Mestre em Educação Escolar na UNESP- Araraquara, na linha Formação do professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas. Especialização em Educação, Comunicação e Tecnologia em Interfaces Digitais. Especialização em Educação Especial. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (UNESP-Bauru). Ampla experiência docente com Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I e II, Formação Tecnológica Avançada para Professores da Rede Particular e Pública do Estado de São Paulo. Além de lecionar com docentes e discentes da Rede Municipal de Bauru e Ribeirão Preto (8 anos) capacitando para uso das novas tecnologias, incorporando a didática e metologia avançada para o aprendizado. Trabalhou como Orientadora Educacional da empresa MStech e tutora on-line do curso "Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual" ofertado pelo MEC/UNESP no ambiente TelEduc. Tem experiência em Informática Educacional, e pesquisa a formação do professor para uso das novas tecnologias. Trabalhou como Professora da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, lecionando para o Ensino Fundamental I. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Bauru no Ensino Fundamental I e na Educação Infantil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar e especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2000 e 2002). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2004 e 2008). Atuou nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Bauru SP como docente e coordenadora pedagógica. Atua como Professor Assistente Doutor no Departamento de Educação e no Programa de Pós graduação em Docência para a Educação Básica (Mestrado Profissional) da Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Bauru/SP, onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, na área de Educação. Atua como professora conteudista na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologia, Educação e Currículo (GEPTEC) e participa como pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Infância, Família e Escolarização (GEPIFE), cadastrados junto ao CNPq e certificados pela UNESP.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Doutora em Educação para a Ciência (Programa de Pós - Graduação em Educação para a Ciência - UNESP,Bauru, 2016), Mestre em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar, 2011) e graduada emPedagogia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2008). Atuou como Tutora Virtual docurso de Pedagogia a distância da UAB-UFSCar de 2011 a 2016 e especializou-se na docência on-line a partir doPrograma de Residência Pedagógica em Educação a Distância oferecido pela UFSCar (2015-2016). Temexperiência docente na Educação Básica (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) desde 2006, atuando também naCoordenação Pedagógica (2013-2014) neste nível de ensino. Atualmente trabalha como Professora da EducaçãoBásica (Anos Iniciais) e do curso de Pedagogia da FACOL - Faculdade Orígenes Lessa. Desenvolve seus estudos epesquisas nas áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores, Alfabetização, Práticas Pedagógicas,Infância e Ensino de Ciências.
Diante da sociedade da informação e do conhecimento, se faz necessária a discussão a respeito da Alfabetização e Letramento Científico, uma vez que podem promover a compreensão de conhecimentos científicos à população. Assim, é importante que o ensino de Ciências ocorra nas escolas de forma sistematizada, visando formação de indivíduos capazes de solucionar problemas e se apropriarem da cultura elaborada. O presente artigo tem por objetivo analisar a Alfabetização e Letramento Científico apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi de natureza teórica, optou-se pela abordagem qualitativa e análise de conteúdo para averiguar os dados do material selecionado. Os resultados indicam que a BNCC apresenta ideias simplistas e tecnicistas acerca da Alfabetização e Letramento Científico. Os debates aqui realizados podem trazer direcionamentos mais efetivos na construção do currículo para o ensino de Ciências dos sistemas de ensino.
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