MULTIPLICAÇÃO E MENTALIDADE MATEMÁTICA
uma abordagem inspirada na matemática problematizada
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-8Palavras-chave:
Mentalidade Matemática, Matemática Problematizada, Construção Coletiva, Conexões Matemáticas, Ensino FundamentalResumo
Este estudo investigou como uma abordagem problematizadora no ensino da matemática pode favorecer o desenvolvimento de uma mentalidade matemática de crescimento e ampliar a compreensão conceitual dos estudantes sobre a multiplicação. A pesquisa foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, utilizando materiais manipuláveis para promover a construção ativa do conhecimento por meio da exploração, investigação e reflexão coletiva. A proposta buscou romper com a prática tradicional, incentivando os alunos a articular conceitos matemáticos de forma integrada e contextualizada. Os resultados indicam que o uso do material manipulável facilitou a visualização dos conceitos, estimulou a formulação de hipóteses e promoveu a construção autônoma de conexões matemáticas. A problematização permitiu que o erro fosse compreendido como uma oportunidade de aprendizagem, contribuindo para a autoconfiança dos estudantes. Além disso, observou-se que o desenvolvimento da mentalidade matemática ocorre também em níveis coletivos, por meio da colaboração entre os alunos. O estudo também ressaltou a importância da atuação do professor como facilitador do processo, ao planejar, mediar e incentivar essa dinâmica investigativa. Assim, o estudo reafirma que práticas pedagógicas que valorizam a problematização, a interação e a reflexão crítica contribuem positivamente para uma aprendizagem mais significativa e para o fortalecimento da mentalidade matemática de crescimento.
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