Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Demanda Contínua

Vol. 8 Núm. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

A POPULAÇÃO NEGRA NAS ICONOGRAFIAS DOS LIVROS DE CIÊNCIAS HUMANAS

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-16
Enviado
October 21, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumen

O objeto desta pesquisa são as imagens da população negra nos livros de Ciências Humanas aprovadas pelo edital do Programa Nacional do Livro (PNLD), destinado aos Anos Iniciais. As fontes de pesquisa foram seis coleções de Ciências Humanas presentes no Guia PNLD 2023. O objetivo foi analisar a representação racial da população negra, visando à Lei n°. 10.639/2003, que torna obrigatório a História da África e da Educação afro-brasileira na educação. Dentre os teóricos estão: Berth (2019), Choppin (2004), Hall (2009), Quijano (2000) e Silva (2014). A metodologia utilizada foi a investigação dos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o Edital e Guia do PNLD 2023 e a análise documental dos livros selecionados. Os resultados apontaram que após vinte anos da Lei, os livros didáticos apresentam a África de forma folclórica sob o viés colonial.

Citas

  1. ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
  2. AMARAL, J. P. P. do. Da Colonialidade do Patrimônio ao Patrimônio Decolonial. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2015.(Dissertação).
  3. Assembleia Geral da ONU. "Declaração Universal dos Direitos Humanos" (217 [III] A). Paris, 1948.
  4. BITTENCOURT, C. M. F. Produção didática de história: trajetória de pesquisas, Revista de História, São Paulo, n.164, p. 487-516, jan./jun. 2011.
  5. BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho: aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943.
  6. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018.
  7. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica.
  8. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
  9. ROCHA, H. A. CAIMI, F. E. A(s) história contada no livro didático hoje: entre o nacional e o mundial. In.: Ensino de história.
  10. CHOPPIN, A. A história dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa. Revista Brasileira de História, v. 34, n. 68, p. 125-147. São Paulo. 2014.
  11. FERNANDES. A. C.; DELLORE. C. B. Buriti Mais: Ciências Humanas. Editora Moderna. 1. ed. Volumes 1 ao 5 ano. São Paulo. 2021.
  12. FREITAS, L.; MENESES, M. Discursos, epistemologias do sul e pedagogias decoloniais, v. 26, n. 56, p857-875. Gragoatá, Niterói. 2021.
  13. GARCIA, V. et al. Vida Criança: Ciências Humanas. Editora Saraiva. 1. ed. Volumes 1 ao 5 ano. São Paulo. 2021.
  14. GUELLI, N. et al. Presente mais: Ciências Humanas. Editora Moderna. Volumes 1-5. São Paulo. 2021.
  15. HALL, S. Cultura e representação. Organização e revisão técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Apicuri, 2016.
  16. LEITE, L. et al. A educação como prática de liberdade: uma perspectiva decolonial sobre a escola. Educação em Revista, Dossiê - Paulo Freire: O legado Global, v.35, e214079. Belo Horizonte. 2019.
  17. MARTINEZ, R. et al. Pitanguá mais: Ciências Humanas. Editora Moderna. Volumes 1-5. São Paulo. 2021.
  18. NEMI, A. L. L. Entrelaçados: Ciências Humanas. Editora FTD. 1. ed. Volumes 1 ao 5 ano. São Paulo. 2021.
  19. NERY, V. et al. Descolonizar a história da educação: contribuições teóricas dos estudos subalternos e dos pensamento decolonial. History of education in Latin America - HistELA, v.3 e211799, 2020, p. 2-17.
  20. OLIVEIRA, I. F.; OLIVEIRA, M. M. D. de. Cultura histórica e livro didático ideal: algumas contribuições de categorias rüsenianas para um ensinamento da história à brasileira. Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, p. 223-234. Passo Fundo. 2014.
  21. OLIVEIRA, L.; CANDAU, V. Pedagogia Decolonial e antirracista e intercultura no Brasil. Educação em Revista, v. 26, n. 1, p. 15-40. Belo Horizonte. 2010.
  22. PAIVA, E. F. História & Imagens. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  23. SILVA, I. B. da. O Livro Didático de História no Cotidiano Escolar. Curitiba: Appris, 2014.
  24. VAZ, V. Aprender juntos: Ciências Humanas. Editora SM. Volumes 1-5. São Paulo. 2021.

Artículos más leídos del mismo autor/a