Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC):: REFLETINDO SOBRE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Enviado
novembro 10, 2020
Publicado
2020-12-15

Resumo

Diante da sociedade da informação e do conhecimento, se faz necessária a discussão a respeito da Alfabetização e Letramento Científico, uma vez que podem promover a compreensão de conhecimentos científicos à população. Assim, é importante que o ensino de Ciências ocorra nas escolas de forma sistematizada, visando formação de indivíduos capazes de solucionar problemas e se apropriarem da cultura elaborada. O presente artigo tem por objetivo analisar a Alfabetização e Letramento Científico apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi de natureza teórica, optou-se pela abordagem qualitativa e análise de conteúdo para averiguar os dados do material selecionado. Os resultados indicam que a BNCC apresenta ideias simplistas e tecnicistas acerca da Alfabetização e Letramento Científico. Os debates aqui realizados podem trazer direcionamentos mais efetivos na construção do currículo para o ensino de Ciências dos sistemas de ensino.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWADSZNJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 2001.
ASSUNÇÃO, Thiago Vicente de; SILVA Ana Paula Teixeira Bruno. Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. 25, n. 1, 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. Trad. Luís Antero Reto, Augusto pinheiro. São Paulo: Edições 70. 2011.
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Caderno de formação: formação de professores/ didática dos conteúdos. Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação; Universidade Virtual do Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
BRASIL. Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de julho de 2014. Plano Nacional de Educação - PNE. Ministério da Educação. Brasília, 2014. Disponível em: https://cutt.ly/7y84qq9. Acesso em 10 de jun. 2020.
BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, DF, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 10 out. 2020.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 1999. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v.1.
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. 2000. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun. 2001.
MILLAR, Robin. Um currículo de ciências voltado para a compreensão por todos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.05, n.02, p.146-164, 2003.
OLIVEIRA, Solange Gonçalves Santos. A alfabetização científica no ensino fundamental: desafios encontrados pelos docentes em escolas municipais de Ilhéus-Bahia. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Ilhéus, 2017.
PERSICHETO-OJA, Aline Juliana. A construção coletiva de aulas para o ensino de Ciências: uma proposta de Formação Continuada com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.
SASSAKI, Alex Hayato, et. al. Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame. Policy Paper – Insper, v. 31, p. 1-27, 2018.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica, Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v.16, n.1, p. 59-77, 2011. Disponível em: https://cutt.ly/ty8xiQn. Acesso em 01 de jun. 2020.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13 n.3, p.333-352, 2008. Disponível em: https://cutt.ly/Ey8zsQP. Acesso em: 10 de jun. 2020.
SIPAVICIUS, Bruno Kestutis de Alvarenga; SESSA, Patrícia da Silva Sessa. A Base Nacional Comum Curricular e a área de Ciências da Natureza: tecendo relações e críticas. Atas de Ciências da Saúde, São Paulo, Vol.7, pág. 03-16, Jan-Dez 2019.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Educação em ciências e em matemática numa perspectiva de literacia: desenvolvimento de materiais didáticos com orientação CTS/pensamento crítico (PC). In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.
VIECHENESKI, Juliana Pinto; LORENZETTI, Leonir; CARLETTO, Marcia Regina. A alfabetização científica nos anos iniciais: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, IX, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do X ENPEC. Águas de Lindóia. 2015. Disponível em: https://cutt.ly/Ty8x90Q. Acesso em: 03 jun. 2020.
ZOMPERO, Andreia Freitas, FIGUEIREDO, Helenara Regina Sampaio, VIEIRA, Karen Mayara. O desempenho de alunos brasileiros e a avaliação PISA: alguns aspectos para discussão. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 11(1), p. 86-99. 2016.