PODCAST ESCOLAR COMO DISPOSITIVO CURRICULAR EM MATEMÁTICA
convergências Epistemológicas, Metodológicas e Digitais na Educação
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-10Palavras-chave:
Podcast Educacional, Currículo de Matemática, Metodologias de Ensino, Tecnologias Digitais, Epistemologia da MatemáticaResumo
Este artigo propõe o podcast escolar como dispositivo curricular estratégico para o ensino e a aprendizagem de Matemática, fomentando a produção de conteúdo e a reflexão crítica sobre temas curriculares em escolas e na formação de professores. Alinhando‑se às demandas de um currículo em constante atualização, que integra competências digitais, culturais e matemáticas, a pesquisa explora o potencial do podcast para expandir o “tempo curricular” e formalizar o microlearning em contextos cotidianos. Detalham‑se as quatro macroetapas da produção de podcasts educacionais — planejamento, gravação, edição e publicação/distribuição — e ressalta‑se como a evolução tecnológica, incluindo a inteligência artificial, pode automatizar diversas fases, tornando a produção mais acessível. A análise demonstra que o podcast, ao permitir que estudantes assumam o papel de produtores e difusores de conhecimento, legitima a autoria estudantil no projeto pedagógico e promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação e literacias midiáticas. A discussão é enriquecida pelo roteiro fictício “Embaixador dos Triângulos”, evidenciando como o formato articula Matemática, História, Ciência, Tecnologia e conceitos abstratos como a análise de Fourier. Este exemplo reforça a versatilidade pedagógica do podcast, que, segundo a Pirâmide de Aprendizagem de Dale, estimula altas taxas de retenção (até 85 % ao ensinar) e desenvolve o protagonismo discente. Conclui‑se que o podcast transcende a mera ferramenta tecnológica, contribuindo para convergências epistemológicas, metodológicas e digitais que transformam práticas pedagógicas e fortalecem a compreensão matemática em ambientes dinâmicos e participativos.
Downloads
Referências
BONASSOLI, Kell. Uma mão lava outra, duas mãos batem palma. In: LUIZ, Lúcio (org.). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2014. p. n.p.
BRAGA, Gabriel Gustavo Carneiro; SOUSA, Jorge Leandro Martins; MENDONÇA, Letícia Silva; CASTRO, Maurício Marques; SENA, Patrícia Rakel de Castro. Podcast: acessibilidade para pessoas com deficiência visual no ensino superior. Revista Mosaico, v. 14, n. 22, p. 328-336, 2022.
CARVALHO, Ana Amélia; AGUIAR, Cristina; MACIEL, Romana. Taxonomia de podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. In: ENCONTRO SOBRE PODCASTS, 2009, Braga. Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009. p. 96 108.
CARVALHO, Ana Amélia; AGUIAR, Cristina. Impact of podcasts in teacher education: from consumers to producers. Braga: Universidade do Minho, 2011.
COOK, Ian M. Scholarly Podcasting: Why, What, How? Abingdon: Routledge, 2023.
CORADINI, Neirimar Humberto Kochhan. Podcasts para o ensino integrado: guia de uso e produção [recurso eletrônico]. Porto Velho: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, 2020. 42 p. Produto educacional vinculado à dissertação Podcasts na Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia)
DELINEA EDTECH. Podcasts na educação: por que estão se tornando cada vez mais populares? Florianópolis: Delinea EdTech, 08 ago. 2023. Disponível em: https://www.delinea.com.br/blog/post/?id=5672. Acesso em: 15 jul. 2025.
DUARTE, Pedro. Sotaques no podcast: quebrando paradigmas. In: LUIZ, Lúcio (org.). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2014. p. n.p.
FREIRE, Bruna Cristiane. Podcast como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
LOPES, Leo. Podcast: guia básico. São Paulo: Marsupial Editora, 2015.
LUIZ, Lúcio (org.). Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 201
PEREIRA, Adriana Rodrigues; SANTOS NETO, Francisco Aristides dos. Podcast como estratégia de aprendizagem no ensino superior. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n. 4, p. 769–782, ago. 2020. Número especial.
RAJIC, Stajka. Educational use of podcast. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON E LEARNING (eLearning 2013), 4., 2013, Belgrade. Proceedings… Belgrade: s.n., 2013. p. 90 94. Disponível em: https://drive.icbl.org/eLearning 2013/proceedings/educational_use_of_podcast.pdf. Acesso em: 17 jul. 2025.
VIANA, Thiago C.; DUARTE, Jose Carlos; PESSOA, Marcela. Podcast como ferramenta para a aprendizagem no ensino médio: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 35., 2024, Rio de Janeiro. Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 2582 2590
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.