MULTIPLICAÇÃO E MENTALIDADE MATEMÁTICA

uma abordagem inspirada na matemática problematizada

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.22-8

Keywords:

Mentalidade Matemática, Matemática Problematizada, Construção Coletiva, Conexões Matemáticas, Ensino Fundamental

Abstract

This study investigated how a problematizing approach to mathematics teaching can foster the development of a growth mathematical mindset and enhance students’ conceptual understanding of multiplication. The research was conducted with 8th-grade students from a Brazilian middle school, using manipulatives to promote active knowledge construction through exploration, inquiry, and collective reflection. The proposal aimed to break away from traditional practices, encouraging students to articulate mathematical concepts in an integrated and contextualized manner. The results indicate that the use of manipulatives facilitated the visualization of concepts, stimulated the formulation of hypotheses, and supported the autonomous construction of mathematical connections. Problematization allowed errors to be understood as learning opportunities, contributing to students’ self-confidence. Furthermore, the development of a mathematical mindset was also observed at the collective level, fostered through collaboration among peers. The study also highlighted the importance of the teacher’s role as a facilitator in this process, responsible for planning, mediating, and encouraging this investigative dynamic. Thus, the study reaffirms that pedagogical practices that value problematization, interaction, and critical reflection contribute positively to deeper learning and to strengthening a growth mathematical mindset.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Vinicius Gouvêa Moura, Rio de Janeiro State University

Mestre pelo Profmat/UERJ (2025). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor de matemática da Prefeitura de São Gonçalo. Tem experiência na área de Matemática.

Priscila Cardoso Petito , Rio de Janeiro State University

Possui graduação em Licenciatura em Matematica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2009) na área de Algoritmos e Combinatória.  Tem experiência na área de Educação Matemática e na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: grafos, combinatória, grafos ueh, ensino de álgebra, estágio Supervisionado em Matemática.

Fabio Menezes da Silva , Rio de Janeiro State University

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física pelo PEMAT-UFRJ. Mestre em Ensino da Matemática pelo PEMAT-UFRJ (2017), Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Especialista em gestão pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) com mais de 24 anos de experiência ensinando matemática nos Ensinos Fundamental e Médio por meio de aprovação em concurso público. Além da experiência no Ensino Básico, possui 2 anos de experiência no Ensino Superior a Distância (CEDERJ - 2003-2004), atualmente, leciona na graduação de Pedagogia e Licenciatura em Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2019-...).É membro do grupo de pesquisas LaPraME-UFRJ (Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino da UFRJ - 2015 - ...) como um dos precursores do projeto de Práticas Docentes Compartilhadas junto com o professor Victor Giraldo na UFRJ.Participou, através da Revista Nova Escola, de um curso no Instituto Lesson Study em Chicago sobre a metodologia de ensino Lesson Study (jan-fev/2018). É organizador de minicursos e "Oficinas de Discussão" com vistas ao desenvolvimento profissional de quem ensina Matemática e de quem precisa aprender Matemática para suas profissões.

References

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio de matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre, RS: Penso, 2018.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Qualitative Research for Education: an introduction to theory and methods. 5. ed. Boston: Allyn & Bacon, 2007.

BORASSI, R. Reconceiving mathematics intruction: a focus on erros. Norwood: Ablex Publishing, 1996.

BORBA, M. A pesquisa qualitativa em Educação Matemática. In Reunião anual da Anped, 27., 2004, Caxambu, MG. Anais da 27ª Reunião Anual da Anped. Caxambu, MG, 2004, p. 1-18. Disponível em: https://igce.rc.unesp.br/Home/Pesquisa58/gpimem-pesqeminformaticaoutrasmidiaseeducacaomatematica/borba-minicurso_a-pesquisa-qualitativa-em-em.pdf. Acesso em: 13 abr. 2025.

