A POPULAÇÃO NEGRA NAS ICONOGRAFIAS DOS LIVROS DE CIÊNCIAS HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-16Palavras-chave:
Livro didático, Ciências Humanas, População negra, Decolonialidade.Resumo
O objeto desta pesquisa são as imagens da população negra nos livros de Ciências Humanas aprovadas pelo edital do Programa Nacional do Livro (PNLD), destinado aos Anos Iniciais. As fontes de pesquisa foram seis coleções de Ciências Humanas presentes no Guia PNLD 2023. O objetivo foi analisar a representação racial da população negra, visando à Lei n°. 10.639/2003, que torna obrigatório a História da África e da Educação afro-brasileira na educação. Dentre os teóricos estão: Berth (2019), Choppin (2004), Hall (2009), Quijano (2000) e Silva (2014). A metodologia utilizada foi a investigação dos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o Edital e Guia do PNLD 2023 e a análise documental dos livros selecionados. Os resultados apontaram que após vinte anos da Lei, os livros didáticos apresentam a África de forma folclórica sob o viés colonial.
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