PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COMO PRÁTICA DE ENSINO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.22-7Keywords:
Proposição de Problemas, Currículo praticado, Ensino de Matemática, Anos IniciaisAbstract
Apesar do reconhecimento da Proposição de Problemas como uma prática relevante para o ensino de Matemática, sua presença no currículo praticado ainda é limitada. Muitos professores enfrentam dificuldades para planejar e conduzir atividades que envolvam a criação de problemas pelos estudantes, dada a escassez de orientações didáticas nos livros e materiais curriculares. Este artigo analisa uma prática educativa desenvolvida com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual a Proposição de Problemas foi incorporada intencionalmente ao planejamento pedagógico. A atividade foi elaborada e conduzida por uma professora participante de uma formação continuada, utilizando o conto “João e Maria” como elemento disparador e um prompt que orientava a criação de problemas envolvendo adição ou subtração. A pesquisa, de abordagem qualitativa, considerou registros da prática, produções dos estudantes e uma entrevista com a professora. Os resultados indicam que a clareza do prompt e a familiaridade com o contexto narrativo favoreceram a autoria e a construção de enunciados com sentido matemático. A análise evidencia que a Proposição de Problemas, quando articulada a mediações intencionais e ao planejamento docente, pode ampliar o engajamento das crianças, favorecer a construção de significados e transformar suas produções em oportunidades formativas.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum. Brasília: MEC/SEB, 2018. Versão completa.
CAI, J.; LEIKIN, R. Affect in Mathematical Problem Posing: Conceptualization, Advances, And Future Directions for Research. Educational Studies in Mathematics, v. 105, p. 287-301, 2020.
DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-020-10008-x
CAI, J. What research says about teaching mathematics through problem posing. Éducation et Didactique, v. 16, p. 31-50, 2022.
DOI: https://doi.org/10.4000/educationdidactique.10642
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2000. 719 p.
NCTM. Catalyzing change in early childhood and elementary mathematics: initiating critical conversations. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2020. 260 p.
PIRES, C. M. C. Orientações Curriculares para a Educação Básica: qual o caminho?.Revista de Educação, Campinas, v. 18, p. 25-34, 2005.
POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G. Proposição de problemas: entendimentos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 38, e2300421, 2024a.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/yqBQC4kLfy9PhqtWxQ65c8z/. Acesso em: 07 mar. 2025.
POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G. Teaching mathematics through problem posing: Elements of the task. The Journal of Mathematical Behavior, v. 73, p. 1-12, 2024b.
DOI: https://doi.org/10.1016/j.jmathb.2024.101133.
POSSAMAI P., J.; ALLEVATO, N. S. G.; STRELOW, S. B. Proposição de problemas nos anos iniciais: reflexões sobre elementos disparadores e prompt. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 139–157, 2023.
DOI: 10.33871/22385800.2023.12.27.139-157.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática.3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.