TECNOLOGIAS E COTIDIANO ESCOLAR: GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-19Palavras-chave:
game, ferramenta pedagógica, construção do conhecimentoResumo
O presente artigo, de forma suscinta, coloca a importância do Game como ferramenta pedagógica moderna e contextualizada com os anseios e necessidades da geração atual na construção do conhecimento. Como também salienta a importância do mesmo ser utilizado com responsabilidade e objetivos educacionais claros para amenizar as dificuldades de aprendizagem e, aprimorar os conhecimentos dos alunos. Levando em conta o contexto atual onde o aluno tem contato direto com a tecnologia e suas influencias é importante que a escola e professores façam uso dos mesmos utilizando-os no processo de ensino e aprendizagem, assim se estará fazendo uso dos recursos digitais como estratégias inovadoras de forma autônoma, criativa, prazerosa, desafiadora e na resolução de situações-problemas.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, Luciane Maria. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 300, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, 2013.
FARDO, Marcelo Luís. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de 26 elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. Dissertação. Mestrado em Educação. Universidade de Caxias do Sul, p.106, 2014.
GEBRAN. M. P. Tecnologias Educacionais. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.
GONÇALVES, Leila et al. Gamificação na Educação: um modelo conceitual de apoio ao planejamento em uma proposta pedagógica. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 1305, 2016.
GREENFIELD. P. M. Mind and Media: the Effects of Television, Video Games and Computers (Mente e mídia: os efeitos da televisão, videogames e computadores). Cambridge: Harvard University Press, 1984.
MATTAR. J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
OGAWA, Aline Nunes et al. Análise sobre a gamificação em Ambientes Educacionais. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 2, 2015.
PRENSKY. M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2012.
REZENDE, Bruno Amarante Couto; MESQUITA, Vânia dos Santos. O uso de gamificação no ensino: uma revisão sistemática da literatura. SBC–Proceedings of SBGames, p. 1004-1007, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.