões das Diretrizes Curriculares Nacionais nos projetos políticos pedagógicos. In: III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, 2012, Zaragoza, Anais Anpae. Espanha: RBPAE, 2012, p. 1-16. Disponível emhttps://anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/IriaBrzezinski_res_int_GT2.pdf. Acesso em 10 jul. 2023.
  3. FRANCO. Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008
  4. FRANCO, Alexandre Paula. Formação dos Gestores escolares: dos encontros e desencontros nos cursos de Pedagogia. In: SILVESTRE, Maria Aparecida; PINTO, Umberto de Andrade. (orgs.). Curso de Pedagogia- avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.
  5. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.
  6. FERREIRA Naura Siria. Repensando e ressignificando a gestão democrática da educação na “cultura globalizada”. Dossiê Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1427-1449, Set./Dez. 2004. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/bZtV gkPScg98jnHnp9CtzPp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 10 jul. 2023.
  7. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/xrmzBX7LVJRY5pPjFxXQgnS/?lang=pt. Acesso em 10 jul. 2023.
  8. LIBÂNEO, José Carlos. Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. Presente! Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, v. 60, p. 39-45, 2009.
  9. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e Prática. São Paulo: Editora Heccus, 2014.
  10. MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan.; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. O curso de pedagogia e a resolução cne/cp nº 2 de 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?. Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 27, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309. Acesso em: 29 ago. 2023.
  11. PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. Loyola: São Paulo, 1991
  12. SANTOS, Boaventura de Souza. MENESES, Maria Paula (orgs). Epistemologias do sul [livro eletrônico] -- São Paulo : Cortez, 2013.
  13. SANTOS, Luciana Carvalho dos. MARINS, Guilherme Afonso Monteiro de Barros. Administração escolar na perspectiva de Vitor Paro. In: X Seminário Regional Centro-Oeste da Anpae. 2018, Campo Grande. Anais Educação e democracia: políticas e direitos sociais. Mato Grosso do Sul: Universidade Católica Dom Bosco, 2018. P. 1-12. Disponível emhttps://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero3/1comunicacao/Capitulo01/LucianaCarvalhodosSantosE1Com.pdf. Acesso em 09 jun. 2023.
  14. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2002.
  15. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007, p. 99-134. Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/6MYP7j6S9R3pKLXHq78tTvj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 10 jul. 2023.
  16. SEVERINO, Antonio Joaquim. Por uma inflexão decolonial da epistemologia: desafios para nosso exercício do conhecer. Palestra. Grupo de Pesquisa GEPEE- Educação e Epistemologia- USP, 28 jun. 2022. Disponível em https://youtube.com/watch?v=2erWA94xoT0&feature=share. Acesso em 10 jul. 2023.