O presente artigo se constitui em um ensaio crítico que discorre sobre aspectos temporais, políticos e conceituais do processo de criação da Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia- RePPed, cuja origem se deu em maio de 2021. Essa Rede tem sido protagonista, no cenário nacional, no debate sobre a Pedagogia suas três dimensões constitutivas: ciência, curso e profissão. O ensaio, que possui caráter crítico-analítico, se ancora na análise de documentos e registro de experiências para delinear a trajetória da RePPed e a sua contribuição acadêmica ao debate sobre os estatutos identitários da Pedagogia, questão que esteve à margem durante décadas no contexto acadêmico brasileiro e na agenda de diferentes entidades representativas do campo educacional. As ações realizadas pela RePPed contam, de maneira colaborativa, com docentes vinculadas/os a diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação, pedagogos/as, estudantes e docentes de cursos de Pedagogia, situados em diferentes regiões do país, englobando uma agenda de estudos e pesquisas sobre a condição epistemológica da Pedagogia como Ciência da Educação Pedagogia com vistas a construir um debate qualificado e de referência que sirva para estruturar e potencializar proposições quanto à formação inicial de pedagogas/os.
Palavras-Chave: pedagogia; RePPed; epistemologia; pedagogo.