PODCAST ESCOLAR COMO DISPOSITIVO CURRICULAR EM MATEMÁTICA

convergências Epistemológicas, Metodológicas e Digitais na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.22-10

Palavras-chave:

Podcast Educacional, Currículo de Matemática, Metodologias de Ensino, Tecnologias Digitais, Epistemologia da Matemática

Resumo

Este artigo propõe o podcast escolar como dispositivo curricular estratégico para o ensino e a aprendizagem de Matemática, fomentando a produção de conteúdo e a reflexão crítica sobre temas curriculares em escolas e na formação de professores. Alinhando‑se às demandas de um currículo em constante atualização, que integra competências digitais, culturais e matemáticas, a pesquisa explora o potencial do podcast para expandir o “tempo curricular” e formalizar o microlearning em contextos cotidianos. Detalham‑se as quatro macroetapas da produção de podcasts educacionais — planejamento, gravação, edição e publicação/distribuição — e ressalta‑se como a evolução tecnológica, incluindo a inteligência artificial, pode automatizar diversas fases, tornando a produção mais acessível. A análise demonstra que o podcast, ao permitir que estudantes assumam o papel de produtores e difusores de conhecimento, legitima a autoria estudantil no projeto pedagógico e promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação e literacias midiáticas. A discussão é enriquecida pelo roteiro fictício “Embaixador dos Triângulos”, evidenciando como o formato articula Matemática, História, Ciência, Tecnologia e conceitos abstratos como a análise de Fourier. Este exemplo reforça a versatilidade pedagógica do podcast, que, segundo a Pirâmide de Aprendizagem de Dale, estimula altas taxas de retenção (até 85 % ao ensinar) e desenvolve o protagonismo discente. Conclui‑se que o podcast transcende a mera ferramenta tecnológica, contribuindo para convergências epistemológicas, metodológicas e digitais que transformam práticas pedagógicas e fortalecem a compreensão matemática em ambientes dinâmicos e participativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Bortolossi, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Matemática pela PUC-Rio, com Mestrado pelo IMPA e graduação em Licenciatura em Matemática pela UEM. Atualmente é Professor Associado I na Universidade Federal Fluminense, onde atua em diversos níveis de ensino: graduação (presencial e EAD), especialização e mestrado profissional. Como Coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro, desenvolve importante trabalho de integração entre tecnologia e educação matemática. Tem se destacado na área de divulgação matemática, desenvolvendo projetos inovadores que articulam cultura, educação e matemática para diferentes públicos por meio de múltiplas mídias. Sua atuação busca democratizar o conhecimento matemático, tornando-o mais acessível e conectado com diferentes contextos culturais.

Dirce Pesco, universidade Federal Fluminense

possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, Coordenadora do Mestrado Profissional PROFMAT/UFF e docente do Curso de Especialização em Ensino de Matemática-UFF. Foi coordenadora do Curso de Graduação em Matemática na UFF(Licenciatura). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: visualização científica, softwares didáticos e ensino de geometria.

Wanderley Rezende, universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do IME-UFF (2017-2020), Coordenador da área de Matemática do PIBID-UFF/CAPES (2011-2018), Coordenador do Programa de Licenciaturas Internacionais UFF-UC/CAPES (2016-2020), coordenador da disciplina de História da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFF/Consórcio CEDERJ e Coordenador do Programa Dá Licença desde 1999, professor dp Programa de Metrado em Matemática Profissional em Rede e do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do IME-UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Cálculo, Cálculo, Ensino de Matemática, Epistemologia e História do Cálculo e Tecnologias no Ensino de Matemática.

Referências

BONASSOLI, Kell. Uma mão lava outra, duas mãos batem palma. In: LUIZ, Lúcio (org.). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2014. p. n.p.

BRAGA, Gabriel Gustavo Carneiro; SOUSA, Jorge Leandro Martins; MENDONÇA, Letícia Silva; CASTRO, Maurício Marques; SENA, Patrícia Rakel de Castro. Podcast: acessibilidade para pessoas com deficiência visual no ensino superior. Revista Mosaico, v. 14, n. 22, p. 328-336, 2022.

CARVALHO, Ana Amélia; AGUIAR, Cristina; MACIEL, Romana. Taxonomia de podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. In: ENCONTRO SOBRE PODCASTS, 2009, Braga. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009. p. 96 108.

CARVALHO, Ana Amélia; AGUIAR, Cristina. Impact of podcasts in teacher education: from consumers to producers. Braga: Universidade do Minho, 2011.

COOK, Ian M. Scholarly Podcasting: Why, What, How? Abingdon: Routledge, 2023.

CORADINI, Neirimar Humberto Kochhan. Podcasts para o ensino integrado: guia de uso e produção [recurso eletrônico]. Porto Velho: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, 2020. 42 p. Produto educacional vinculado à dissertação Podcasts na Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia)

DELINEA EDTECH. Podcasts na educação: por que estão se tornando cada vez mais populares? Florianópolis: Delinea EdTech, 08 ago. 2023. Disponível em: https://www.delinea.com.br/blog/post/?id=5672. Acesso em: 15 jul. 2025.

DUARTE, Pedro. Sotaques no podcast: quebrando paradigmas. In: LUIZ, Lúcio (org.). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2014. p. n.p.

FREIRE, Bruna Cristiane. Podcast como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

LOPES, Leo. Podcast: guia básico. São Paulo: Marsupial Editora, 2015.

LUIZ, Lúcio (org.). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 201

PEREIRA, Adriana Rodrigues; SANTOS NETO, Francisco Aristides dos. Podcast como estratégia de aprendizagem no ensino superior. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n. 4, p. 769–782, ago. 2020. Número especial.

RAJIC, Stajka. Educational use of podcast. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON E LEARNING (eLearning 2013), 4., 2013, Belgrade. Proceedings… Belgrade: s.n., 2013. p. 90 94. Disponível em: https://drive.icbl.org/eLearning 2013/proceedings/educational_use_of_podcast.pdf. Acesso em: 17 jul. 2025.

VIANA, Thiago C.; DUARTE, Jose Carlos; PESSOA, Marcela. Podcast como ferramenta para a aprendizagem no ensino médio: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 35., 2024, Rio de Janeiro. Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 2582 2590

Downloads

Publicado

07.09.2025

Como Citar

BORTOLOSSI, Humberto; PESCO, Dirce; REZENDE, Wanderley. PODCAST ESCOLAR COMO DISPOSITIVO CURRICULAR EM MATEMÁTICA: convergências Epistemológicas, Metodológicas e Digitais na Educação. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8787, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.22-10. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8787. Acesso em: 8 set. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.