Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Dossiê Temático

Vol. 8 Núm. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)? O que formam os cursos de Pedagogia?

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-4
Enviado
August 24, 2023
Publicado
2024-04-30

Resumen

O texto contempla reflexões bibliográficas de cunho qualitativo, que busca uma codificação de ideias para ampliar e fortalecer o debate sobre a formação do(a) Pedagogo(a). Traz por objetivo a problematização que impregna atuais e velhos dilemas, os quais assolam as propostas formativas e como destaque desembocam na lacuna sobre a epistemologia da Pedagogia e sua atuação em contextos escolares e não escolares. A partir das DCNS de 2006, o curso de Pedagogia vem organizando disciplinas para atender contextos não escolares, desde que promovam a educação intencional, essa é uma dinâmica desafiadora, mas necessária. As ideias principais exprimem as provocações trazidas por Selma Garrido Pimenta (2023) em palestra de abertura da XXX Semana de Pedagogia da Unicentro/PR. Diante desses apontamentos, ousamos promover o debate sobre a formação do Pedagogo. Em pleno século XXI, a possibilidade em extinguir os cursos de formação em Pedagogia é sempre presente, a demanda na formação de professores fundamentada na docência é um reducionismo defendido por muitos. Assim, neste contexto é imprescindível pesquisar a Pedagogia.

Citas

  1. BEILEROT, Jack. A sociedade pedagógica. Porto: Rés Editora, 1985.
  2. BRASIL-MEC/Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional nº 9394/1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso mai/2023.
  3. BRASIL-MEC/ Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº1 de 15 de maio de 2006. Disponível em ormativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rcp0106.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em Maio/2023.
  4. FREIRE, Paulo. Papel da Educação na Humanização. Revista da Faeeba. Salvador: 1997. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/1128/2/FPF_OPF_01_0018.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
  5. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6021142/mod_resource/content/1/E4%20-%20Texto%201.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
  6. LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade. Ano XX, nº 68, Dezembro/99. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVJNtv6QYmQY7WFv85SdyWy/?format=pdf. Acesso em: 13 maio 2023.
  7. ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. A formação do Pedagogo para além da docência à luz da Pedagogia que é social. In: FERREIRA, SIRINO & MOTA. Teorias e práticas da pedagogia Social no Brasil. V. 2, Jundiaí: Pacco Editorial, 2018.
  8. ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. A Pedagogia é Social! Novas edições acadêmicas: Saarbrucken-Alemanha, 2017.
  9. ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; ARAUJO, Margareth. A pedagogia é a Ciência da educação e não suas adjetivações. Revista Epistemologia e Prática Educativa-EPEduc, Piauí, v. 6, n. 1, p. 01-21, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4001/3602. Acesso em: 25 jun. 2023.
  10. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. (p. 15 a 34) São Paulo: Cortez Editora, 1999.
  11. PIMENTA, Selma Garrido. Conferênia na XX Semana de Pedagogia: Identidade em movimentos. Conferência: Pedagogia epistemologia e especificidade. Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 20 fev. 2023.
  12. SILVA JUNIOR, Celestino Alves da. Prefácio do livro Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. In: SILVESTRE, Magali Aparecida; PINTO, Umberto de Andrade (Orgs.). Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.
  13. SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/9dskHZ5yhjhYbXfGNNvm4VK/#:~:text=A%20escola%20de%20qualidade%20social,e%20ambientais%20em%20seu%20sentido. Acesso em: 13 maio 2023.