TRABALHO COLABORATIVO ENTRE O AEE E PROFESSORES REGULARES

uma etnografia escolar sobre inclusão na região do salgado marapaniense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-21

Palavras-chave:

Educação, AEE, Colaboração, Professores Regulares

Resumo

O presente artigo busca analisar no âmbito da educação inclusiva, quais os principais entraves no processo colaborativo entre o serviço de Atendimento Educacional Especializado-AEE e professores regulares em escolas públicas de ensino fundamental na região norte do Brasil, especificamente na costa Norte brasileira, conhecida como “Região do Salgado Marapaniense”, no município de Marapanim/PA, uma área praiana que é parte integrante da região amazônica. Para tal, foi realizada uma etnografia escolar que teve como metodologia um estudo qualitativo constando de levantamento bibliográfico sobre o tema educação inclusiva e ainda observação participante no ambiente escolar dentre anos de 2018 a 2021, em turmas do ensino fundamental, nas disciplinas de história, estudos amazônicos e no âmbito pedagógico voltado para o serviço de Atendimento Educacional Especializado-AEE. Este estudo se fez relevante, pois analisa os desafios da educação inclusiva em escolas públicas, desvelando que, mesmo após quase duas décadas da instauração da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e demais leis que alteram esse tema, muitas dificuldades ainda podem ser encontradas no cotidiano escolar. Como pressupostos teóricos, utilizamos os estudos de Alves (2021), De Almeida, Urbieta, Da Silva (2016), Freire (2016), Mendes (et al.) (2016) e Tuma Martins (2021). Como resultado, tivemos a oportunidade de observar experiências exitosas e a permanência de alguns empeços nas dinâmicas de convivência entre o serviço de Atendimento Educacional Especializado-AEE e os professores regulares da rede municipal de ensino no município de Marapanim/PA.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. AEE. Colaboração. Professores Regulares.

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Biografia do Autor

Ewerton Domingos Tuma Martins, PPGA-IFCH-UFPA

Doutorando e Mestre em Antropologia (PPGA-IFCH-UFPA). Especialista em Docência no Ensino Superior (UNIASSELVI/SC). Especialista em História e Cultura Afro Brasileira (UNIASSELVI/SC). Especialista em Gestão Educacional (FABRAS/DF). Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Metodologia de Ensino (FABRAS/DF). Licenciado Pleno em História (Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA/CE). Licenciado em Pedagogia (FABRAS/DF). Técnico em Administração e em Segurança do Trabalho. Músico Registrado na OMB, Compositor, Letrista, Intérprete com influências diversas. Trabalhos no campo da Etnofotografia. Desenvolveu trabalho docente na área de História, Estudos Amazônicos e Pedagogia através da Prefeitura Municipal de Marapanim/PA. Trabalhou como docente no ensino superior na rede privada e em cursos técnicos na área de Segurança do Trabalho. Foi o Redator responsável pela disciplina de História e fez parte do grupo de trabalho (GT) de Estudos Amazônicos para implementação do Currículo Escolar (2019) do município de Marapanim/PA. Desenvolveu os seguintes estudos: Aspectos da pesca artesanal nas comunidades de Bacuriteua, Camará e Sossego em Marapanim (PA): mudanças e continuidades (2024); A Memória do Movimento Operário da Construção Civil em Belém (1984-1988); Reflexões Sobre o Processo de Interiorização do Ensino Superior no município de Marapanim/PA; estudos sobre as Barreiras Institucionais, de Formação Docente e de Produção de Material Didático Para a Inserção do Ensino de Cultura e História Afro-Brasileira nas Redes de Ensino; Trabalho Colaborativo Entre o AEE e Professores Regulares: Uma Etnografia Escolar Sobre Inclusão na Região do Salgado Marapaniense; Aspectos da Gestão Escolar na Pandemia de Covid-19: O Caso de uma Escola Pública Em Marapanim/PA. Atua nas áreas de História, Estudos Amazônicos e Segurança do Trabalho. Participa do projeto de pesquisa Sociedade, Saúde e Meio Ambiente na Pandemia de Covid-19, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Sociedade, Saúde e Meio Ambiente - GPSSAM. Participa do Grupo de pesquisa Grupo de Estudo Territórios, Identidades, Gênero e Ambiente - GEPTIGAM. Atua no periódico científico Caderno 4 Campos (C4C), revista voltada a Antropologia e áreas afins, desde março de 2022 e a partir de abril 2024 passou a desenvolver atividades de Editor Assistente neste periódico

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

TUMA MARTINS, Ewerton Domingos. TRABALHO COLABORATIVO ENTRE O AEE E PROFESSORES REGULARES: uma etnografia escolar sobre inclusão na região do salgado marapaniense. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e7993, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-21. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7993. Acesso em: 24 abr. 2025.

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