PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COMO PRÁTICA DE ENSINO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.22-7

Palavras-chave:

Proposição de Problemas, Currículo praticado, Ensino de Matemática, Anos Iniciais

Resumo

Apesar do reconhecimento da Proposição de Problemas como uma prática relevante para o ensino de Matemática, sua presença no currículo praticado ainda é limitada. Muitos professores enfrentam dificuldades para planejar e conduzir atividades que envolvam a criação de problemas pelos estudantes, dada a escassez de orientações didáticas nos livros e materiais curriculares. Este artigo analisa uma prática educativa desenvolvida com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual a Proposição de Problemas foi incorporada intencionalmente ao planejamento pedagógico. A atividade foi elaborada e conduzida por uma professora participante de uma formação continuada, utilizando o conto “João e Maria” como elemento disparador e um prompt que orientava a criação de problemas envolvendo adição ou subtração. A pesquisa, de abordagem qualitativa, considerou registros da prática, produções dos estudantes e uma entrevista com a professora. Os resultados indicam que a clareza do prompt e a familiaridade com o contexto narrativo favoreceram a autoria e a construção de enunciados com sentido matemático. A análise evidencia que a Proposição de Problemas, quando articulada a mediações intencionais e ao planejamento docente, pode ampliar o engajamento das crianças, favorecer a construção de significados e transformar suas produções em oportunidades formativas.

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Biografia do Autor

Analia Garbellini, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda no PPGECIM na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pesquisadora na Formação de Professores que ensinam matemática na perspectiva da Proposição de Problemas. Professora do ensino Médio no Colégio Sagrada Família de Blumenau desde Janeiro de 2021. Professora há 19 anos no ensino da Matemática. Tem amplo conhecimento dos objetos de conhecimento de Matemática. Tem experiência em coordenação escolar pedagógica. Possui interesse na área de educação matemática, práticas de ensino e metodologias ativas. Suas áreas de destaque são o ensino da Geometria Plana, Geometria Espacial, Geometria Analítica e Trigonometria. Iniciou a graduação na Universidade de Londrina em 2000, dando continuidade na graduação na Universidade de Franca, concluindo o curso de Licenciatura de Graduação Plena em Matemática em Dezembro de 2004. Em 2006 ingressou como professora efetiva de matemática Peb II na SEE/SP em Ubatuba ficando no cargo até 2012.Em 2007 ingressou como professora efetiva de matemática no Colégio MV Poliedro em Ubatuba. Em 2012 passou a se dedicar exclusivamente ao colégio. Ocupou, nesse colégio, o cargo de professora de matemática e desenho geométrico de 2007 à 2018. Em Janeiro de 2019 foi convidada a ocupar o cargo de coordenadora Pedagógica dos ensinos fundamental e médio, estando como coordenadora até o final de 2020. A partir dessa última experiência, as percepções em relação a educação foram se moldando e percebeu as lacunas entre o ensino e a real aprendizagem matemática. Sentiu necessidade de voltar à academia em busca de aprimorar as bases teóricas e transformar o processo de ensino e assim da aprendizagem da matemática.

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2006), mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma universidade (2011), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, com supervisão da profª Drª Norma S. G. Allevato, pela Universidade Cruzeiro do Sul. É professora em tempo integral do Departamento de Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, realizando e orientando pesquisas relacionadas com a Resolução e Proposição de Problemas no ensino da Matemática.

Wagner Barbosa de Lima Palanch, Universidade Cruzeiro do Sul

Pós Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor e Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Licenciado em Física (Mackenzie). Professor e Pesquisador nas áreas de Políticas Públicas, Políticas Curriculares, Currículo, Educação, Formação de Educadores e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em "GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO". Atualmente é Professor Assistente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, no Departamento de Fundamentos da Educação, em atuação na Pós-Graduação em Educação: Currículo. Atuou na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo como Diretor do Núcleo Técnico de Currículo, coordenando o processo de elaboração e reestruturação do Currículo da Educação Básica da Cidade de São Paulo (2017/2020). Vice Coordenador do GT 3 - Currículo e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2018-2021). Tem atuado em Redes Estaduais, Municipais e Privadas como Assessor de Politicas Públicas, Politicas Curriculares, Currículo e Formação de Professores.

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Publicado

07.09.2025

Como Citar

GARBELLINI, Analia; POSSAMAI, Janaína Poffo; PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COMO PRÁTICA DE ENSINO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8785, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.22-7. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8785. Acesso em: 8 set. 2025.

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