Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

REPERCUSSÕES DO PIBID-UEPA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DE PEDAGOGIA EM TEMPOS DE COVID-19

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-17
Submitted
September 13, 2023
Published
2024-04-30

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar as repercussões do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID) na formação de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) durante a pandemia de Covid-19. Os/as colaboradores/as da pesquisa foram cinco bolsistas participantes do subprojeto intitulado “Práticas Pedagógicas Inclusivas e a Garantia do Direito à Educação para Mulheres Encarceradas”, vinculado ao Projeto Institucional do Pibid-Uepa. O instrumento adotado para a reunião dos dados foi o questionário eletrônico, e a análise das respostas foi feita a partir do Método de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos apontam que no contexto atípico da pandemia de Covid-19, em que o subprojeto foi desenvolvido, resultou na impossibilidade dos/as pibidianos/as vivenciarem experiências presenciais. O contexto remoto, adotado pelo subprojeto, impôs desafios aos/às pibidianos/as, como a dificuldade  de acesso à internet de qualidade e de uma formação colaborativa entre seus pares. Por outro lado, as atividades desenvolvidas proporcionaram aos/às bolsistas a aquisição de aprendizados, especialmente, relacionados à temática abordada pelo subprojeto, a abertura de novas perspectivas acadêmicas, permitindo-lhes explorar uma área da educação que antes lhes era desconhecida, e os/às incentivou a uma mudança de atitude, ajudando a superar preconceitos em relação às pessoas encarceradas.

References

  1. ALBUQUERQUE, Andréa de; GONÇALVES, Tadeu Oliver; BANDEIRA, Márcia Cristina dos Santos. A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 2, p. 102-123, 2020.
  2. AMBROSETTI, Neusa Banhara et al. Contribuições do Pibid para a formação inicial de professores. Educação em perspectiva, v. 4, n. 1, p. 151-174, 2013.
  3. ARAÚJO, Juliana Pereira de. O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência na UEPA: reflexões iniciais. Revista Cocar, v. 7, n. 14, p. 43-52, 2013.
  4. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
  5. BIAZETTO, Flávia Cristina Bandeca et al. Desafios frente à pandemia de covid-19 e caminhos construídos pelos membros do subprojeto do pibid letras-português e inglês do unisagrado. MIMESIS, v. 42, n. 2, p. 120-133, 2021.
  6. BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2010.
  7. BRASIL. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União, n. 65, 2013.
  8. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 157, n. 53, p. 39, 2020.
  9. BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Especial: doença pelo coronavírus Covid-19. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/covid-19/2020/boletim-epidemiologico-no-28-boletim-coe-coronavirus.pdf/view. Acesso em: 15 ago. 2023.
  10. BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Diário Oficial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007.
  11. CAMARGO, Arlete; FERREIRA, Diana Lemes; LUZ, Iza Cristina P. Perfil, condição e formação docente no Pará. In: MAUÉS, Olgaíses; CAMARGO, Arlete ; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (Orgs.). O trabalho docente na educação básica: o Pará em questão. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
  12. CORNELO, Camila Santos; SCHNECKENBERG, Marisa. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência–PIBID: trajetória e desdobramentos. Jornal de Políticas Educacionais, v. 14, p. 1-21, 2020.
  13. FERREIRA, Francinara Silva; VASCONCELOS, Clênya Ruth Alves; COLARES, Marília Lília Imbiriba Sousa. Política de Formação Docente: da implementação do PIBID como incentivo à prática docente à aproximação universidade e escola. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 8, n. 2, 2015.
  14. FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
  15. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
  16. GATTI, Bernardete et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
  17. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  18. LIMA, Rafaela Rodrigues de. Atuação do Pibid Núcleo Pedagogia na Escola Estadual Hegésippo Reis no contexto da pandemia de covid 19. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.
  19. MARCONDES, Maria Inês; TEIXEIRA, Elizabeth; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de Oliveira. Metodologias e técnicas de pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2010.
  20. MARTINS, Shalatiel Bernardo; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão; MENEZES, Remerson Bezerra. Os desafios do pibid letras português na URCA durante o ensino remoto emergencial. Macabéa-Revista Eletrônica do Netlli, v. 12, n. 2, p. 69-81, 2023.
  21. ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Desafio histórico na educação prisional brasileira: ressignificando a formação de professores... Um quê de utopia?. Revista HISTEDBR On-line, v. 12, n. 47, p. 205-219, 2012.
  22. ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação e Realidade, v. 38, n. 01, p. 51-69, 2013.
  23. PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira; CARVALHO, Alexandre Filordi de; NOVAES, Luiz Carlos. A formação do pedagogo e a educação nas prisões: reflexões acerca de uma experiência. Cadernos Cedes, v. 36, n. 98, p. 109-122, 2016.
  24. PEREIRA, Carlos Miguel et al. Relato de experiência acerca da vulnerabilidade social e seu prejuízo no aprendizado de física durante a pandemia de Covid-19. In: Anais do VIII Encontro Nacional das Licenciaturas, VII Seminário do PIBID, II Seminário da Residência Pedagógica. 2021.
  25. RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020.
  26. SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos et al. Os Movimentos da Formação de Estudantes do PIBID no Período de Pandemia Covid-19. In: Anais do XXIX Seminário de Educação. SBC, 2021. p. 1982-1992.
  27. SCHARDONG, Paula Cortezi Schefer Cardoso; VIAL, Ana Paula Seixas. O professor da escola como coformador dos bolsistas de Iniciação à Docência no Pibid. Travessias, v. 16, n. 3, p. 1-17, 2022.
  28. SILVA, João Vitor da; SILVA, Denysson Bruno Farias da; SILVA NETO, João Ferreira da. Ensino de Matemática na pandemia: reflexões sobre os desafios de pibidianos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 27, p. 1-12, 2022.
  29. SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; NONATO, Eunice Maria Nazareth; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Cenários da Educação de mulheres jovens e adultas em situação de privação de liberdade no contexto brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 811-832, 2020.
  30. SPIRONELLO, Rosangela Lurdes; DIAS, Fernanda Puglia Vieira; SILVA, Giane Silva da. Oficinas itinerantes do PIBID Geografia UFPel durante a pandemia da Covid-19: relato de experiência. Diversitas Journal, v. 7, n. 4, p. 2897-2911, 2022.
  31. TABORDA, Cleuza Regina Balan; MELLO, ngela Rita Christofolo de. Redefinições das ações do pibid no contexto da pandemia do covid-19. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 8, n. 2, p. 24-39, 2021.
  32. TURKE, Nathália Hernandes; PASSOS, Marinez Meneghello. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de ciências nas percepções de ex-bolsistas. Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 2, p. 52-67, 2020.
  33. VIEIRA, Márcia de Freitas; SILVA, Carlos Manuel Seco da. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista brasileira de informática na educação, v. 28, p. 1013-1031, 2020.
  34. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Portaria nº 1019/2020, de 18 de março de 2020. Dispões sobre o conjunto de medidas circunstanciais, em face do Covid -19, vidando a preservação da saúde de estudantes e servidores e a não propagação da doença. Disponível em: https://www.uepa.br/sites/default/files/portaria1019_2020_uepa.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
  35. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Conselho Universitário. Resolução nº 3562/20 - CONSUN, de 31 de Agosto de 2020. Ementa: Aprova o Protocolo Pedagógico de retomada das Atividades Acadêmicas no mbito da Universidade do Estado do Pará, e respectivo Calendário Acadêmico 2020-Suplementar. Disponível em: https://www.uepa.br/sites/default/files/resolucaon35622020-retomadadas_atividades_academicas.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
  36. YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.