Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

REDE NACIONAL DE PESQUISA EM PEDAGOGIA:: contribuições ao debate sobre a Pedagogia no Brasil

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-18
Submitted
August 29, 2023
Published
2024-04-30

Abstract

O presente artigo se constitui em um ensaio crítico que discorre sobre aspectos temporais, políticos e conceituais do processo de criação da Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia- RePPed, cuja origem se deu em maio de 2021. Essa Rede tem sido protagonista, no cenário nacional, no debate sobre a Pedagogia suas três dimensões constitutivas: ciência, curso e profissão. O ensaio, que possui caráter crítico-analítico, se ancora na análise de documentos e registro de experiências para delinear a trajetória da RePPed e a sua contribuição acadêmica ao debate sobre os estatutos identitários da Pedagogia, questão que esteve à margem durante décadas no contexto acadêmico brasileiro e na  agenda de diferentes entidades representativas do campo educacional. As ações realizadas pela RePPed contam, de maneira colaborativa, com docentes vinculadas/os a diferentes  Programas de Pós-Graduação em Educação, pedagogos/as, estudantes e docentes de cursos de Pedagogia, situados em diferentes regiões do país, englobando uma agenda de estudos e pesquisas sobre a condição epistemológica da Pedagogia como Ciência da Educação Pedagogia com vistas a construir um debate qualificado e de referência que sirva para estruturar e potencializar proposições quanto à formação inicial de pedagogas/os.

Palavras-Chave: pedagogia; RePPed; epistemologia; pedagogo.

References

  1. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 1 de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia. Brasília, DF: 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
  2. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília-DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-r-cp002-19/file Acesso em: 20 fev. 2022.
  3. DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega. Orzechowski, Suzete Terezinha. Portelinha, Ângela Maria Silveira. Pedagogia e suas interfaces. Revista Epistemologia e Práxis Educativa, V.6, N1, 2023. Disponível in: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/issue/view/279.
  4. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003.
  5. FRANCO, Maria Amélia Santoro; MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; MOREIRA, Jefferson da Silva (Orgs.). Dossiê temático: Pedagogia: epistemologia, saberes e práticas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.31, Especial, p.714-957 novembro 2021.
  6. GIROUX, H. Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  7. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
  8. MAGALHÃES, Jonas Emanuel P; Ramos, Moacyr S. Pedagogia em Cena: saberes e experiências de pedagogos/as em diferentes espaços de atuação. Revista Desenvolvimento & Civilização, v. 4, n. 2, 2023. (No prelo)
  9. MASCARENHAS, A. D. N.; Moreira, J. da S. O campo teórico da Pedagogia e seus desdobramentos na formação de pedagogos(as). Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–8, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22071.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22071. Acesso em: 28 ago. 2023.
  10. MASCARENHAS, A. D. N. O eclipse da pedagogia nos documentos oficiais que orientam a formação do/a pedagogo/a. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21416.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21416. Acesso em: 27 ago. 2023
  11. PIMENTA, Selma Garrido. Panorama atual da Didática no quadro das ciências da educação: educação, pedagogia e didática. In: Pimenta, Selma Garrido (org.). Pedagogia, ciência da educação? 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1998, p. 47-84.
  12. PIMENTA, Selma Garrido; Pinto, Umberto de Andrade; Severo, José Leonardo Rolim de Lima. Panorama da Pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em revista, Belo Horizonte, v. 38, e38956, 2022, p. 1-17. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/tXrLcgJxZPSV4n47WPzgpxq/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 21 de agosto de 2023.
  13. RePPed. Carta de apresentação da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed). Revista Eletrônica Pesquiseduca, 13(31), 2021. Recuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1215 Acesso em 22 de agosto de 2023.
  14. SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008
  15. SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1988.
  16. SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; Pimenta, Selma Garrido. Formação em Pedagogia na América Latina: apontamentos sobre Argentina, Brasil, Colômbia e México. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, SP, v. 9, e023033, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670012 Acesso em 22 de agosto de 2023.
  17. SILVA JUNIOR, Celestino Alves. Prefácio. In: Pedroso, Cristina Cinto et al. Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019. P. 5-15.