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Dossiê Temático

v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022)

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-4
Enviado
outubro 16, 2023
Publicado
2023-12-14

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar a representação da mulher, principalmente a negra, sob a perspectiva decolonial nas coleções didáticas Ápis História e Liga Mundo História, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2019-2022). Assim, foram investigadas as atividades, imagens e seções presentes nos 5 volumes dessas duas coleções de livros didáticos de história destinados ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. Cabe salientar que foram utilizados como principais teóricos Beauvoir(1980), Matos (2010), Quijano (2000) e Choppin (2004). Também foram utilizados documentos que norteiam a educação básica no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, essa pesquisa tem como objeto de investigação paradigmas que submetem a mulher aos viéses eurocêntricos por meio dos livros de história.

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