v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS

					Visualizar v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS
Publicado: 14.12.2023

Dossiê Temático

  • A EXCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Branda Emilly Rocha Martins, Antoniele Silvana de Melo Souza, Elcimar Simão Martins
    4-17
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-1
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA

    Karen Yasmim Alves Oliveira, Naianne Costa da Silva, Meiry Fernandes da Silva
    18-28
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-2
  • A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

    Maria Alice Cabral Costa, Vívian Martins Motta, Cristina Miyuki Hashizume
    29-42
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-3
  • A PERSPECTIVA DE GÊNERO E RAÇA NOS LIVROS DE HISTÓRIA (PNLD 2019-2022)

    Maria Christina Silveira Araújo Lima, Ana Vitória Batista da Silva, Isaíde Bandeira da Silva
    43-55
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-4
  • AS PESQUISAS SOBRE A FASE DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE NO BRASIL

    Danusa Mendes Almeida, Antonia Rozimar Machado e Rocha
    56-72
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-5
  • O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989)

    Rute Moura de Melo do Nascimento, Sara Raphaela Machado de Amorim
    74-88
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-6
  • O TRABALHO DOCENTE EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS análises cartográficas

    Cecília Raquel Climério da Costa, Maria Clara Hilário Toscano Meneses, Cristina Miyuki Hashizume
    89-103
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-7
  • A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO notas Queers

    Allan Henrique Bacelar da Silva
    104-117
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-8
  • CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO TEMPO PRESENTE desafios e perspectivas

    Nilson Rodrigues Borges de Sousa, Pedro Alves da Silva, Joselma Ferreira Lima e Silva
    118-131
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-9
  • ATIVIDADES RÍTMICO-EXPRESSIVAS QUE MOTIVAM E ENGAJAM experiências bem-sucedidas em formação de professores

    Sammia Castro Silva, Francisco Daniel Ferreira Dantas
    132-143
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-10
  • DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas

    Elenice De Paula
    144-158
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-11
  • GESTÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR da formação aos desafios cotidianos

    Roberta Kelly Santos Maia Pontes, Vitória Marques Monteiro, Rafaela de Oliveira Falcão Freitas
    159-171
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-12
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO perspectivas dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as práticas experimentais

    Iasmin Rute de Souza Coelho, Francisco Adjedam Gomes Oliveira, Francione Charapa Alves
    173-188
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-13
  • O ESTÁGIO NA EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Luís Carlos Ferreira, Tiago Morais de Freitas
    189-205
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-14
  • PATRONESSES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAJAZEIRAS-PB (1969-1999)

    Débia Suenia da Silva Sousa
    206-219
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-15
  • PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO

    Cláudia de Oliveira da Silva, Lúcia Maria da Silva, Samuel Morais Silva
    220-231
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-16
  • PRÁTICAS SEXUAIS E ASPECTOS MORAIS categorias emergentes da revisão sistemática de literatura

    Isabela de Oliveira Fogaça, George Miguel Thisoteine, Andre Luiz Gellis
    232-246
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-17
  • PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO o estado do conhecimento

    Heryson Raisthen Viana Alves, Khadidja Karen Monteiro Assunção Torres, Zacarias Marinho
    247-259
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-18
  • ANÁLISE DA CATEGORIA “CRISE DA APRENDIZAGEM” PROPOSTA PELO BANCO MUNDIAL

    Jociene Araujo Lima, Emanuela Rutila Monteiro Chaves
    260-271
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-19
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A APRENDIZAGEM estudo de caso no curso de Pedagogia

    Naira Paiva Farias
    272-283
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-20
  • PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL o que os professores sabem

    Ivania Pereira da Silva, Josiane do Nascimento da Silva
    284-299
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-21
  • PET E ENSINO reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes

    Thaís de Sousa Florêncio, Lenice Sales de Moura
    303-313
    DOI: https://doi.org/10.29327/268346.7.16-22