Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 1 n. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA

<b>LIVROS DO PNBE PARA CRIANÇAS: UM OLHAR SOBRE A ÉTICA</b>

Enviado
outubro 26, 2017
Publicado
2017-11-29

Resumo

A literatura é um caminho para a reflexão da ética no convívio social. Este trabalho apresenta uma pesquisa com livros do acervo do PNBE 2014, de uma escola do interior de São Paulo, que teve como objetivo identificar como os livros apresentavam a questão ética em suas histórias. Para tanto, foi utilizado como procedimento, um levantamento dos livros em prosa, selecionando-os por faixa etária e temática. Com a amostra definida, foi realizada uma análise de conteúdo aos moldes propostos por Bardin. Para a análise considerou-se a localização dos sentimentos do despertar do senso moral, a partir de suas relações interpessoais sob o ponto de vista ético, em relações com: a autoridade, entre pares e consigo mesmo. De maneira geral, os resultados apontam que os livros estão adequados à construção da ética apresentando sentimentos que podem contribuir para o “despertar do senso moral” como o amor, a confiança, a empatia e a generosidade.

Referências

  1. ALVES, N. Cultura e Cotidiano Escolar. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2003 (nº 23). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a04 > Acesso em: 10 jan. 2017
  2. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. Lisboa, Portugal: LDA, 2009.
  3. BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  4. BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
  5. BERENBLUM, A.; PAIVA, J. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) uma avaliação diagnóstica. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 1 (58), p. 173-188, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pp/v20n1/v20n1a10.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2016.
  6. BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
  7. BOFF, L. Ética e moral: a busca dos fundamentos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
  8. BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. [online].n.19, p.20-28, 2002. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n19/n19a03.pdf>. Acesso em 7 out. 2016.
  9. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.146p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf> Acesso em: 13 nov. 2016
  10. CARVALHO, A. D. de. (Coord.) Dicionário de Filosofia da Educação. Porto: Porto Editora, 2006, p. 15-17.
  11. COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno Tratado das grandes virtudes. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
  12. CUNHA, M. A. A. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1997.
  13. FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  14. GOERGEN, P. Pós-modernidade, ética e educação. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.
  15. GUERRA, M. P. R.. O leitor e a literatura juvenil: um diálogo entre os prêmios literários jabuti e FNLIJ e o Programa Nacional Biblioteca da Escola. Centro de Educação: Vitória, 2015. Disponível em:
  16. <http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1675/1/O%20LEITOR%20E%20A%20LITERATURA%20JUVENIL%20um%20di%C3%A1logo%20entre%20os%20pr%C3%AAmios.pdf> Acesso em 26 set. 2016
  17. GUIMARÃES, L. B. O que silencia em nós os temas controversos? REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. RS: PPGEA/FURG, V. Especial, jan/jun. 2015. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/remea/article/view/4850/3051>. Acesso em: 10 jan. 2017
  18. KANT, I. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
  19. LA TAILLE, Y. de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  20. LA TAILLE, Y de. Formação ética: do tédio ao respeito a si. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  21. LIPOVETSKY, G. A Era do Vazio. Barueri: Manole, 2005.
  22. LIMA, L. A. M. de. O estado e a distribuição de livros para crianças: A literatura traduzida no PNBE. Revista Belas Infiéis. Brasília, Distrito Federal: UNB, v. 4, n.2, p. 67-79, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/16493/11754 > . Acesso em: 15 jun. 2016.
  23. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PNBE na escola: literatura fora da caixa – Guia 1: Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
  24. OLIVEIRA, V. de S. Á. A literatura na infância e a escola pública: a recepção e o uso do acervo do PNBE/2008 no contexto da educação infantil. Revista Intercâmbio, São Paulo: LAEL/PUC-SP, v. XX, p. 174-195, 2009. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/3544/2311>. Acesso em 26 set. 2016.
  25. PAVIANI, J.; SANGALLI, I. J. Ética das virtudes. In: TORRES, J. C. B. (Org.). Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes; Caxias do Sul, RS: Universidade de Caxias do Sul, Rio de janeiro: BNDS, 2014.
  26. PATTE, G. Deixem que leiam. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
  27. SASTRE, G.; MORENO, M. Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e transversalidade. São Paulo: Moderna, 2002.
  28. SOUZA, F. C.. As representações da diferença em livros infantis: uma análise do Programa Nacional Biblioteca da Escola – Educação Especial – 2008 (PNBE/ESP 2008). In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, V, nov. 2009, Londrina, PR. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2009/083.pdf> Acesso em: 22 set. 2016
  29. SOUZA, R. J. de; GIROTTO, C. G. S.. Era uma vez... Uma caixa de histórias: prosa no acervo do PNBE 2014. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PNBE na escola: literatura fora da caixa – Guia 1: Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
  30. TOGNETTA, L. R. P.. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola: uma proposta de trabalho com as virtudes numa visão construtivista. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
  31. TUGENDHAT , E. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 1999.
  32. ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo, Ática, 1984.
  33. WEBER, O. J. Ética, Educação e Trabalho. (livro eletrônico). Universidade Luterana do Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013.