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Demanda Contínua

v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO

<b>AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Enviado
junho 17, 2018
Publicado
2018-06-02

Resumo

Objetivamos identificar as concepções de professores e alunos, do 9º ano do ensino fundamental, quanto à avaliação da aprendizagem, considerando as particularidades desta etapa de ensino. Para tanto, analisamos essencialmente as concepções que envolvem a avaliação da aprendizagem (LUCKESI, 2006; HOFFMANN, 2008; COSTA, 2014). Logo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e aplicamos um questionário aos 12 sujeitos de pesquisa – seis professores e seis estudantes do 9º ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Tarauacá, Acre. Os resultados suscitaram que os sujeitos da pesquisa consideram a avaliação da aprendizagem como um instrumento norteador do trabalho dos professores e alunos. Concluímos que os resultados auxiliarão os momentos de formação continuada, promovidos aos docentes, o que possibilitará novos olhares à avaliação da aprendizagem, a ser vista como significativa ao desenvolvimento da aprendizagem e ao aprimoramento docente.

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