FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA

indefinições e invisibilidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-6

Palabras clave:

Pedagogos(as), Curso de Pedagogia, Formação de Pedagogos(as)

Resumen

Este artigo propõe uma análise das possibilidades de atuação de pedagogos em espaços educacionais para além da docência, tomando como exemplo as áreas da Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica na Educação Básica, e as áreas da Assessoria Pedagógica e Apoio Pedagógico na Educação Superior. O objetivo é compreender as aproximações e distanciamentos nas práticas pedagógicas nessas diferentes áreas profissionais, assim como refletir sobre a formação inicial dos pedagogos que desempenham tais funções em seus espaços, tendo como base o histórico do curso de Pedagogia. O referencial teórico é baseado em obras de autores que se alinham à uma postura epistemológica da Pedagogia enquanto ciência, curso e profissão. As conclusões deste estudo revelam que para os pedagogos que atuam em funções não docentes, a trajetória profissional é marcada por um problema recorrente e pouco discutido: a indefinição e invisibilidade enfrentada por esses profissionais em relação à sua formação inicial e a atuação no campo da educação.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

MENDES RUIZ CANTANO, M.; PINHEIRO DA SILVA COLOMBINI, F.; PRESTES PADILHA RIVAS, N. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 104–123, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6990. Acesso em: 17 jul. 2024.