REPERCUSSÕES DO PIBID-UEPA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-17

Palabras clave:

Pibid, Formação inicial, pandemia, pedagogia, formação de professores/as

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar as repercussões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) na formação de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) durante a pandemia de Covid-19. Os/as colaboradores/as da pesquisa foram cinco bolsistas participantes do subprojeto intitulado “Práticas Pedagógicas Inclusivas e a Garantia do Direito à Educação para Mulheres Encarceradas”, vinculado ao Projeto Institucional do Pibid-Uepa. O instrumento adotado para a reunião dos dados foi o questionário eletrônico, e a análise das respostas foi feita a partir do Método de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos apontam que no contexto atípico da pandemia de Covid-19, em que o subprojeto foi desenvolvido, resultou na impossibilidade dos/as pibidianos/as vivenciarem experiências presenciais. O contexto remoto, adotado pelo subprojeto, impôs desafios aos/às pibidianos/as, como a dificuldade  de acesso à internet de qualidade e de uma formação colaborativa entre seus pares. Por outro lado, as atividades desenvolvidas proporcionaram aos/às bolsistas a aquisição de aprendizados, especialmente, relacionados à temática abordada pelo subprojeto, a abertura de novas perspectivas acadêmicas, permitindo-lhes explorar uma área da educação que antes lhes era desconhecida, e os/às incentivou a uma mudança de atitude, ajudando a superar preconceitos em relação às pessoas encarceradas.

Biografía del autor/a

Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED-UEPA).  Possui Especialização em Tecnologias Educacionais para Prática Docente do Ensino Básico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA e Graduação em Educação Física pela UEPA (2016-2021). 

Welison Alan Gonçalves Andrade, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Possui graduação no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do núcleo de pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas da UEPA.

Bianca Souto Mota da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Especialista em Pesquisa em Música e Licenciada em Música pela UEPA.  

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

OLIVEIRA GUIMARÃES, J. W.; GONÇALVES ANDRADE, W. A. .; SOUTO MOTA DA SILVA, B. . REPERCUSSÕES DO PIBID-UEPA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE COVID-19. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 319–338, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-17. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7037. Acesso em: 17 jul. 2024.