O texto contempla reflexões bibliográficas de cunho qualitativo, que busca uma codificação de ideias para ampliar e fortalecer o debate sobre a formação do(a) Pedagogo(a). Traz por objetivo a problematização que impregna atuais e velhos dilemas, os quais assolam as propostas formativas e como destaque desembocam na lacuna sobre a epistemologia da Pedagogia e sua atuação em contextos escolares e não escolares. A partir das DCNS de 2006, o curso de Pedagogia vem organizando disciplinas para atender contextos não escolares, desde que promovam a educação intencional, essa é uma dinâmica desafiadora, mas necessária. As ideias principais exprimem as provocações trazidas por Selma Garrido Pimenta (2023) em palestra de abertura da XXX Semana de Pedagogia da Unicentro/PR. Diante desses apontamentos, ousamos promover o debate sobre a formação do Pedagogo. Em pleno século XXI, a possibilidade em extinguir os cursos de formação em Pedagogia é sempre presente, a demanda na formação de professores fundamentada na docência é um reducionismo defendido por muitos. Assim, neste contexto é imprescindível pesquisar a Pedagogia.