<b>AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Letícia Mendonça Lopes Ribeiro Universidade Federal do Acre - Ufac http://orcid.org/0000-0001-7908-2413
  • Deise Maria de Abreu Catão Ensino da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosaura Mourão
  • Raimunda Nonata Almeida da Silva Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Ensino Fundamental. Concepções.

Resumo

Objetivamos identificar as concepções de professores e alunos, do 9º ano do ensino fundamental, quanto à avaliação da aprendizagem, considerando as particularidades desta etapa de ensino. Para tanto, analisamos essencialmente as concepções que envolvem a avaliação da aprendizagem (LUCKESI, 2006; HOFFMANN, 2008; COSTA, 2014). Logo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e aplicamos um questionário aos 12 sujeitos de pesquisa – seis professores e seis estudantes do 9º ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Tarauacá, Acre. Os resultados suscitaram que os sujeitos da pesquisa consideram a avaliação da aprendizagem como um instrumento norteador do trabalho dos professores e alunos. Concluímos que os resultados auxiliarão os momentos de formação continuada, promovidos aos docentes, o que possibilitará novos olhares à avaliação da aprendizagem, a ser vista como significativa ao desenvolvimento da aprendizagem e ao aprimoramento docente.

Biografia do Autor

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Universidade Federal do Acre - Ufac

Professora dos cursos de licenciatura vinculados ao Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre - Campus Rio Branco.

Deise Maria de Abreu Catão, Ensino da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosaura Mourão

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre e especialista em Coordenação Pedagógica pelo Programa de Pós-Graduação em Escola de Gestores da Educação Básica Pública. Coordenadora de Ensino da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha em Tarauacá, Acre, Brasil.

Raimunda Nonata Almeida da Silva, Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha

Licenciada em História pela Universidade Federal do Acre e especialista em Coordenação Pedagógica pelo Programa de Pós-Graduação em Escola de Gestores da Educação Básica Pública. Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosaura Mourão da Rocha em Tarauacá, Acre, Brasil.

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Publicado

2018-06-02

Como Citar

RIBEIRO, L. M. L.; CATÃO, D. M. de A.; SILVA, R. N. A. da. &lt;b&gt;AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 233–251, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1868. Acesso em: 19 abr. 2024.

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