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Demanda Contínua

v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS

NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.14-10
Enviado
agosto 16, 2022
Publicado
2022-08-30

Resumo

A educação inclusiva é um tema bastante discutido no Brasil, mas para que ela realmente aconteça, as barreiras existentes no recinto escolar necessitam ser superadas por profissionais da educação, familiares e alunos. Ao abordar a educação inclusiva, é importante investir em práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, como é o caso das crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é importante a formação teórica e prática dos profissionais da educação agregada a condições de trabalho adequadas. Diante disso, esse estudo tem por objetivo investigar as necessidades educacionais para a inclusão de um aluno com TEA no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de alcance descritivo com aplicação de formulário para a diretora e professora de Ciências de uma escola do campo de Várzea Grande, Piauí. A mãe do aluno também participou da pesquisa. O estudo mostrou que o acompanhamento escolar inclusivo do aluno com TEA, especialmente no ensino de Ciências, demanda as seguintes necessidades: formação continuada, trabalho em equipe especializado e interdisciplinar, ensino personalizado, apoio da família e o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino.

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