A PEDAGOGIA É UM CURSO QUE FORMA PEDAGOGOS(AS)?
O que formam os cursos de Pedagogia?
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-4Keywords:
pedagogia, formação, dilemas, espaços escolares e não escolaresAbstract
O texto contempla reflexões bibliográficas de cunho qualitativo, que busca uma codificação de ideias para ampliar e fortalecer o debate sobre a formação do(a) Pedagogo(a). Traz por objetivo a problematização que impregna atuais e velhos dilemas, os quais assolam as propostas formativas e como destaque desembocam na lacuna sobre a epistemologia da Pedagogia e sua atuação em contextos escolares e não escolares. A partir das DCNS de 2006, o curso de Pedagogia vem organizando disciplinas para atender contextos não escolares, desde que promovam a educação intencional, essa é uma dinâmica desafiadora, mas necessária. As ideias principais exprimem as provocações trazidas por Selma Garrido Pimenta (2023) em palestra de abertura da XXX Semana de Pedagogia da Unicentro/PR. Diante desses apontamentos, ousamos promover o debate sobre a formação do Pedagogo. Em pleno século XXI, a possibilidade em extinguir os cursos de formação em Pedagogia é sempre presente, a demanda na formação de professores fundamentada na docência é um reducionismo defendido por muitos. Assim, neste contexto é imprescindível pesquisar a Pedagogia.
References
BEILEROT, Jack. A sociedade pedagógica. Porto: Rés Editora, 1985.
BRASIL-MEC/Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional nº 9394/1996. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso mai/2023.
BRASIL-MEC/ Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP nº1 de 15 de maio de 2006. Disponível em ormativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_rcp0106.pdf?query=LICENCIATURA. Acesso em Maio/2023.
FREIRE, Paulo. Papel da Educação na Humanização. Revista da Faeeba. Salvador: 1997. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/1128/2/FPF_OPF_01_0018.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6021142/mod_resource/content/1/E4%20-%20Texto%201.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade. Ano XX, nº 68, Dezembro/99. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVJNtv6QYmQY7WFv85SdyWy/?format=pdf. Acesso em: 13 maio 2023.
ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. A formação do Pedagogo para além da docência à luz da Pedagogia que é social. In: FERREIRA, SIRINO & MOTA. Teorias e práticas da pedagogia Social no Brasil. V. 2, Jundiaí: Pacco Editorial, 2018.
ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha. A Pedagogia é Social! Novas edições acadêmicas: Saarbrucken-Alemanha, 2017.
ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha; ARAUJO, Margareth. A pedagogia é a Ciência da educação e não suas adjetivações. Revista Epistemologia e Prática Educativa-EPEduc, Piauí, v. 6, n. 1, p. 01-21, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4001/3602. Acesso em: 25 jun. 2023.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. (p. 15 a 34) São Paulo: Cortez Editora, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido. Conferênia na XX Semana de Pedagogia: Identidade em movimentos. Conferência: Pedagogia epistemologia e especificidade. Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 20 fev. 2023.
SILVA JUNIOR, Celestino Alves da. Prefácio do livro Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. In: SILVESTRE, Magali Aparecida; PINTO, Umberto de Andrade (Orgs.). Curso de Pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/9dskHZ5yhjhYbXfGNNvm4VK/#:~:text=A%20escola%20de%20qualidade%20social,e%20ambientais%20em%20seu%20sentido. Acesso em: 13 maio 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Communitas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.