BORBA, M.; ARAÚJO, J. Pesquisa qualitativa em educação matemática: notas introdutórias. In: BORBA, M.; ARAÚJO, J. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2020. p. 23-29.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. Inquiry as stance: practitioner research for the next generation. New York: Teachers College Press, 2009.

DWECK, C. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2017.

FERNANDES, F.; GARNICA, A. Metodologia de pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Perspectivas da Educação Matemática, UFMS, MS, v. 14, n. 34, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/12785/8943. Acesso em: 13 abr. 2025.

FERRAÇO, C.; ALVES, N. As pesquisas com os cotidianos das escolas: pistas para se pensar a potência das imagensnarrativas na invenção dos currículos e da formação. Espaço do Currículo, [s.l.], v. 8, n. 3, p. 306-316, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.306316/14761. Acesso em: 13 abr. 2025.

FRANCISCHETT, M. Refletindo sobre pesquisa-ação. Faz ciência, Francisco Beltrão, PR, v. 3, n. 1, p. 167-176, 1999. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7478/5529. Acesso em: 13 abr. 2025.

GIRALDO, V. Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada. Ciência & Cultura, São Paulo, SP, v. 70, p. 37-42, 2018. Disponível em: Acesso em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252018000100012&lng=pt&tlng=pt. 13 abr. 2025.

GIRALDO, V. Que matemática para a formação de professores? Por uma matemática problematizada. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 13., 2019, Cuiabá. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (XIII ENEM). Cuiabá, MT: SBEM, 2019, p. 1-12.

GIRALDO, V.; ROQUE, T. Por uma matemática problematizada: as ordens de (re)invenção. Perspectivas da Educação Matemática, UFMS, MS, v. 14, n. 35, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/13409/9355. Acesso em: 13 abr. 2025.

GOJAK, L. Making mathematical connections. 2013. Disponível em: https://www.nctm.org/News-and-Calendar/Messages-from-the-President/Archive/Linda-M_-Gojak/Making-Mathematical-Connections/. Acesso em: 13 abr. 2025.

HIEBERT, J.; CARPENTER, T. Learning and teaching with understanding. In: GROUWS, D. (org.). Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992. p. 65–97.

HODGSON, T. R. Connections as problem-solving tools. In: HOURSE, P. A.; COXFORD, A. F. (org.). 1995 Yearbook of the National Council of Teachers of Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1995. p. 13–21.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos. In: LORENZATO, S. (Org.) O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p.3-37.

MENEZES, F.; QUINTANEIRO, W. Problematizando saberes de conteúdo matemático do ensino numa perspectiva política. Ensino da Matemática em Debate, [s.l.], v. 10, n. 2, p.58-86, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/61201/43347. Acesso em: 13 abr. 2025.

MICHALISZYN, S.; TOMASINI, R. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos monográficos e artigos científicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2000.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). Curriculum focal points for prekindergarten through grade 8 mathematics: A quest for coherence. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2006.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PONTE, J. P. À procura da mistura perfeita. In: LEIRIMAT. 10 textos de conferências e comunicações. Macieira, Portugal, 2003.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigação matemática na sala de aula. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2020.

SUGIMAN. Mathematical connections in learning mathematics in junior high school. 2008. Disponível em: http://staff.uny.ac.id/dosen/Dr-sugiman-MSi. Acesso em: 13 abr. 2025.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.

ZEICHNER, K.; DINIZ-PEREIRA, J. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para transformação social. Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 35, n. 125, p. 63-80, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Zx9H96h48wrzY7DsrggHTQq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2025.

Published

2025-09-07

How to Cite

GOUVÊA MOURA, Fábio Vinicius; CARDOSO PETITO , Priscila; MENEZES DA SILVA , Fabio. MULTIPLICAÇÃO E MENTALIDADE MATEMÁTICA: uma abordagem inspirada na matemática problematizada. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8769, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.22-8. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8769. Acesso em: 9 sep. 2025.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.