MULTIPLICAÇÃO E MENTALIDADE MATEMÁTICA

uma abordagem inspirada na matemática problematizada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.22-8

Palavras-chave:

Mentalidade Matemática, Matemática Problematizada, Construção Coletiva, Conexões Matemáticas, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo investigou como uma abordagem problematizadora no ensino da matemática pode favorecer o desenvolvimento de uma mentalidade matemática de crescimento e ampliar a compreensão conceitual dos estudantes sobre a multiplicação. A pesquisa foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, utilizando materiais manipuláveis para promover a construção ativa do conhecimento por meio da exploração, investigação e reflexão coletiva. A proposta buscou romper com a prática tradicional, incentivando os alunos a articular conceitos matemáticos de forma integrada e contextualizada. Os resultados indicam que o uso do material manipulável facilitou a visualização dos conceitos, estimulou a formulação de hipóteses e promoveu a construção autônoma de conexões matemáticas. A problematização permitiu que o erro fosse compreendido como uma oportunidade de aprendizagem, contribuindo para a autoconfiança dos estudantes. Além disso, observou-se que o desenvolvimento da mentalidade matemática ocorre também em níveis coletivos, por meio da colaboração entre os alunos. O estudo também ressaltou a importância da atuação do professor como facilitador do processo, ao planejar, mediar e incentivar essa dinâmica investigativa. Assim, o estudo reafirma que práticas pedagógicas que valorizam a problematização, a interação e a reflexão crítica contribuem positivamente para uma aprendizagem mais significativa e para o fortalecimento da mentalidade matemática de crescimento.

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Biografia do Autor

Fábio Vinicius Gouvêa Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre pelo Profmat/UERJ (2025). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor de matemática da Prefeitura de São Gonçalo. Tem experiência na área de Matemática.

Priscila Cardoso Petito , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Matematica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2009) na área de Algoritmos e Combinatória.  Tem experiência na área de Educação Matemática e na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: grafos, combinatória, grafos ueh, ensino de álgebra, estágio Supervisionado em Matemática.

Fabio Menezes da Silva , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física pelo PEMAT-UFRJ. Mestre em Ensino da Matemática pelo PEMAT-UFRJ (2017), Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Especialista em gestão pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) com mais de 24 anos de experiência ensinando matemática nos Ensinos Fundamental e Médio por meio de aprovação em concurso público. Além da experiência no Ensino Básico, possui 2 anos de experiência no Ensino Superior a Distância (CEDERJ - 2003-2004), atualmente, leciona na graduação de Pedagogia e Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2019-...).É membro do grupo de pesquisas LaPraME-UFRJ (Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino da UFRJ - 2015 - ...) como um dos precursores do projeto de Práticas Docentes Compartilhadas junto com o professor Victor Giraldo na UFRJ.Participou, através da Revista Nova Escola, de um curso no Instituto Lesson Study em Chicago sobre a metodologia de ensino Lesson Study (jan-fev/2018). É organizador de minicursos e "Oficinas de Discussão" com vistas ao desenvolvimento profissional de quem ensina Matemática e de quem precisa aprender Matemática para suas profissões.

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Publicado

07.09.2025

Como Citar

GOUVÊA MOURA, Fábio Vinicius; CARDOSO PETITO , Priscila; MENEZES DA SILVA , Fabio. MULTIPLICAÇÃO E MENTALIDADE MATEMÁTICA: uma abordagem inspirada na matemática problematizada. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8769, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.22-8. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8769. Acesso em: 8 set. 2025.

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