A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO CONTEXTO INVESTIGATIVO:
Alfabetização Científica em foco
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-11Palavras-chave:
Educação ambiental crítica. Ensino por Investigação. Educação para o Trânsito.Resumo
O presente estudo visa ampliar as discussões acerca da Educação para o trânsito como possibilidade de inserção do Ensino por Investigação no ensino de Ciências, assim sendo, almejando a Alfabetização Científica dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A pesquisa norteou-se pela inquietação: os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de uma escola municipal do interior da Bahia percebem se as atitudes no trânsito contribuem com a poluição ambiental? Como procedimento metodológico, apropriamo-nos das etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, constituindo uma pesquisa de abordagem qualitativa com técnica de observação não participante a partir de uma Atividade Investigativa desenvolvida com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal no interior baiano. A realização da atividade esteve baseada na Abordagem Investigativa, sustentando a forma de provocar nos discentes uma reflexão sobre suas práticas enquanto cidadãos de condutas conscientes. A aplicação da atividade prática possibilitou a saída dos alunos do espaço da sala de aula para observar e refletir atitudes suas e de outras pessoas no trânsito, bem como depositando atenção à maneira como contribuem para o aumento da poluição ambiental. Por conseguinte, os alunos perceberam que a sua conduta e a de outras pessoas no trânsito interferem na poluição ambiental e auditiva, reforçando a necessidade de um trabalho voltado à Educação Ambiental crítica que contribua na Alfabetização Científica dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
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