NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Erica Zania de Sousa Pereira Universidade Federal do Piauí
  • Suzana Gomes Lopes Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0001-9071-9585
  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-10

Palavras-chave:

necessidades educacionais, autismo, ensino-aprendizagem

Resumo

A educação inclusiva é um tema bastante discutido no Brasil, mas para que ela realmente aconteça, as barreiras existentes no recinto escolar necessitam ser superadas por profissionais da educação, familiares e alunos. Ao abordar a educação inclusiva, é importante investir em práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, como é o caso das crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por isso, é importante a formação teórica e prática dos profissionais da educação agregada a condições de trabalho adequadas. Diante disso, esse estudo tem por objetivo investigar as necessidades educacionais para a inclusão de um aluno com TEA no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de alcance descritivo com aplicação de formulário para a diretora e professora de Ciências de uma escola do campo de Várzea Grande, Piauí. A mãe do aluno também participou da pesquisa. O estudo mostrou que o acompanhamento escolar inclusivo do aluno com TEA, especialmente no ensino de Ciências, demanda as seguintes necessidades: formação continuada, trabalho em equipe especializado e interdisciplinar, ensino personalizado, apoio da família e o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino.

Biografia do Autor

Erica Zania de Sousa Pereira, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza. Educadora da rede pública no estado do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores de Ciências.

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - ponto focal Universidade Federal do Maranhão (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente é Professora Efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: (i) Ecologia e Evolução de Parasitos da Herpetofauna, com ênfase em Parasitos de Répteis; (ii) Helmintologia Veterinária, com ênfase em resistência e análise de anti-helmínticos e produtos naturais para ovinocaprinocultura; e (iii) Educação do Campo, com ênfase no Ensino de Ciências.

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

ZANIA DE SOUSA PEREIRA, E.; GOMES LOPES, S.; LEITE DOS SANTOS SILVA, A. NECESSIDADES EDUCACIONAIS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 130–143, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-10. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6217. Acesso em: 25 abr. 2024.