A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO CONTEXTO INVESTIGATIVO:

Alfabetização Científica em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327.268346.9.22-11

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica. Ensino por Investigação. Educação para o Trânsito.

Resumo

O presente estudo visa ampliar as discussões acerca da Educação para o trânsito como possibilidade de inserção do Ensino por Investigação no ensino de Ciências, assim sendo, almejando a Alfabetização Científica dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A pesquisa norteou-se pela inquietação: os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de uma escola municipal do interior da Bahia percebem se as atitudes no trânsito contribuem com a poluição ambiental? Como procedimento metodológico, apropriamo-nos das etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, constituindo uma pesquisa de abordagem qualitativa com técnica de observação não participante a partir de uma Atividade Investigativa desenvolvida com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal no interior baiano. A realização da atividade esteve baseada na Abordagem Investigativa, sustentando a forma de provocar nos discentes uma reflexão sobre suas práticas enquanto cidadãos de condutas conscientes. A aplicação da atividade prática possibilitou a saída dos alunos do espaço da sala de aula para observar e refletir atitudes suas e de outras pessoas no trânsito, bem como depositando atenção à maneira como contribuem para o aumento da poluição ambiental. Por conseguinte, os alunos perceberam que a sua conduta e a de outras pessoas no trânsito interferem na poluição ambiental e auditiva, reforçando a necessidade de um trabalho voltado à Educação Ambiental crítica que contribua na Alfabetização Científica dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Marinho de Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sodoeste da Bahia. Professor pesquisador da Educação Básica.

Guadalupe Edilma Licona de Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Referências

ARAÚJO, L. C. M. de. Método pragmático: da construção à [re]construção dos dados. 1 ed., Curitiba: Editorial Casa, 2021.

ARAÚJO, L. C. M. de.; JUSTINA, L. A. D. O ensino investigativo como abordagem metodológica para alfabetização científica: enfoque na Base Nacional Comum Curricular. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 1-22, mai./ago., 2022.

ARAÚJO, L. C. M. de; STIEDER, D. M. O ensino por investigação: aspectos limitantes e potencialidades de uma Proposta Pedagógica Curricular. In: Anais Sem lei nem rei, me vi arremessado - por outros projetos políticos de currículo. João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, 2023.

ARAÚJO, L. C. M. de.; JUSTINA, L. A. D. EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais. Revista Communitas, v. 7 n. 17, 2023.

BARRETO FILHO, B. Atividades práticas na 8ª série do Ensino Fundamental: luz numa abordagem regionalizada. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, 2001.

BARTZIK, F.; ZANDER L. D. A importância das aulas práticas de Ciências no Ensino Fundamental. Revista Arquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, mai./ago., 2016.

BRASIL. Código Nacional de Trânsito. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Disponível em: Lei 9503/1997 (camara.leg.br), 1997a.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Ministério da educação. 1988.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB. 2017a.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos temas transversais e ética. Secretaria de Educação Fundamental, v. 8, Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Secretaria de Educação Fundamental, v. 1, Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente e saúde: temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental, v. 9, Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Ciências Naturais, v. 4, Brasília: MEC/SEF. 1997.

CACHAPUZ, A.; GIL PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de.; VILCHES, A. A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ed, Ijuí: Unijuí, 2018.

DRUMM, F. C.; et al. Poluição atmosférica proveniente da queima de combustíveis derivados do petróleo em veículos automotores. REGET, v. 18, n. 1, p. 66-78, abr. 2014.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49 ed., São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Política e educação. 5 ed. São Paulo, Cortez, 2001.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GIROUX, H. (org). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GONÇALVES, N. M.; SILVA, S. C. da R. A educação para o trânsito à luz da lei de diretrizes e bases (LDB) e dos parâmetros curriculares nacionais (PCN). Associação Nacional de Transportes públicos. 16º Congresso de transporte e trânsito. Maceió, outubro, 2007.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental, Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. 2 ed., Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.

MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, mai./ago. 2004.

MINAYO, M. C. de S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17, p. 621-626, 2012.

PATRÍCIO, O. Meio ambiente, transporte e poluição. Revista Tempos e Espaços em Educação, Lisboa, 2012.

PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; PERREIRA, F. J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed., Santa Maria: UFSM, NTE, 2018.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, p. 59-77, 2011.

SCHNEIDER, E. J. Porque Educação para o trânsito na escola? Revista Communitas, v. 4, n. 8, jul./dez., 2020.

SILVEIRA, D. P. da.; SILVA, J. C. S. da.; LORENZETTI, L. A Educação ambiental e o ensino de Ciências nos anos iniciais: contribuições para a formação cidadã. Vidya, v. 41, n. 2, p. 41-59, jul./dez., 2021 - Santa Maria, 2021.

SILVEIRA, D. P. da; LORENZETTI, L. Estado da arte sobre a Educação Ambiental Crítica no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Praxis & Saber, Colômbia, v. 12, n. 28, p. 1-15, 2021.

SOUSA, E. M.; SILVA, F. de O.; SILVA, T. R. S. da; SILVA, P. H. G. da. A importância das atividades lúdicas: uma proposta para o ensino de Ciências. VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação CONNEPI, out., 2012.

SOUSA, M. de. A Turma da Monica Educação no Trânsito não tem idade. 2 ed., Instituto Cultural Mauricio de Sousa, 2017.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2017.

ZOMPERO, A. de F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas para as aulas de Ciências: Um diálogo com a teoria da Aprendizagem significativa. 1 ed., Curitiba: Appris, 2016.

Downloads

Publicado

07.09.2025

Como Citar

MARINHO DE ARAÚJO, Luiz Carlos; LICONA DE MACEDO, Guadalupe Edilma. A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO CONTEXTO INVESTIGATIVO:: Alfabetização Científica em foco. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8075, 2025. DOI: 10.29327.268346.9.22-11. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8075. Acesso em: 8 set. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.