Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PEDAGOGOS PARA ALÉM DA DOCÊNCIA: indefinições e invisibilidades

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-6
Enviado
agosto 29, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumo

Este artigo propõe uma análise das possibilidades de atuação de pedagogos em espaços educacionais para além da docência, tomando como exemplo as áreas da Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica na Educação Básica, e as áreas da Assessoria Pedagógica e Apoio Pedagógico na Educação Superior. O objetivo é compreender as aproximações e distanciamentos nas práticas pedagógicas nessas diferentes áreas profissionais, assim como refletir sobre a formação inicial dos pedagogos que desempenham tais funções em seus espaços, tendo como base o histórico do curso de Pedagogia. O referencial teórico é baseado em obras de autores que se alinham à uma postura epistemológica da Pedagogia enquanto ciência, curso e profissão. As conclusões deste estudo revelam que para os pedagogos que atuam em funções não docentes, a trajetória profissional é marcada por um problema recorrente e pouco discutido: a indefinição e invisibilidade enfrentada por esses profissionais em relação à sua formação inicial e a atuação no campo da educação.

Referências

  1. AGUIAR, Márcia A. da S. et al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educação & Sociedade [online]. 2006, v. 27, n. 96, pp. 819-842. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300010.
  2. ANTONELLO, Jaqueline; COMAR, Sueli R. Assessoria Pedagógica Universitária: processos formativos discentes e docentes na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, e024046, p.1-20, 2021.
  3. BRASIL. Lei n. 5.564, de 21 de dezembro de 1968. Provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L5564.htm.
  4. BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html.
  5. BRASIL. Lei n. 72.846 de 26 de setembro de 1973. Regulamenta a Lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 set. 1973. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d72846.htm.
  6. BRASIL. Decreto-Lei Nº 1.190, de 4 de Abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Coleção de Leis do Brasil - 1939, p. 50, Vol. 4 939, 1939.
  7. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
  8. BRASIL. Lei Nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências.
  9. BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11, 2006.
  10. BRASIL. Ministério da Educação. Reestruturação e expansão das universidades federais – Diretrizes Gerais. Brasília: MEC, 2007.
  11. BRASIL. Ministério da Educação. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Brasília: MEC, 2010.
  12. BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Parecer CNE/CP nº 22, de 7 de novembro de 2019. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=133091-pcp022-19-3&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 >
  13. BROILO, Cecília L. Assessoria Pedagógica na universidade: (con)formando o trabalho docente. Araraquara: Junqueira & Marin, 2015.
  14. CANTANO, Márcia M. R. Pedagogos que atuam na Educação Superior: análise a partir dos editais de Concurso Público das Universidades Federais. In: RIVAS, Noeli P. P; DEGREVE, Glaucia M. S. e MARTIN-FRANCHI, Giovanna O. de O. [Orgs.] Diálogos sobre formação de professores e currículo no ensino superior e na educação básica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 1ed. São Carlos: Pedro e João, v. 1, p. 227-246, 2022.
  15. CARRASCO, Ligia B. Z.; XAVIER, Amanda R. C.; AZEVEDO, Maria Antônia R. de. Assessoria Pedagógica ao docente universitário: uma carreira em construção. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, p. 209-219, 2018
  16. CORRÊA, Shirlei. S.; GESSER, Verônica. Coordenação pedagógica A dialética entre o legal e o real. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 611-625, jul./dez. 2016.
  17. CUNHA, Maria I. (Org.). Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. Araraquara – SP: Junqueira & Marin, 2014.
  18. DIAS, Carlos E. S. B.; TOTI, Michele. C. S.; SAMPAIO, Helena.; POLYDORO, Soely. A. J. (Orgs.) Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
  19. EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Curso de Pedagogia, organizações multilaterais e o superprofessor. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 45, p. 185-198, jul/set. 2012.
  20. FRANCO, Maria.A.S, LIBÂNEO, José.C. e PIMENTA, S.G. Elementos para a formulação de Diretrizes Curriculares para Cursos de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 63-97, jan./abr. 2007
  21. GRINSPUN, Mirian. P. S. Z. A orientação educacional: uma perspectiva contextualizada. In: GRINSPUN, M. P. S. Z. (org.). A prática dos orientadores educacionais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001
  22. GRINSPUN, Mirian. P. S. Z. O papel da orientação educacional diante das perspectivas atuais da escola. In: GRINSPUN, Mirian. P. S. Z. (org.). Supervisão e orientação educacional: perspectivas de integração na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
  23. LIBÂNEO, José C. O sistema de organização e gestão da escola. In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
  24. LIBÂNEO, José C. Pedagogia e Pedagogos: Para que? 12 ed. São Paulo, Cortez, 2010.
  25. LIBÂNEO, José C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da Educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo, Cortez, 2002.
  26. LUCARELLI, Elisa. (org.) Universidad y Asesoramiento Pedagógico. Buenos Aires, Argentina: Miño y Davila Editores, 2015.
  27. PASCOAL, Mirian; HONORATO, Eliane C.; ALBUQUERQUE, Fabiana. A. Orientador educacional no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 101-120, jun. 2008.
  28. PIMENTA, Selma G.; PINTO, Umberto. de A.; SEVERO, José. L. R. de L. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-20, 6 jun. 2020.
  29. PINTO, Umberto. A. Pedagogia e Pedagogos Escolares. Tese de Doutorado em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: 2006.
  30. PINTO. Umberto A. Pedagogia escolar: Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional. São Paulo: Cortez, 2011.
  31. PLACCO, Vera M. N. S.; SOUZA, Vera L. T.; ALMEIDA, Laurinda R. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa [online]. 2012, v. 42, n. 147, p. 754-771.
  32. PORTELINHA, Angela. M. S.; BORSSOI, B. L. SBARDELOTTO, V. S. Diretrizes Curriculares Nacionais n. 02 de 2019: a possível dissolução do curso de Pedagogia. Formação em Movimento, v.3, i.1, n.5, p. 92-113 ,jan./jun. 2021.
  33. SILVA, Carmem. S. B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 2. ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2003.
  34. SILVA JUNIOR. Celestino. A. Gestão da Educação e Organização do Trabalho na Escola: (Inter)Relações com a formação do(a) pedagogo(a). In: Brabo, T.S.A.M.; Cordeiro, A.P.; e Milanez, S.G.C. (org) Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária ; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
  35. TOZETTO, Susana S.; KAILER, Priscila. G. L. Formação inicial do pedagogo que atua como coordenador pedagógico. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 361-379, jul.-dez. 2018.
  36. VARANI, Adriana, ZAN, Dirce e GRANDIN, Luciane. O Curso de Pedagogia entre Deliberações. Educação, Santa Maria, v. 45. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao.
  37. XAVIER, Amanda R. C.; AZEVEDO, Maria A. R. de. Assessoria Pedagógica Universitária no Contexto da Universidade Nova: Mapeamento e Reflexões. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 36, 2020.