O objetivo deste estudo foi analisar as repercussões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) na formação de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) durante a pandemia de Covid-19. Os/as colaboradores/as da pesquisa foram cinco bolsistas participantes do subprojeto intitulado “Práticas Pedagógicas Inclusivas e a Garantia do Direito à Educação para Mulheres Encarceradas”, vinculado ao Projeto Institucional do Pibid-Uepa. O instrumento adotado para a reunião dos dados foi o questionário eletrônico, e a análise das respostas foi feita a partir do Método de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos apontam que no contexto atípico da pandemia de Covid-19, em que o subprojeto foi desenvolvido, resultou na impossibilidade dos/as pibidianos/as vivenciarem experiências presenciais. O contexto remoto, adotado pelo subprojeto, impôs desafios aos/às pibidianos/as, como a dificuldade de acesso à internet de qualidade e de uma formação colaborativa entre seus pares. Por outro lado, as atividades desenvolvidas proporcionaram aos/às bolsistas a aquisição de aprendizados, especialmente, relacionados à temática abordada pelo subprojeto, a abertura de novas perspectivas acadêmicas, permitindo-lhes explorar uma área da educação que antes lhes era desconhecida, e os/às incentivou a uma mudança de atitude, ajudando a superar preconceitos em relação às pessoas encarceradas.