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Dossiê Temático

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-6
Enviado
agosto 29, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumo

Este artigo propõe uma análise das possibilidades de atuação de pedagogos em espaços educacionais para além da docência, tomando como exemplo as áreas da Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica na Educação Básica, e as áreas da Assessoria Pedagógica e Apoio Pedagógico na Educação Superior. O objetivo é compreender as aproximações e distanciamentos nas práticas pedagógicas nessas diferentes áreas profissionais, assim como refletir sobre a formação inicial dos pedagogos que desempenham tais funções em seus espaços, tendo como base o histórico do curso de Pedagogia. O referencial teórico é baseado em obras de autores que se alinham à uma postura epistemológica da Pedagogia enquanto ciência, curso e profissão. As conclusões deste estudo revelam que para os pedagogos que atuam em funções não docentes, a trajetória profissional é marcada por um problema recorrente e pouco discutido: a indefinição e invisibilidade enfrentada por esses profissionais em relação à sua formação inicial e a atuação no campo da educação.

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